outubro 2009 - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sábado, 31 de outubro de 2009

A Bruxa de Salem: Laurie Cabot

15:30 1
Uma bruxa, que anda pelas ruas de Salem, Massachusetts, com toda a sua indumentária e é considerada a bruxa mais famosa e respeitado do mundo.

Laurie Cabot, hoje com 76 anos, nasceu em 1933 na cidade de Wewoka. Seu nome era Mercedes Elizabeth Kearsey. Desde criança mantinha sua admiração pelo ocultismo e o mundo sobrenatural. A primeira bruxa que viu na mídia foi a do filme “A Branca de Neve e os Sete Anões”. Para ela não existia somente feitiço do mal, afinal o beijo do príncipe que despertou a Branca de Neve não seria um feitiço, um tipo deu magia do bem?

Por outro lado, a bíblia era confusa... enquanto o livro sagrado ensinava que as bruxas deveriam morrer (inquisição), incoerentemente ele também ensina que devemos amar uns aos outros e não se deve matar ninguém?! – “Moises não recorreu à magia quando desafiou o faraó. E Jesus quando nasceu... Ele foi visitado pelos três reis magos, que eram na verdade astrólogos e feiticeiros”. Apesar de ter aprendido que Maria era uma pessoa comum que deu a luz a um Deus... Isto não fazia sentido em sua cabeça – “Como pode alguém crer que uma mulher comum faria tal feito divido, por conta ela era no mínimo muito especial, me pergunto se ela não seria verdadeiramente uma deusa. Ela tinha poder demais.”

Sua primeira experiência sobrenatural ocorreu mesmo numa igreja católica. Foi quando entrou em estado de transe durante uma oração, nesta época ela tinha 6 anos. Depois vieram as experiências cognativas (presságios), onde conseguia prever fatos corriqueiros dias antes de acontecerem. É claro que para uma criança tudo isso era estranho e bizarro. Mas Laurie absorvia as novas experiências com muita rapidez e sensatez.

Durante sua adolescência, os contatos com espíritos e sua curiosidade aumentava sua fome por mais conhecimento, foi quando aprendeu sobre porções e cura. Tudo o que lhe parecia natural, para seus amigos era na verdade manifestações sobrenaturais, com isso a discriminação e o isolamento social foi uma conseqüência inevitável.

Mas atualmente as coisas mudaram muito. Cresceu acreditando que poderia sim existir bruxas do bem, que fazem porções para curar e ritos para promoverem o bem estar da das pessoas.

Famosa no mundo inteiro e pioneira da divulgação da bruxaria nos Estados Unidos, publicou livros que viraram best sellers. Títulos como: The Power of the Witch, The Witch in Every Woman, Celebrate the Earth foram traduzidos para diversos idiomas.

Hoje quando ela sai pelas ruas de Salem com toda a sua indumentária com certeza ainda provoca espanto em muitas pessoas, mas também admiração.

Em Salem, Laurie Cabot é muito conhecida, uma verdadeira celebridade, chegou ser declarada pelo poder publico com “Bruxa Oficial de Salem”. O que tornou sua loja que antes vendia somente ervas, porções e tarot num verdadeiro ponto turístico.

Como se faz uma porção de bruxa:

PORÇÃO DE PROTEÇÃO
Primeiramente você irá precisa de um caldeirão de ferro ou uma panela de barro que possa ser levada ao fogo:

Ingredientes:
4 xícaras de água de fonte ou de cachoeira.
1 colher de sopa de ferro em pó – você pode pegar um prego virgem e passar na lima de ferro
2 colheres de sopa de sal marinho
2 colheres de sopa de mirra
2 colheres de sopa de olíbano = franquincenso, é uma resina aromática muito usada na perfumaria e fabricação de incensos.
Uma pitada de pêlo de lobo – Você pode conseguir os pêlos no zoológico, com o tratador.
Uma pitada de poeira da tampa do tumulo de alguém que seja reverenciado por sua bravura.

Coloque todos os ingredientes no caldeirão, dê uma leve fervura, mexa com uma colher de madeira em sentido horário. Recite com fé: “Esta porção e para proteger, para me proteger de qualquer mal e de qualquer energia negativa que venha me causar algum dano físico, mental, material ou espiritual”. Repita pelo menos 12 vezes. Depois guarde a porção numa garrafa em seu altar. Você pode colocar um pouco nas janelas, para proteger a casa da entrada de intrusos. Nos pneus do carro para evitar acidentes. E usar também umas gotas em seus punhos.

É evidente que o uso da porção não implica em banalizar a sua segurança, portando nada de deixar as janelas abertas e nem sair correndo em alta velocidade com seu carro. Cometendo estes abusos, você próprio estará quebrando o efeito da porção.

PORÇÃO PARA AUMENTAR O PODER DA BRUXA
Esta é bem simples e deve ser feita na lua cheia.
1 Panela ou caldeirão de ferro
1 colher de madeira
500 g de sementes de girassol
Açúcar, mel.
Água de fonte ou água mineral sem gás.

Coloque para torrar na panela 500 gramas de sementes de girassol. Até queimar casca e romper, deixando um aroma de pipoca queimada... aguarde até sair um pouco de fumaça. Sempre misturando as sementes em sentido horário com uma colher de madeira, para não agarrar no fundo da panela. Enquanto meche, mentalize que esta porção aumentará o seu poder e sua vidência.

Depois que as sementes ficarem torradas, acrescente 500ml de água, deixe a água ferver um pouco... Apague o fogo, acrescente açúcar e mel para adoçar a porção, guarde em uma jarra na geladeira... Beba um cálice à noite antes de dormir ou antes de fazer outro sortilégio. Isto aumentará seu poder e sua vidência.

O gosto e aroma lembram muito ao da pipoca e do café. Eu particularmente gosto muito!

VIDEO
Este documentário está em inglês... Mas tem boas imagens da Laurie Cabot e de seus seguidores em Salem. Dá para ter uma idéia de como eles se vestem e como é o local em que vivem.


Mais Informaçoes:

Autor: Mr.Tlaloc

Fonte: sobrenatural.org

Read More

Bruxa ensina ritual para o Halloween

15:24 0

Tânia Gori pratica e ensina bruxaria em Santo André. Halloween é data especial para fazer pedidos, segundo ela.

Este sábado, 31 de outubro, é um dia muito especial para as bruxas: o Halloween. E se você não acredita em bruxas, fique sabendo: elas existem, sim. A pedido do G1, uma delas, Tânia Gori, ensina você a fazer um ritual especial de "realização de desejos” para o Halloween.

Confira o vídeo na página do G1 clicando aqui.

Aproveitando a ocasião, é hora de você esquecer aquela velha ideia ultrapassada de que bruxas são senhoras malvadas com verrugas na ponta do nariz.

“Ser bruxa é ser uma pessoa que está em harmonia com a natureza, que busca em todo o momento os quatro elementos. Se você consegue estar em equilíbrio com esses quatro elementos, você vai automaticamente desabrochando o ser bruxa”, conta Tânia, que mora na cidade de Santo André.

Veja o que você vai precisar:

- 1 incenso de rosa

- manjericão - 2 velas (uma laranja e uma cor-de-rosa)

- flores de violeta - orquídeas

- água mineral- 1 rosa vermelha

O Halloween é o Ano Novo da bruxaria, “uma data mágica e de transformação”, explica Tânia. “É uma época em que se abrem os portais entre o mundo invisível e o visível. Dentro da magia, acreditamos que nesse dia nos encontramos com as fadas, os gnomos, os elementais. E esses elementais levam nossos pedidos para uma realização mais rápida”, conta.

O Halloween de 2009 é regido pelo planeta Vênus, segundo Tânia. “É o planeta do amor. É uma ótima oportunidade para quem quer pedir mais amor, paixão e paz na vida”, afirma.

Fonte: G1/sobrenatural.org
Read More

Grupo acha objeto mais antigo do Universo

15:23 0
Estrela que estava explodindo (e morrendo) na infância do cosmo, meros 630 milhões de anos após o Big Bang


O objeto mais antigo do Universo foi observado por um grupo internacional de astrônomos. Trata-se de uma estrela que estava explodindo (e morrendo) na infância do cosmo, meros 630 milhões de anos após o Big Bang.

Se os 13,7 bilhões de anos de história do Universo fossem resumidos em um ano, essa explosão teria acontecido por volta do dia 15 de janeiro --a Terra surgiu só quase em agosto, e os humanos modernos, nos últimos 10 minutos do dia 31 de dezembro.

A morte desse corpo celeste primordial foi violenta: sua luz foi emitida na forma de raios gama, a radiação mais energética que existe.

Ela viajou esse tempo todo e só chega à Terra agora. A descoberta, dizem seus autores, pode mudar a compreensão do primeiro bilhão de anos do cosmo.

"É a última era do Universo que ainda é desconhecida pela ciência", disse à Folha Nial Tanvir, astrônomo da Universidade de Leicester (Inglaterra), um dos autores do estudo, publicado na revista "Nature".


Era das trevas


Os cientistas sabem que, na sua infância, o Universo atravessou uma "Idade das Trevas", na qual a matéria se aglomerava, mas as primeiras estrelas ainda não haviam surgido.

Não se sabe, porém, quando acabou a escuridão e se fez a luz: a detecção de objetos muito antigos é difícil. Até agora, os corpos celestes mais antigos datavam de 800 milhões a 900 milhões de anos após o Big Bang.

O novo objeto, que levou o nome pouco inspirado de GRB 090423 (sigla para Disparo de Raios Gama 090423), recua essa idade e deve permitir o estudo das estrelas pioneiras.


Reconstrução artística da explosão gerada pela estrela gigante; ela morreu há 13 milhões de anos, mas seu último raio de luz chegou à Terra há seis meses


"Sabemos como era o Universo logo após o Big Bang. Temos também uma boa noção do Universo quando ele tinha 1 bilhão de anos, já vimos várias galáxias de então.

A descoberta de agora preenche esse buraco inexplorado", diz Ruben Salvaterra, do Instituto Nacional de Astronomia da Itália, outro autor da descoberta.


Pálido ponto vermelho


As observações foram feitas com o satélite Swift, da Nasa. Depois, por telescópios.

Para entender como os cientistas sabem a distância de um objeto, imagine o som de um carro se aproximando rápido. Ele é diferente do som do mesmo carro se afastando.

A luz de um objeto que se aproxima também é diferente da luz de um que se afasta --mas é preciso estar muito rápido para que se perceba.


Se a luz de uma estrela apresenta um desvio para o vermelho no espectro luminoso, é sinal de que está se afastando.

Se o desvio é para o azul, está se aproximando. O GRB 090423 tem o maior desvio para o vermelho já observado.

A ideia dos cientistas, agora, é procurar conhecer quais eram os vizinhos da GRB 090423.

"Vamos tentar conhecer a pequena galáxia na qual a estrela viveu. Pretendemos olhar profundamente para lá com o Hubble em 2010", diz Tanvir.


Fonte: Folha Online/arquivosdoinsolito

Read More

Estudo mostra crueldade de rituais na antiga Mesopotâmia

15:21 0
Em Ur, as mulheres eram enterradas com adornos na cabeça. A análise, feita em crânios do cemitério real, parece apoiar uma interpretação mais terrível dos sacrifícios humanos na antiga Mesopotâmia


Uma nova análise de crânios do cemitério real de Ur, descoberto no Iraque há quase um século, parece sustentar uma interpretação mais terrível do que a anterior sobre os sacrifícios humanos associados a enterros da elite da antiga Mesopotâmia, afirmam arqueólogos.

Os servos do palácio, como parte do ritual de enterro real, não tomavam veneno para morrer serenamente. Ao invés disso, um instrumento pontiagudo, talvez uma lança, furava suas cabeças.

Arqueólogos da Universidade da Pensilvânia chegaram a essa conclusão após conduzir as primeiras tomografias de dois crânios do cemitério de 4,5 mil anos.

O cemitério, com 16 tumbas grandiosas e ricas em ouro e jóias, foi descoberto na década de 1920. Uma sensação na arqueologia do século 20, ele revelou o esplendor do ápice da civilização mesopotâmica.

A recuperação de cerca de dois mil corpos atestou a prática do sacrifício humano em larga escala. No momento do falecimento de um rei ou rainha, ou mesmo antes, membros da corte - criadas, guerreiros e outros - também eram mortos.

Seus corpos costumavam ser cuidadosamente arrumados, as mulheres com adornos na cabeça, os guerreiros com armas ao seu lado.

C. Leonard Woolley, o arqueólogo inglês que dirigiu as escavações, uma colaboração do Museu Penn com o British Museum, chegou à conclusão de que os servos desciam até as câmaras mortuárias, bebiam veneno e se deitavam para morrer. A hipótese gerou polêmica.

Entre os muitos restos mortais, poucos crânios estavam preservados, os quais foram esmagados em fragmentos - não na morte, mas pelo peso da terra ao longo de séculos pressionando os crânios até que ficassem chatos como panquecas. Isso havia frustrado esforços anteriores de reconstituí-los.

Ao planejar uma nova exposição de artefatos de Ur, que abriu no domingo no Museu Penn de Arqueologia e Antropologia, Richard L. Zettler, co-curador e especialista em arqueologia mesopotâmica, conta que os pesquisadores fizeram tomografias dos ossos dos crânios de uma mulher e de um homem.

Com isso, obtiveram imagens em três dimensões de cada fragmento e, assim, determinaram onde as peças se encaixavam.

Os pesquisadores, liderados por Janet M. Monge, uma antropóloga física do museu, usaram técnicas forenses para chegar à causa provável de morte em ambos os casos.

Havia dois furos redondos no crânio do soldado e um no da mulher, cada um com cerca de 2,5 cm de diâmetro.

Porém, a prova mais contundente, afirmou Monge em entrevista, foram as rachaduras irradiando a partir dos furos. Apenas se feitos em uma pessoa viva os buracos produziriam o padrão de fraturas ao longo das linhas de tensão.

Os ossos mais quebradiços de uma pessoa há muito tempo morta se estilhaçariam como vidro, explicou ela.

Monge supôs que os furos foram feitos por um instrumento penetrante e que a morte "pelo trauma da força da ponta era quase imediata".

Extermínios ritualísticos associados à morte real, segundo os arqueólogos, eram praticados por outras culturas antigas, o que levanta a questão: por que alguém, sabendo de seu provável destino, escolheria uma vida como servo da corte?

"Era quase um assassinato em massa e é algo difícil para nós entendermos", disse Monge. "Mas na cultura aquelas eram posições de grande honra, e você vivia bem na corte, portanto havia um equilíbrio. Além disso, a partida para o outro mundo não era necessariamente algo que eles temiam."

Zettler disse que a nova pesquisa também resultou em evidências de que os corpos de algumas vítimas haviam sido aquecidos - assados, não queimados - e tratados com um componente de mercúrio.

Era um processo primitivo de mumificação, não tão avançado quanto as técnicas contemporâneas no Egito. "Isso era apenas para impedir que os corpos se decompusessem durante as extensas cerimônias funerárias", disse ele.

Em uma boa notícia, Zettler disse que o sítio arqueológico da antiga cidade-estado de Ur, próxima à atual Nassíria no Iraque, havia sido poupado nos recentes conflitos que causaram danos e saques a outras antigas escavações. Ur está protegida pelo perímetro de uma base aérea recentemente devolvida aos iraquianos.


Fonte: Terra/arquivosdoinsolito

Read More

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"Possíveis" construções na lua

16:40 0
Durante minhas pesquisas pela net, encontrei esse vídeo que mostra "possíveis" construções na lua e foi feito na década de 60.

Se alguém conhece esse vídeo e saiba de alguma possivel prova da autenticidade do vídeo, favor deixar nos comentários.



Fonte: sobrenatural.org
Read More

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Trecho do Alcorão em pele de bebê na Rússia

19:09 0

O caso de um bebê "especial" está monopolizando a atenção da imprensa na Rússia. Trechos do Corão estão surgindo de forma espontânea na pele do pequeno Ali Yakubov, de 9 meses, conforme alegam os pais da criança. As frase do livro sagrado para os muçulmanos são vistas nas costas, nos braços, nas pernas e no abdome de Ali.

Médicos entrevistados por jornais russos disseram estar bastante intrigados com as marcas cutâneas, que teriam começado quando a palavra "Alá" surgiu gravada no queixo do bebê poucas semanas após o nascimento. A mãe contou que os "sinais" aparecem duas vezes por semana.

Agora, a casa onde o bebê mora com a família, em um vilarejo no Daguestão (próximo da Chechênia), virou local de peregrinação para muçulmanos de várias partes.

"Este menino é um puro sinal de Deus. Alá o enviou ao Daguestão para pormos fim às revoltas e à tensão em nossa república", afirmou o deputado regional Akhmedpasha Amiralaev.



Fonte: sobrenatural.org / O Globo
Read More

Asteroide explode sobre a Indonésia com potência de 3 bombas atômicas

19:05 0


Um asteroide de cinco a 10 metros de diâmetro explodiu na atmosfera sobre o território da Indonésia com uma potência de 50 quilotons, três vezes maior que a da bomba atômica lançada sobre Hiroshima, informou hoje a Nasa (agência espacial americana).

O asteroide impactou a atmosfera com uma velocidade de 65 mil km/h e a uma altura de 15 a 20 quilômetros. A explosão, que aconteceu no dia 8 de outubro, causou pânico na população da região indonésia de Bone, em Sulawesi do Sul, acrescentou a Nasa.

"A geolocalização por infrassom não é suficientemente precisa para determinar se o corpo explodiu sobre água ou terra, mas foi relativamente perto do litoral", segundo a agência.

A imprensa indonésia informou no dia 8 de outubro sobre "um poderoso estampido perto das 11h locais", e outros relatórios posteriores sugeriram que poderia se tratar de um meteorito.

Os meios de comunicação locais identificaram com mais detalhe o meteoro ígneo brilhante, acompanhado por uma explosão e uma nuvem de pó, e "finalmente apareceu no YouTube um vídeo que mostra uma grande nuvem que corresponde a um corpo brilhante", continuou o relatório da Nasa.

Posteriormente, todas as estações de infrassom do Sistema Internacional de Vigilância (IMS, na sigla em inglês), que fazem parte do Tratado para a Proibição Completa dos Testes Nucleares, examinaram a informação científica disponível.

Onze estações mostraram "sinais prováveis de uma poderosa explosão perto da latitude 4,5 sul, 120 leste, com uma hora de origem aproximadamente às 01h (no horário de Brasília) de 8 de outubro".

A Nasa apontou que era notável que muitas estações do IMS, incluindo cinco que estão a mais de 10 mil quilômetros do local e uma a quase 18 mil quilômetros, tenham detectado o fenômeno. Estas observações "indicam que a fonte da explosão foi de uma energia total muito alta", acrescentou.

Os especialistas calcularam depois que a potência da explosão foi de cerca de 50 quilotons, ou seja, três vezes maior que a energia liberada pela bomba atômica lançada sobre Hiroshima (Japão), em 1945.


Fonte: Gazeta Online/arquivosdoinsolito

Read More

Encontrado fóssil de criatura marinha gigante

19:04 0


O crânio fossilizado de um "monstro marinho" gigante foi descoberto na costa da Grã-Bretanha. O predador, chamado de pilossauro, viveu nos oceanos há 150 milhões de anos.

O crânio tem 2,4 metros de comprimento, e especialistas dizem que ele poderia pertencer a um dos maiores pilossauros já encontrados: com até 16 metros de tamanho.

O fóssil, que foi encontrado por um colecionador, foi comprado pelo governo do condado de Dorset por 20 mil libras (cerca de R$ 65 mil).



Ele foi comprado com dinheiro do Heritage Lottery Fund (um fundo da loteria britânica destinado a patrimônios culturais) e será analisado cientificamente, para depois ser exposto ao público no museu do condado.

"Eu havia ouvido rumores de que algo grande fora encontrado. Mas ver isso ao vivo é de cair o queixo. É simplesmente enorme", disse à BBC o paleontólogo Richard Forrest.


'Banho de sangue'


Pilossauros são um tipo de plesiossauro, um grupo gigante de répteis aquáticos que dominava os mares na mesma época em que os dinossauros viviam na Terra.

Eles tinham pescoços curtos e cabeças gigantes, semelhantes a de crocodilos, com mandíbulas poderosas e dentes grandes e afiados.

Usando quatro patas em formas de pás para impulsionar seus corpos pela água, eles conseguiam facilmente alcançar presas como ichthyossauros (peixes-répteis) e outros plesiossauros.



"Estas criaturas eram monstros", diz o paleontólogo David Martill, da universidade britânica de Portsmouth.

"Eles tinham músculos gigantes nos seus pescoços, e imaginamos que ele morderia outros animais para conseguir segurá-los bem. E com os músculos do pescoço eles provavelmente arrasariam os animais capturados, gerando um banho de sangue."

Especialistas acreditam que o fóssil é de um dos maiores pilossauros já descobertos. O fóssil encontrado é da mandíbula inferior e a parte superior do crânio.

Baseado no comprimento de 2,4 metros do crânio, estima-se que a criatura mediria entre 10 metros e 16 metros da cabeça à cauda, e pesaria de sete a 12 toneladas.



A descoberta rivaliza com outras duas. Em Svalbard, na Noruega, foram achados fósseis de uma criatura apelidada de "O Monstro" e "Predador X" que poderia ter até 15 metros de tamanho. No México, o "monstro de Aramberri", descoberto em 2002, pode ter dimensões semelhantes.

"Nós só temos a cabeça, então é impossível ter precisão. Mas ela pode rivalizar com os fósseis de Svalbard e México como uma das maiores do mundo."


Sorte


O espécime ainda está misturado às rochas, mas os cientistas já descobriram que ele ficou muito bem conservado.

"Crânios de pilossauros são muito grandes, mas, em geral, não tão robustos, e você costuma encontrá-los achatados – como 'panquecas'", disse o especialista em plesiossauros, Richard Forrest.

"O que é fantástico sobre este novo crânio, além do tamanho, é que ele está em três dimensões, e sem distorções. Nós temos esta mandíbula inferior extraordinária, e é possível ver, pela profundidade e grossura, que ela era muito forte."



"Ela poderia comer um humano em uma mastigada. Aliás, um animal como um Tiranossauro Rex seria café da manhã para um monstro como este."


Dr. Richard Forrest, com um fragmento do crânio do pliossauro

A localização exata não foi revelada para impedir que outras pessoas tentem explorar a região, que é instável e sujeita a desmoronamentos.



"O colecionador teve sorte de visitar o local em um dia em que um grande pedaço de rocha caiu de um penhasco, e isso deu a ele uma pista de onde procurar", explicou o gerente do departamento de ciência do condado de Dorset, Richard Edmonds.

