Homens na Lua e Outras Criaturas - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

terça-feira, 26 de maio de 2009

Homens na Lua e Outras Criaturas

Em 1835 um telescópio descobre seres assombrosos nas crateras da lua. Essa foi uma das mais famosas fraudes de Jornal da história.

O ano era 1835, você sentado em sua cadeira de balanço pega seu jornal e para sua surpresa a capa estampa uma notícia fantástica; A lua é habitada por criaturas incríveis. Correndo os olhos na notícia você descobre que não está sozinho no universo e que seus novos vizinhos "selenitas" possuem asas e habitam uma floresta com rios, plantas e cristais.

Parece loucura não é? Mas aconteceu e essa história é uma das maiores farsas que já saíram em um jornal em todos os tempos, enganando cientistas e milhares de pessoas em diversos países. Você vai conhecer agora essa inusitada e fantástica história.

Tudo começa com sir William Herschel (1738-1822), nem começe a pensar que ele é um charlatão o cara é um astrônomode primeira linha. Ele e sua irmã Caroline catalogaram agrupamentos de estrelas nebulosas, descobriram novos satélites de Saturno e também o planeta Urano, grande curriculo o do cara. Mas como ninguém é perfeito e depois de passar tanto tempo com a cabeça pra lua o cara era um tremendo especulador e estava convencido por um argumento incerto de analogia de que todas as estrelas e planetas têm vida inteligente . Em suas próprias palavras, "eles são bem providos com habitantes." O cara tinha tanto as idéias voltadas pro outro mundo(s) que conclui que o nosso Sol era habitado, e criou até uma teoria que dizia que a superfície quente que nós observamos é apenas um envoltório fino ao redor de uma superfície mais fria dentro da qual a vida poderia existir.

E o Will ficou convencido dessa ideia maluca até morrer em 1822.

http://img40.imageshack.us/img40/2105/jhersch1637845.jpg

Como rezam as más linguas filho de peixe...pois é John Herschel, ou "peixinho" também se tornou um astronômo respeitado assim como seu pai Will. Em 1835 John estava em Feldhausen, África do Sul, e resvolveu construir um pequeno telescópio, como podem ver abaixo.

http://img41.imageshack.us/img41/8734/telesa1872286.jpg

Como todo bom garoto o John "faria" grandes decobertas, aliás FANTÁSTICAS.

Naquele mesmo ano o jornal New York Sun publicou, em formato de novela com capitulos, uma suposta reimpressão dos relatos das descobertas de John Herschel na África do Sul. Os artigos citaram como sua fonte o Edinburgh Journal of Science, que na realidade havia sido extinto há alguns anos.

À medida que os capítulos se desenvolveram, este telescópio maravilhoso teria observado as crateras da lua, cristais de ametista com 90 pés de altura, rios, vegetação e animais, antílopes, cabras, cegonhas, pelicanos, bisões com tapadeiras de olhos feitas de pele para proteger seus olhos do sol e castores sem cauda. (Tudo isso na lua)

Achou pouco? Pois é como se não bastasse o pequeno John teria também revelado a descoberta de HOMENS DA LUA [selenistas]. Eles eram homens e mulheres peludos e alados, lembrando morcegos, e podiam voar. Herschel foi citado, descrevendo estas criaturas em detalhe.

http://img195.imageshack.us/img195/8822/moonmen2363702.jpg

http://www.ceticismoaberto.com/imagens/inhabita.jpg

Esta foi uma das mais famosas fraudes de jornal na história. Enganou até mesmo alguns cientistas. John Herschel, ainda na África do Sul, finalmente ouviu falar por carta da fraude, e achou-a divertida, dizendo, "É uma pena que minhas reais descobertas aqui não sejam tão excitantes."

Mas depois de um tempo ele começou a reclamar, "Eu fui importunado de todos os cantos com aquela fraude ridícula sobre a Lua -- em inglês, francês, italiano e alemão!"

Esta fraude enganou tantas pessoas que é fácil perder de vista seu objetivo original. Toda a história foi escrita por Richard Adams Locke, editor do jornal. Para que ele fez isso? A idéia era tirar um sarro do Dr. Thomas Dick, escritor de livros científicos populares. Dick tinha um estilo que combinava fato científico com especulação fantástica, tipo o nosso querido Dan Brow. Os livros de Dick sobre a lua assumiam, sem prova, que a lua era habitada, e seguia para discutir como nós poderíamos enviar sinais e nos comunicar com esses habitantes.

O editor estava satirizando tal teorização pomposa e escrita extravagante. Ele se saiu bem demais, e teve que admitir a amigos que nunca imaginou quantas pessoas cairiam na fraude.

O nome Gotham, um apelido para a cidade de Nova Iorque, deriva do nome de uma mítica "terra de tolos". A cidade de Nova Iorque tinha uma reputação no século 19 de ser um lugar onde idiotas estavam prontos para ser enganados. Desde então esta tradição de credulidade se espalhou por todos os EUA, e está centrada agora em algum lugar na Califórnia.


Fonte: sobrenatural.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad