junho 2009 - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Atolado, robô Spirit faz novas descobertas em Marte

16:05 0

Rodas girando em falso na areia revelam camadas do solo marciano até então desconhecidas. O robô Spirit, preso em um tipo de solo marciano que dificulta a tração de suas rodas, está tirando vantagem da situação para aprender mais sobre a história do clima do planeta vermelho.

Em abril, o Spirit entrou em uma área composta de pelo menos três camadas de solo, de diferentes cores, escondidas sob um manto de areia escura.

Cientistas apelidaram o local de "Troia". Ao girar, as rodas do robô acabaram enterrando-se no local. A equipe responsável pelo robô está há semanas estudando meios de desatolá-lo.


Os diferentes solos revelados pelo robô; as cores foram intensificadas para reforçar contraste


Enquanto espera instruções detalhadas, o Spirit está examinando Troia, que fica a cerca de 3 km do local onde o robô desceu em Marte, em janeiro de 2004.

Segundo um dos cientistas envolvidos no controle do robô, Ray Arvidson, "por sorte, Troia é um dos lugares mais interessantes onde Spirit já esteve.

Fomos capazes de estudar cada camada, cada coloração diferentes dos solos interessantes expostos pelas rodas".

"As camadas têm areia basáltica, areia rica em sulfatos e áreas com materiais ricos em sílica, possivelmente separados pelo vento e cimentados por finas camadas de água. Ainda estamos na fase de ter diversas hipóteses", disse Arvidson.


Fonte: Estadão / arquivosdoinsolito
Read More

Avião movido a energia solar é apresentado na Suíça

16:04 0

O avião 'Solar Impulse' HB-SIA é mostrado nesta sexta-feira (26) na cidade suíça de Duebendorf pelos seus inventores. Segundo eles, o avião, movido a energia solar, dispensa combustível e tem autonomia para dar a volta ao mundo, segundo seu criador, o aventureiro Bertrand Piccard. Ele recebe energia de 24 mil células solares e a transforma em quatro motores elétricos. O primeiro teste de voo deve ocorrer até o final do ano. (Foto: AFP)


Inventor diz que o 'Solar Impulse' terá autonomia para a volta ao mundo. Primeiro teste de voo deve ocorrer até o final do ano.


Arte de 2007 mostra como deveria ficar o HB-SIA depois de pronto. (Foto: AFP)





O aventureiro suíço Bertrand Piccard revelou na sexta-feira o protótipo de um avião movido a energia solar que ele planeja conduzir em um voo de volta ao mundo, a fim de divulgar o potencial das fontes alternativas de energia.

O protótipo, conhecido como HB-SIA, tem asas de envergadura equivalente à de um jato Jumbo mas seu peso é semelhante ao de um carro comum.

O aparelho é propelido por quatro motores elétricos e projetado para voar dia e noite ao armazenar a energia excedente gerada por suas 24 mil células solares em baterias de alto desempenho.

"Ontem isso era um sonho. Hoje é um avião. Amanhã, teremos um embaixador para a energia renovável", disse Piccard em entrevista no aeroporto de Dubendorf, perto de Zurique.

"Se um avião puder voar dia e noite sem combustível, propelido apenas pela energia solar, ninguém mais poderá alegar que é impossível fazer o mesmo nos veículos motorizados, sistemas de aquecimento e de ar condicionado, e nos computadores", disse Piccard.

O aventureiro, que conquistou fama ao fazer o primeiro voo sem escalas de volta ao mundo em um balão de ar quente, em 1999, espera que o protótipo realize seus primeiros testes de voo ainda este ano e um primeiro teste de voo noturno em 2010, nos céus da Suíça.

O lançamento da sexta-feira surgiu depois de seis anos de trabalho por 50 engenheiros e técnicos no chamado Solar Impulse, que conta com alguns patrocinadores renomados, como o Deutsche Bank, a fábrica de relógios suíça Omega e o grupo químico suíço Solvay.

O avião combina características aerodinâmicas inovadoras, novos materiais de baixo peso mas fortes suficientes para resistir à pressão do voo em altitude elevada, e tecnologia solar.

O sucessor planejado, o HB-SIB, provavelmente será ainda maior, e permitirá que Piccard e o co-piloto Andre Borschberg façam uma volta ao mundo aérea em cinco estágios, seguindo percurso semelhante ao que ele percorreu com seu balão Orbiter 3 uma década atrás.

O HB-SIB vai primeiro atravessar o Atlântico e o território dos Estados Unidos, em voo planejado para 2012.

"Por meio desse projeto, estamos proclamando nossa convicção de que o espírito do pioneirismo e a visão política podem se unir para mudar a sociedade e colocar fim à dependência de combustível fóssil", disse Piccard.


Fonte: G1 / arquivosdoinsolito
Read More

Decifrado mistério de feixes de luz vistos em missões Apolo

16:03 0
Estes restos de estrela a 8200 anos-luz de distância levaram astrônomos a desvendar o mistério o sobre os feixes de luz vistos pelos astronautas das missões Apolo há mais de 40 anos. A explicação para o fenômeno é a energia que desaparece na explosão de uma estrela e que impulsiona a aceleração de partículas no Universo. Os resultados foram publicados pela revista "Science"


Astrônomos da Nasa e do Observatório Europeu Austral (ESO), no Chile, anunciaram que conseguiram decifrar o mistério sobre a primeira fonte de estranhos feixes de luz vistos pelos astronautas das missões Apolo há mais de 40 anos.

Ao entregar os relatórios sobre suas experiências no espaço, os astronautas disseram que podiam ver os brilhos de luz até quando estavam de olhos fechados.

Em um relatório divulgado nesta quinta-feira (25) pela revista "Science", os astrônomos do observatório espacial Chandra de Raios X e do Grande Telescópio de ESO explicaram que a fonte desses feixes de luz é a energia que desaparece na explosão de uma estrela e a que impulsiona a aceleração de partículas no universo.

Os estudos posteriores realizados após o relatório dos astronautas revelaram que se tratava de raios cósmicos, partículas carregadas que bombardeiam a atmosfera e que, ao chegar à superfície terrestre, conservam energia suficiente para alterar o funcionamento de peças eletrônicas.

De acordo com essas investigações, as partículas são prótons que se deslocam quase à velocidade da luz a partir de pontos que estão além da Via Láctea.

"Quando explode uma estrela e se transforma no que se conhece como uma supernova, grande parte da energia dessa explosão acelera algumas partículas a níveis extremamente altos de energia", explicou Eveline Helder, do Instituto Astronômico da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos.

"A energia usada para a aceleração das partículas provém da temperatura do gás que, portanto, é muito mais baixa que o que afirmava a teoria", disse.

No estudo, os cientistas analisaram os restos de uma estrela que explodiu em 185 d.C., segundo os registros de astrônomos chineses.

Esses restos de uma estrela, identificada como RCW86, foram encontrados a cerca de 8.200 anos-luz da Terra, na constelação de Circinus.

Através das observações do Grande Telescópio da Agência Espacial Europeia (ESO, da sigla em inglês), os cientistas mediram a temperatura do gás criado pela explosão estelar.

Eles também estabeleceram a velocidade da onda de choque mediante imagens em raios X proporcionadas pelo observatório Chandra com uma separação de três anos entre uma e outra.

Com esses dados, os astrônomos determinaram que as partículas se deslocavam a uma velocidade entre 10 milhões e 30 milhões de km/h, ou seja, de 1% e 3% da velocidade da luz.

Os pesquisadores também estabeleceram que a temperatura era de 30 milhões de graus Celsius, muito mais baixa do que se esperava. "A energia que falta é o que acelera os raios cósmicos", disse Jacco Vink, outro dos cientistas do Instituto Astronômico de Utrecht que participou do estudo.


Fonte: UOL / arquivosdoinsolito
Read More

O cometa de Tunguska cada vez mais provável

16:01 0
Tunguska

A análise de uma nuvem provocada pelo ônibus espacial reforça a hipótese.

A misteriosa explosão que destruiu mais de 2.000 quilômetros quadrados de floresta, em Tunguska na na Sibéria em 1908 foi quase certamente causada por um cometa que chegou muito próximo à Terra.

Esta hipótese (também se pensa em um asteróide), foi reforçada pelo estudo, após 100 anos, das emissões de um ônibus espacial lançado em 2007.

Os dois eventos estão conectados através de algumas nuvens, chamadas noctilucentes que foram vistas em ambos os casos, por vários dias.


Nuvem noctilucente


São nuvens raras, que brilham à noite, compostas de partículas de gelo e que só se formam em grandes altitudes (80 km) ou em temperaturas muito baixas.

Dizem os pesquisadores da Universidade de Cornell (Estados Unidos), que o lançamento de um ônibus espacial tem o mesmo efeito sobre a atmosfera da Terra que a aproximação de um cometa.

Em ambos os casos, uma grande quantidade de vapor de água (300 mil toneladas no caso do ônibus espacial) é injetado na atmosfera e é redistribuído para os pólos mediante um mecanismo de
turbulência bidimensional, resultando em nuvens noctilucents em áreas remotas do evento.

Michael Kelley e seus colegas de investigação detectaram o fenômeno meteorológico após o lançamento da Endeavor em 8 agosto de 2007, mas estas nuvens já haviam sido vistas após outros lançamentos em 1997 e 2003.


Após a explosão em Tunguska, em 1908, havia nuvens brilhantes no céu noturno, em muitas partes da Europa, incluindo o Reino Unido, de acordo com numerosos testemunhos confiáveis.

Se o cometa tivesse começado a quebrar em pedaços na mesma altura do ônibus espacial após o lançamento, também as teria causado.

Os cientistas de Cornell acreditam que se conhece pouco o funcionamento da atmosfera nessa altura e que a chave são turbilhões energéticos que capturam e transportam o vapor de água.

"Existe um meio de transporte desses materiais para dezenas ou milhares de quilômetros de distância, em um tempo muito curto e não há ainda um modelo que o prediga", disse Kelley.

"É física nova e inesperada." A investigação será publicada na revista Geophysical Research Letters.


Fonte: El País /arquivosdoinsolito

Read More

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Espécie de tartaruga jurássica é descoberta na Tailândia

11:29 0


Os vestígios fósseis da tartaruga pré-histórica descoberta por autoridades tailandesas. EFE



Um grupo de cientistas chineses foi convidado por seus colegas tailandeses a estudar o fóssil.

Os restos fósseis de uma tartaruga encontrada na Tailândia foram catalogados pelos cientistas como uma nova espécie do período jurássico, com 150 milhões de anos, informa a imprensa local.

O diretor do Museu Geológico Nacional, Varavudh Suteethorn, indicou que a nova espécie, batizada como Basilochelyes macrobios, viveu durante o tempo dos dinossauros e é o antepassado de algumas das tartarugas do sudeste asiático.

Um grupo de cientistas chineses foi convidado por seus colegas tailandeses a estudar o fóssil da tartaruga, cujo nome em grego significa "Longa Vida ao Rei", em memória ao monarca da Tailândia, Bhumibol Adulyadej.
O exemplar, duas peças de aproximadamente 90 centímetros de largura, foi descoberto em 2005 pelo Departamento de Recursos Minerais do Governo na província de Mukdahan, 450 quilômetros ao noroeste de Bangcoc.



Fonte: Estadão
Arquivos do Insolito
Read More

Artefatos de caça de 10 mil anos são achados em lago nos EUA

11:19 0


Pesquisadores encontraram provas de uma antiga cultura centrada na caça que vivia onde fica atualmente o Estado do Michigan



"O Lago Superior, dizem, nunca liberta seus mortos". Ou pelo menos essa é a letra da canção "The Wreck of the Edmund Fitzgerald", de Gordon Lightfoot.

Mas no lago Huron a história é diferente. Pesquisadores da Universidade do Michigan, Estados Unidos, encontraram provas de uma antiga cultura centrada na caça, por sob as águas do lago.

Estudando uma crista rochosa subaquática por meio de um sonar de ondas laterais e de veículos de controle remoto, John O'Shea, do Museu de Antropologia, e Guy Meadows, do Laboratório de Hidrodinâmica Marítima da universidade, descobriram formações e implementos de pedra que se assemelham aos usados hoje na região ártica canadense para a caça de caribus.

Os implementos submersos datam de 7,5 mil a 10 mil anos atrás, quando o nível do lago era muito mais baixo e a crista servia como uma ponte terrestre entre os territórios dos atuais Michigan e Ontário, dividindo o lago em dois.

Os pesquisadores utilizaram seu conhecimento sobre as atuais práticas de caça ao caribu e dados batimétricos sobre o fundo do lago a fim de localizar pontos promissores para investigação, ao longo da crista, disse Meadows.

Entre eles, localizaram uma fileira de rochas com 300 m de comprimento que servia como um "conduto", usado pelos inuits para forçar os caribus a se movimentarem em determinada direção. "O povo em questão parece fazer tudo da maneira que os inuits fazem", diz Meadows.

Os pesquisadores dizem ter encontrado também indícios de pedras posicionadas de forma a servir como esconderijos para os caçadores, que se posicionavam atrás delas para emboscar os caribus.

As constatações estão descritas em relatório publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os implementos em pedra provavelmente são obra de paleoíndios, os primeiros povos a migrar da Ásia para a América do Norte.

Os traços encontrados no Lago Huron são os primeiros indícios da presença de objetos de valor arqueológico nas águas da região.


Fonte: Terra
Read More

Flauta pré-histórica é mais antigo instrumento musical

11:15 0


Arqueólogos descobriram em uma caverna na Alemanha um artefato pré-histórico que eles consideraram como o mais antigo instrumento musical artesanal já feito: uma flauta de osso de pássaro.

Os pesquisadores acreditam que o objeto, datado de 35 mil anos atrás, fortalece a hipótese de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

O achado foi publicado na edição desta semana da revista científica Nature. Conforme o arqueólogo Nicholas Conard, da Universidade de Tuebingen, responsável pelas escavações, a flauta foi montada a partir de 12 fragmentos de osso de abutre que estavam espalhados no interior da caverna de Hohle Fels, no sul do país.

Juntas, as peças dão forma a um instrumento de 22 cm e cinco furos.

- É certamente o mais antigo instrumento do mundo - afirmou o especialista. Outros arqueólogos concordaram com as avaliações feitas por Nicholas Conard.

April Nowell, pesquisadora especializada no período paleolítico da Universidade de Victoria, Canadá, disse que a data da flauta antecede a outros instrumentos descobertos, mas não em um período que chegue a surpreender. Nowell não participou da investigação realizada por Conard.

A flauta de Hohle Fels é mais completa e parece ser mais velha do que os fragmentos de osso e marfim de outras sete flautas desenterradas também no sul da Alemanha e documentadas por Conard nos últimos anos.

Entre elas está um instrumento de 19 mil anos descoberto na Áustria e um conjunto de 22 flautas de 30 mil anos encontrado nos Pirineus franceses.

A flauta sugere que seres humanos modernos haviam estabelecido uma cultura avançada na Europa há 35 mil anos, disse o arqueólogo Wil Roebroeks, da Universidade de Leiden, na Holanda, e que também não integrou os estudos de Conard.

Apesar disso, ele afirma ser difícil saber qual o grau de inteligência ou desenvolvimento social do povo em questão.

Neandertais também viviam na Europa na época em que a flauta foi feita e frequentaram a caverna de Hohle Fels.

Tanto Conard quanto Roebroeks acreditam que os vestígios deixados pelas espécies indicam que os artefatos foram criados por humanos.


Fonte: JB
Arquivos do Insolito
Read More

Reino Unido: Encontrada bizarra "Garrafa de Bruxa"

11:00 0


"Garrafas de bruxa" eram comumente enterradas para afastar os feitiços. Cerca de duzentas foram encontradas na Grã-Bretanha, a maioria delas eram jarras esmaltadas feitas no final do século 16 ou inicio do 17.







Nenhuma, porém, estava lacrada quando foi analisada. Até agora. A descoberta e análise de uma garrafa de bruxa de Greenwich, sul de Londres, encontrada em 2004, que estava com seu conteúdo intacto, ainda com a rolha de cortiça, revelou pregos e alfinetes dobrados, um "coração" de couro perfurado com um prego, unhas cortadas, cabelos, urina humana e enxofre. A análise da urina indicou um fumante, e o estado das unhas cortadas uma pessoa de certa posição social.


Fonte: British Archaeology/Daily Mail
Arquivos do Insolito
Read More

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ovelha dá à luz gêmeos de cores diferentes na Austrália

11:58 0




Uma ovelha deu à luz cordeiros gêmeos de cores diferentes, um com pelagem branca e o outro com pelagem negra, na Austrália. Segundo o professor da faculdade de veterinária da Universidade de Sydney Francis Sabbe, o fato é extremamente raro. "Foi a primeira vez que vi algo assim", disse Sabbe à BBC Brasil.

A dupla de cordeiros, apelidados pelos seus donos de "sal e pimenta", surpreendeu os fazendeiros Jan e Brian Cowan. "Sabíamos que seriam gêmeos, mas não que era possível virem com essa combinação", disse Jan à BBC Brasil.

"Sal e pimenta" nasceram de uma ovelha branca da raça Border Leicester e de um carneiro de face e peito negros da raça Suffolk em uma fazenda em Manning Valley, no Estado de Nova Gales do Sul.

Segundo o veterinário dos cordeirinhos, Bec Muir, mesmo sendo um evento raro, o carneiro de pêlo negro poderia daqui a uns meses mudar de cor. No entanto ele explicou que, como o animal tem o focinho e as patas também negros, deve permanecer na cor que nasceu.

Os fazendeiros disseram que os animais são inseparáveis. "Nós os mantemos dentro de um redil próximo à casa para protegê-los das raposas", disse Jan, que disse que o futuro dos cordeiros será ajudar na fábrica de queijos que começou a construir. "Quanto mais filhotes, mais leite."

Fonte: Terra
Read More

Americanos descobrem verdadeiro sexo de múmia de 2 mil anos

11:53 0




Quatro múmias do Museu do Brooklyn, incluindo a do príncipe real de Tebas (foto), foram escaneadas em computador



Pesquisadores do Museu do Brooklyn, em Nova York, descobriram que a múmia com cerca de 2 mil anos que se acreditava ser de uma mulher, batizada de "Lady Hor", na verdade deve ser chamada de "Sir Hor", informaram jornais locais nesta terça-feira.


A identificação foi feita depois que os egiptólogos americanos e especialistas do hospital universitário de Manhasset submeteram a múmia a uma tomografia computadorizada.


Pasebakhainipet



Embora o cadáver embalsamado tivesse a figura de uma mulher pintada na cobertura de linho, o corpo apresenta a anatomia de um homem, afirmou o radiologista Jesse Chusid ao site do jornal Newsday. Segundo Chusid, "foram identificados os órgãos pélvicos masculinos".

"Sir Hor" é uma das quatro múmias exibidas pelo Museu do Brooklyn. As raridades foram todas escaneadas por computador para os especialistas coletarem informações sobre as identidades, causas das mortes e práticas funerárias antigas.

Entre elas, também está a múmia de Pasebakhainipet, príncipe real de Tebas - cidade do Antigo Egito que foi capital durante o Império Novo. O exame também mostrou que o coração de Pasebakhainipet está em ótimo estado de conservação.




Fonte: Terra
Read More

Lua de Saturno possui oceano salgado sob a superfície, diz pesquisa

11:47 0

Encélado, uma das luas geladas de Saturno, oculta sob a superfície do polo sul um oceano salgado, de acordo com cientistas alemães e britânicos, que publicam, nesta quarta-feira (24) a descoberta na revista "Nature".

O achado pode ter implicações para a busca de vida extraterrestre e para entender como são formadas as luas planetárias.

Jürgen Schmidt, da universidade alemã de Potsdam, e Nikolai Brilliantov, da universidade britânica de Leicester, chegaram a esta conclusão após estudar os gêiseres de vapor e gás, e as minúsculas partículas de gelo lançados do Polo Sul de Encélado a centenas de quilômetros no espaço. A sonda Cassini descobriu os jatos durante prospecção de Saturno.

Com a ajuda da Universidade alemã de Heidelberg e do também alemão instituto Max Planck, de física nuclear, os cientistas fizeram experiências em laboratório e analisaram dados procedentes do Analisador de Poeira Cósmica de Cassini.

Eles confirmaram que as partículas geladas expulsas pela Encélado contêm quantidades substanciais de sais de sódio, "o que sugere a presença de um oceano salgado em grande profundidade".

O estudo indica também que a concentração de cloreto de sódio nesse oceano pode ser tão elevada quanto a dos oceanos na Terra.

Esta é a primeira prova experimental direta da existência deste oceano salgado, ao qual Schmidt e Brilliantov já se referiram em outro artigo na "Nature" em 2008, ao explicar que os jatos de vapor eram expulsos com maior força que as partículas de poeira.

Essa força significa a existência de água líquida sob a superfície, e as teorias sobre a formação de satélites sugerem que, quando um oceano líquido está em contato durante milhões de anos com o núcleo rochoso de uma lua, se trata de um oceano salgado.

Encélado é um de três únicos corpos extraterrestres no sistema solar no qual ocorrem erupções de pó e vapor --e é um dos poucos lugares, além de Terra, Marte e da lua Europa, de Júpiter, onde os astrônomos têm provas diretas da presença de água.


Fonte: UOL
Read More

Estação Espacial fotografa erupção de vulcão de 350km de altura

11:41 0
Nave sobrevoava remota ilha russa de Matua, no Pacífico, quando flagrou fenômeno no vulcão Sarychev.
A câmera da Estação Espacial Internacional registrou um flagrante de uma erupção do vulcão Sarychev, em Matua, uma remota ilha russa a nordeste do Japão, observando a Terra de uma altitude de cerca de 350 quilômetros.



A imagem é de um vulcão numa remota ilha da Rússia (Foto: Nasa)



A força da erupção, no dia 12 de junho, abriu um buraco nas nuvens, proporcionando um espetáculo para os astronautas a bordo. A última erupção do Sarychev foi em 1989.

As imagens capturadas pela nave despertaram grande interesse entre estudiosos de vulcões porque elas registram vários fenômenos observados nos primeiros estágios de uma erupção forte. A coluna de fumaça parece ser uma combinação de cinzas de coloração marrom e vapor esbranquiçado.

Em cima da nuvem há uma camada de nuvens brancas, quase como uma camada de neve sobre um cogumelo. Esta camada de ar condensado é consequência da elevação rápida da coluna sobre o ar frio que está sobre ela.

A ilha de Matua é desabitada.

Fonte: G1
Read More

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Chemtrails

15:15 0


Chemtrails são rastros químicos, deixados na atmosfera por certos aviões sinistros.
Chem ( chemical, químicos) Trail ( fuga, os rastros de emissões desses químicos, fugas lançadas pelos aviões ).
Consta que a diferença entre rastros normais e chemtrails é que os chemtrails são mais densos , permanecem mais tempo visíveis no céu, aparecem em várias formas
( em cruz, em x, significando que os aviões passaram em direcções diferentes cruzando-se, outras vezes eles deixam rasto e voltam para trás e andam ás voltas no céu deixando rastos, isso não poderia ser a simples passagem de um avião comercial que segue no mesmo sentido).

Quando esses rastos químicos vão alastrando no céu, devido ao vento e a perder altitude, por vezes formam largas “nuvens cirrus” falsas.
Dizem falsas, porque as nuvens cirrus verdadeiras só se formam acima dos 20 mil pés de altitude ,consistem em cristais de gelo , precedem uma tempestade.
As nuvens causadas por chemtrails estão muito mais baixas.


Normalmente essas descargas na atmosfera são realizadas durante a madrugada.
Alguns observadores atentos , ao amanhecer, conseguiram fotografar aviões militares Kc-135 e Kc-10 fazendo isso.
Infelizmente, no mundo há pouquíssimos aviões com capacidade de analisar essas substâncias deixadas pelos chemtrails, e voar a essa altitude para fazer análises na atmosfera, ninguém parece interessado nisso.

Suspeita-se (são apenas suspeitas) que esses rastros sejam uma tentativa de modificação atmosférica, ou guerra biológica, de facto vêm surgindo novos vírus , epidemias como a sars, e mais…

Você se reparar no céu, verá muitos rastos de aviões comerciais, tente olhar o céu ao amanhecer, por vezes aparecem rastos bem diferentes, cruzados, e um cheiro estranho no ar.

Em certas zonas dos EUA , no chão foram encontradas estranhas fibras sintéticas, algumas horas após a passagem de tais aviões. Posteriores análises ( junto fotos) revelaram que:

-São fibras um pouco elásticas e peganhentas

-Algumas parecem-se com teias de aranha, mas não o são.


Nas imagens abaixo, podemos ver alguns testes realizados.
Administraram ácido sulfúrico a teias de aranha, e também ás fibras encontradas no chão, para comparar as diferenças entre ambas.
Adicionaram ainda químicos para cabelo, acetona, entre outros.
As imagens foram ampliadas 150 vezes, a microscópio.

.. . . .

.. . . . .

Fonte: Realidade Oculta / eujavifantasmas
Read More

Exposição revela detalhes de Saturno

15:14 0
Os geisers da lua Enceladus jorram água a centenas de quilômetros de altura. A água se congela em nuvens de cristais de gelo minúsculos. A cor foi usada para destacar erupções individuais.

Iluminado pelo sol, o sistema de anéis pode ser visto com detalhes que revelam dois anéis antes desconhecidos. O pequeno ponto à esquerda dos anéis visto na foto é a Terra.


Este close mostra uma cadeia de montanhas feitas de gelo na superfície de Iapetus. As imagens feitas pela Cassini estão expostas no Planetário de Greenwich, no sudeste de Londres.


Iapetus é uma das luas mais estranhas de Saturno, com uma metade branca e uma metade preta. Uma das teorias é de que o lado "preto" foi coberto por partículas escuras de Saturno.


A forma e estrutura dos anéis de Saturno são extremamente influenciadas pela gravidade das várias luas do planeta. Nesta imagem, vemos a lua Pan orbitando dentro do diâmetro dos anéis.


Esta imagem mostra os anéis de Saturno, do ponto de vista da câmera da sonda. Apesar de seu extenso diâmetro, os anéis têm espessura extremamente fina, com apenas um quilômetro de espessura.


Por conta de seu tamanho e cor laranja, a lua Titan é facilmente visível perto de Saturno. Os anéis do planeta fazem sombra sobre os hemisférios de Saturno, cobertos de nuvens. (Fotos: Sonda Cassini/Nasa)



Uma exposição de fotos da sonda Cassini, da Nasa, inaugurada nesta semana em Londres, mostra detalhes da atmosfera, luas e anéis de Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar.

A exposição Visões de Saturno, no Planetário de Greenwich, tenta revelar alguns dos mistérios do planeta distante.

Famoso pelos anéis, o planeta também conta com mais de 60 luas. Entre 1979 e 1981, três sondas passaram brevemente pelo planeta, trazendo de volta imagens que intrigaram especialistas.

Em 1997, uma missão conjunta da Nasa (agência espacial americana), da Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) e da Agência Espacial Italiana (ASI, na sigla em italiano) enviaram uma sonda mais poderosa para estudar os mistérios de Saturno.

A Cassini-Huygens chegou a Saturno em 2004, depois de uma viagem de sete anos por bilhões de quilômetros no espaço.

Acoplada à Cassini, foi enviada a sonda Huygens, desenhada para pousar e fotografar a superfície de Titã, a maior lua de Saturno.

A exposição fica em cartaz até o fim de agosto.


Fonte: BBC / arquivosdoinsolito
Read More

NASA prepara bombardeio da Lua

15:12 0

Cientistas da agência espacial americana (NASA) estão se preparando para lançar uma missão espacial de Cabo Canaveral transportando um míssil que será disparado na superfície da lua.

O objetivo é ver se qualquer vestígio de água será revelado pela perturbação causada na superfície do satélite. A Nasa analisará a nuvem espacial causada pela explosão para encontrar qualquer sinal de vapor de água.


Os cientistas esperam que o impacto produza uma enorme cratera e uma nuvem de pó, gás e água gelada vaporizada a pelo menos 6 milhas - tornando-a visível da Terra. Se a procura for bem sucedida poderá fornecer estoques vitais para uma base lunar.

A lua é deserta e seca mas o gelo pode estar em crateras que nunca viram a luz do sol. Com duas vezes a velocidade de uma bala, um foguete Centauro será lançado na superfície lunar pela não tripulada Lunar Crater Observation and Sensing Satellite mission (LCROSS).

Uma nave espacial irá acompanhar a órbita da lua durante um ano à procura de possíveis locais para a aterragem dos astronautas. A Lunar Reconnaissance Orbiter vai passar pelo menos um ano criando um mapa minuciosamente detalhado da superfície da lua jamais visto.

A LCROSS é a primeira astronave americana a fazer uma viagem lunar desde 1999. Os astrônomos pensam há muito tempo que uma chuva de cometas trouxe água à lua árida, e sem vida há bilhões de anos.

Pelo menos nos últimos anos, duas astronaves americanas informaram a presença de água com a descoberta de hidrogênio e oxigênio - os componentes da água - congelados profundamente em torno das crateras escuras dos pólos norte e sul lunares.


Fonte: Telegraph / arquivosdoinsolito

Read More

Sonda descobre átomos de hidrogênio ricocheteando da Lua

15:11 0

O vento solar, um fluxo veloz de partículas carregadas emitidas pelo Sol, atinge a Lua continuamente.

A sonda Explorador da Fronteira Interestelar (Ibex, na sigla em inglês) da Nasa fez a primeira observação da existência de átomos de hidrogênio partindo em alta velocidade da Lua, um fenômeno que era alvo de especulações teóricas há décadas.

Durante a fase de ajustes dos instrumentos da sonda, a equipe de cientistas responsável pelo equipamento apontou o instrumento IBEX-Hi, projetado para detectar átomos com velocidades de 800 mil a 4 milhões de quilômetros por hora.

"Logo depois de ligarmos o IBEX-Hi, a Lua passou pelo campo de visão, e lá estavam eles", disse, em nota, do principal cientista da missão Ibex, David J. McComas.

O vento solar, um fluxo veloz de partículas carregadas emitidas pelo Sol, atinge a Lua - que não tem um campo magnético protetor, como a Terra - continuamente.

A maioria das partículas que atinge a Lua acaba incrustada na superfície, mas algumas ricocheteiam em várias direções. Esses ricochetes geralmente partem como ato mos neutros, depois de capturar elétrons da Lua.

A equipe do Ibex estima que apenas cerca de 10% dos íons que atingem a Lua são refletidos de volta ao espaço como átomos neutros.

A missão principal do Ibex é observar e mapear as interações que ocorrem no limiar do sistema Solar, quando o vento do Sol colide com o material interestelar, vindo do restante da galáxia.


Fonte: Estadão / arquivosdoinsolito
Read More

terça-feira, 23 de junho de 2009

Os misteriosos buracos da Ucrânia

14:50 0
Poderia ser só mais um título de filme pornô, mas na verdade este é um mistério curioso.
desde o fim dos anos 80, alguns estranhos buracos estão sendo encontrados por pessoas na região da Rússia e Ucrânia. Estes buracos, absurdamente profundos, são encontrados em locais remotos e ermos, no meio de florestas densas, onde não há nenhuma estrada ou forma de acesso a máquinas para realizá-los.
Mas não é só isso.
Todos os buracos são perfeitamente cilíndricos e lisos. Ainda por cima, não há rastro, marca ou mesmo depósitos de material que foi retirado do solo para a criação do buraco. A terra, sedimentos e pedras são aparentemente cortados e levados para algum lugar de maneira totalmente misteriosa, decida a ausência de estradas e marcas.
Alguns investigadores particulares estão usando técnicas de espeleologia (investigações de cavernas) para descobrir o que há no final dos buracos.



Inicialmente pensaram se tratar de saídas de ar de algum tipo de túnel ou unidade secreta soviética, mas no fundo dos buracos só há terra e nada mais.
Até agora os buracos terminam de modo tão misterioso quanto surgem. Não há nenhum tipo de jazida mineral, nem nada que aponte para uma explicação para a existência, muito menos que ajude a descobrir quem faz estes buracos.


Fonte: eujavifantasmas
Read More

'Monstro do Lago Ness Vosges' ameaça aldeia francesa

14:48 0

Polícia francesa está na caça de uma criatura elusiva apelidada o "monstro do Lago Ness Vosges" após moradores relatarem diversos avistamentos de um crocodilo em um lago local.

Xertigny, uma aldeia de cerca de 3.000 habitantes na região de Vosges na parte oriental da França, é alvo de avistamentos inexplicáveis.

Aldeões tentaram atrair o monstro para fora da água, colocando um frango na margem do lago, mas as tentativas não conseguiram atrair o animal até o momento.

As autoridades locais estão tão preocupadas que já consideram a drenagem da lagoa após um sonar não conseguir esclarecer a situação.

"Nós andamos ao redor da lagoa várias vezes e não se pode realmente dizer se alguma coisa está lá", disse Bruno Aime, vice-presidente de uma associação de pescadores locais à rádio France Info.

"Acho que é uma carpa, mas também poderia ser um jacaré de cerca de 1,5 metro. O equipamento não permite que você veja a diferença entre um lúcio de um metro de comprimento e um jacaré de 1,5 metros", ele disse à rádio France Info.

Crocodilos são encontrados somente em jardins zoológicos e parques, na França.

O jornal local Est républicain tem abordado o assunto em um blog especial que inclui atualizações hora-a-hora e filmagens da pesquisa, mas o único animal que foi capturado em filme até agora é um pequeno mamífero semelhante a um ratão do banhado.


Fonte: Telegraph / arquivosdoinsolito
Read More

Ucrânia: Pouso de OVNI ?

14:42 0
Helena Ganzyuk mostra os círculos no jardim


Relatórios do pouso de um OVNI em uma pequena aldeia rural estão chegando da Ucrânia.
Os moradores do povoado de Brailov insistem que foram despertados por uma intensa luz branca brilhante no meio da noite, no início deste mês.

Os moradores, principalmente agricultores, afirmam que também sentiram ondas elétricas passando através dos seus corpos acompanhadas da luz.

Na manhã seguinte após o evento, três marcas de "círculos dentro de círculos", dispostas em formação triangular foram observadas no jardim de uma residência.

Entre as testemunhas encontram-se uma avó de 82 anos, Helena Ganzyuk, sua filha Nadezhda Ganzyuk, de 56 anos e Helena Petrovskaya de 24 anos. Após o evento um grande número de residentes, incluindo algumas testemunhas, adoeceram.

Os sintomas da doença incluem vômitos e febre alta. O serviço de emergência de Kiev foi chamado e a radioatividade foi medida. Os níveis estavam elevados, mas não extremos. Vestígios de metal foram identificados e amostras retiradas para análise.

Os moradores acreditam que um OVNI de origem extraterrestre pode ter sido responsável pelo incidente.


Fonte: All News Web/ Gazeta.ua / arquivosdoinsolito
Read More

OVNI em Cingapura

14:39 0

Mais uma estranha bola de fogo foi filmada, dessa vez em Cingapura. O que isto é exatamente? Alguns que viram a filmagem dizem que é o Sol refletindo na esteira de fumaça de um jato.




Mas então por que a bola de fogo viaja num ângulo para baixo do horizonte. É um satélite ou lixo espacial entrando na atmosfera da Terra? Alguém tem conhecimento de destroços espaciais caindo sobre o sul da China em 17 de maio de 2009 ?



Fonte:
Examiner
/ arquivosdoinsolito
Read More

Veículo especial colidirá com a Terra para simular asteroide

14:38 0
A espaçonave Hayabusa está no caminho de retorno à Terra depois de uma missão bem sucedida na qual ela aterrissou em Itokawa, um grande asteroide, do qual conseguiu recolher amostras


Um veículo espacial de 510 kg "colidirá" com o nosso planeta em junho de 2010, para simular um choque com asteroide, informaram cientistas japoneses.

A espaçonave Hayabusa está no caminho de retorno à Terra depois de uma missão bem sucedida na qual ela aterrissou em Itokawa, um grande asteroide, do qual conseguiu recolher amostras.

As potenciais amostras estarão a bordo de uma cápsula resistente ao calor que deve se separar da Hayabusa pouco depois da reentrada na atmosfera terrestre, para que possam ser recuperadas.

Mas os especialistas afirmam que a porção principal do corpo da espaçonave provavelmente se desintegrará ao passar pela atmosfera terrestre.

Ainda que a ideia da colisão não fosse parte do plano original da missão espacial Hayabusa, cientistas da Agência Japonesa de Exploração Espacial (Jaxa) decidiram aproveitar ao máximo o retorno da espaçonave condenada, a fim de obter dados adicionais.

"Ainda que a Hayabusa não seja efetivamente um asteroide, estará percorrendo uma rota que a levará a colidir com a Terra da mesma maneira que um asteroide faria", disse Akinori Hashimoto, porta-voz da Jaxa.

"Nós monitoraremos os seus movimentos, e os dados permitirão que predigamos com precisão as rotas futuras de asteroides em seus cursos de aproximação para a Terra".


Uma vigilância melhor


Embora outras agências espaciais tenham programas de rastreamento de asteroides que poderiam atingir a Terra, a Jaxa por enquanto não dispõe de capacidade de vigilância dos chamados "asteroides em proximidade da Terra".

Por isso, uma equipe de cientistas comandada por Makoto Yoshikawa desenvolveu o protótipo de um sistema que calculará a trajetória, tempo, velocidade e probabilidade do impacto de um asteroide.

Em outubro de 2008, a equipe teve a oportunidade de testar seu sistema ao rastrear o asteroide 2008 TC3, uma rocha espacial de cerca de quatro metros de diâmetro que estava a caminho da Terra e foi avistada por cientistas do Observatório Celeste de Catalina, no Arizona, horas antes que se tornasse uma bola de chamas nos céus sobre o Sudão.

O sistema conseguiu prever o momento em que o asteroide penetraria na atmosfera com precisão de 0,5 segundo e 13 quilômetros do momento e posição de entrada.

O retorno da Hayabusa à Terra será mais fácil de rastrear, dizem os cientistas, porque eles terão meses de aviso prévio e informações abundantes sobre as dimensões exatas e a postura em voo do aparelho.

O evento, assim, forneceria à equipe uma oportunidade de corrigir os detalhes de seus cálculos de rastreamento de asteroides.

"Será muito importante que desenvolvamos maneiras precisas de prever onde acontecerá a colisão de asteroides, porque mesmo os menores podem causar grandes danos", disse Hashimoto.

Ele aponta, por exemplo, que um cometa ou meteorito de apenas 59 metros de diâmetro parece ter causado o evento de Tunguska, em 1908.

A detonação, que destruiu vasta extensão de florestas siberianas, foi mil vezes mais forte que a bomba atômica lançada contra Hiroshima em 1945.

O Itokawa, de sua parte, tem 299 metros de diâmetro. Se atingisse a Terra, causaria uma explosão cerca de 150 mil vezes mais forte que a da bomba de Hiroshima.


Fonte: Terra / arquivosdoinsolito
Read More

Grécia abre novo museu de Acrópole

14:37 0


Autoridades da Grécia inauguraram no sábado (20) o aguardado Museu da Acrópole, em Atenas, quase 30 anos desde sua concepção e ao custo de mais de R$ 350 milhões.

O prédio moderno, um projeto do arquiteto suíço Bernard Tschumi em vidro e concreto construído ao pé das históricas construções gregas, abriga esculturas da época em que a democracia de Atenas vivia o seu apogeu.

O ministro da Cultura grego, Antonis Samaras, disse esperar que a abertura do museu sirva como "catalisador" para a volta das esculturas que decoravam o Partenon - abrigadas há quase 200 anos no Museu Britânico, em Londres.


O moderno edificio próximo ao Partenon


As obras, também conhecidas como Mármores de Elgin, foram adquiridos pela instituição britânica em 1817.

"Depois de várias aventuras, obstruções e críticas, o novo Museu da Acrópole está pronto: um símbolo da Grécia moderna que presta homenagem aos seus ancestrais,o dever de uma nação à sua herança cultural", afirmou Samaris.

O diretor do novo museu grego, Dimitris Pandermalis, criticou duramente a retirada das peças de Atenas, que classificou de"ato de barbárie".

"Um destino trágico as separou, mas os seus criadores tiveram a intenção de que ficassem juntas", afirmou Pandermalis.


Novo prédio


O prédio tem três andares, vistas panorâmicas da Acrópole e abriga cerca de 350 objetos e esculturas que antes podiam ser vistas em um pequeno museu no alto do monte.

No primeiro andar, encontram-se cerâmicas e esculturas, enquanto as famosas cariátides, colunas esculpidas na forma de mulheres, que sustentavam o pórtico sul do templo de Erecteion, agora decoram a rampa que leva ao segundo andar.



Neste piso, pode-se ver as esculturas dos templos de Atena e o propileu na entrada da Acrópole. No terceiro, está uma reconstrução dos mármores do Partenon.

A cópia foi feita a partir de vários elementos que sobreviveram em Atenas, bem como reproduções dos polêmicos mármores do Museu Britânico.

A instituição londrina abriga 75 m dos 160 m originais do friso que rodeava o salão central do prédio, e afasta a possibilidade de devolução das peças.

"Acho que elas pertencem a todos nós. Somos todos cidadãos globais hoje em dia", disse a porta-voz do museu, Hannah Boulton.

A diferença entre os originais e as cópias é a cor mais branca das últimas, feitas a partir de moldes de gesso, enquanto os originais tem o tom amarelado do mármore milenar.


Fonte: BBC / arquivosdoinsolito
Read More

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Caso Zanfretta

15:05 0

Trata-se de um encontro entre Fortunato Zanfretta, de 26 anos, casado com dois filhos, e um ser enorme cerca de três metros de altura e com a pele ondulada, oleosa e mole, de cor cinza. Tal encontro teria sido em dezembro de 1978, em Torriglia, uma cidadezinha em Genova, Itália, onde Zanfretta trabalhava como guarda noturno do metrô local.

O avistamento foi reportagem de alguns jornais genoveses, entre os quais "Corriere Mercntile" e "Secolo XIX", além de ter sido divulgado no livro "O Caso Zanfretta" de Rino Di Stefano pela Ferrari Editora. O próprio Fortunato Zanfretta nos conta sua inusitada experiência:

"Quarta-feira, 6 de dezembro, 23:30 hs, fui até Marzano para uma volta de inspeção. Ao longe vi quatro luzes que se moviam na grama ao redor da vila. Pensei logo em ladrões e chamei via rádio a central para avisar. O rádio estava misteriosamente mudo".

"O portão estava aberto e me aproximei para pegar os ladrões de surpresa. Foi então que senti algo me empurar e me virei rapidamente com a lanterna e um revólver em punho. Vi alguma coisa que me deu arrepios".

"Era um ser monstruoso, muito alto. Para poder vê-lo no rosto, tive que levantar a lanterna e calculei que não podia ter menos de três metros. Corri sempre com a lanterna focada no ser. Me virei e fiquei sem entender, quando vi um veiculo de forma triangular, de espessura fina, que voava por detrás da vila fazendo um sibilo. Era muito luminoso e maior que uma casa. A luz era tanta que tive que proteger meus olhos com o braço. Se formou um imenso calor em volta".

Este depoimento Zanfretta repetiu aos policiais que o questionaram e, imediatamente, descobriram marcas bem visíveis no chão deixadas supostamente pelo UFO. Após esse primeiro depoimento, Zanfretta foi submetido a várias seções de hipnose pelo Dr. Moretti, onde revelou outros detalhes de seu inusitado encontro.

Zanfretta não teve só esse encontro com os "alienígenas", mas também muitos outros: no dia 27 de dezembro de 1978, 30 de julho de 1978, 02 de dezembro de 1979, 12 de fevereiro de 1980; mas dessas outras datas não se lembra nada a nível consciente. Com a hipnose feita com a sua autorização por vários doutores especialistas, surgiram outras considerações... mas estas provas não são objetivas.

O caso se tornou público e foi veiculado por várias emissoras, inclusive de TV a cabo, jornais e revistas diversos. Mas Zanfretta nunca ganhou nada com sua história. Misteriosamente, o inquérito que a Procuradoria da República de Genova queria abrir sobre os "Encontros de Zanfretta", foi anulado antes mesmo de começar.


Fonte: eujavifantasmas

Read More

Post Top Ad