"Ele passou quatro anos voltando todos os dias, e acabou encontrando este fóssil incrível. Foi um esforço tremendo."



Edmonds acredita que o resto do corpo do animal ainda está soterrado nas rochas, mas que demoraria décadas para encontrá-lo.

Os cientistas e especialistas do condado estão promovendo reuniões para discutir a melhor forma de analisar o fóssil.



Fonte: BBC/ Daily Mail/arquivosdoinsolito

Read More

Cratera na Letônia é resultado de armação, não de meteorito

19:03 0

Geólogo foi ao local e descartou impacto de objeto vindo do espaço. Grupo desejava atrair turistas e forjou evidências.

Geólogos da Letônia confirmaram que a suposta queda de um meteorito ontem à noite em uma fazenda foi uma armação protagonizada por um grupo que desejava atrair turistas com o fato.

"Nos limites da cratera, é possível ver rastros de pás e que recentemente ervas daninhas foram arrancadas.

Esta é a versão oficial a que chegamos", assegurou Girts Stinkulis, chefe do departamento de geologia da Faculdade de Geografia da Universidade da Letônia, à agência "Baltic News Service (BNS)".

O especialista acrescentou que "as dimensões da cratera não correspondem com as que costumam deixar os meteoritos".

"O diâmetro e a profundidade são muito maiores", disse o geólogo, que acrescentou que sua opinião é unânime entre os experientes em meteoritos.

Stinkulis opinou que o objeto incandescente que aparece nas imagens e fotografias reproduzidas pela imprensa pode ser pó de alumínio.

Quanto aos protagonistas, o professor universitário cogitou "que possivelmente tivessem a intenção de criar um escândalo ou outra coisa parecida".

Com relação ao episódio, a ministra do Interior da Letônia, Linda Murnietse, afirmou à agência oficial russa "Itar-Tass" que os responsáveis pela piada de mau gosto devem ser castigados e terão de pagar uma grande multa.

"Se ficar provado que foi uma brincadeira terá que pagar e muito, já que por causa do incidente a polícia, equipes de salvamentos e cientistas foram mobilizados, além de outras estruturas e da utilização de equipamentos muito caros", assinalou.

A agência oficial russa RIA Novosti e diversos canais de televisão informaram nesta segunda-feira (26) sobre a suposta queda meteorito ontem à noite no norte da Letônia, próximo da fronteira com a Estônia.

O meteorito teria caído em uma fazenda nos arredores da localidade de Mazsalaca e gerado uma cratera de 20 metros de diâmetro.

As autoridades locais, que no primeiro momento não puderam afirmar se de fato era um meteorito ou um fragmento de um satélite artificial, isolaram o local.

O russo Vladimir Svetsov, cientista do Instituto de Dinâmica de Geosferas da Academia de Ciência da Rússia, explicou hoje que os meteoritos de rocha em regra não chegam à superfície da Terra, normalmente se dissipam antes da chegada à atmosfera.

Ele destacou que os meteoritos de um metro de diâmetro colidem com a Terra uma vez ao ano. Svetsov detalhou que cerca de 10% do total dos meteoritos são de ferro e lembrou que há dez anos um corpo desse tipo caiu na república russa de Baskortostán, junto à localidade de Sterlimatak, e deixou uma cratera de dez metros de diâmetro.



Fonte: G1/arquivosdoinsolito
Read More

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Meteorito abre cratera de 20 de metros de diâmetro na Letônia

16:12 0


Imagem da queda do meteoro feita por um cinegrafista amador



Um meteorito caiu na noite deste domingo (25) no norte da Letônia, abrindo uma cratera de 20 metros de diâmetro e dez de profundidade, informou a agência oficial de notícias russa RIA Novosti nesta segunda-feira (26).

Segundo informações, o meteorito caiu em uma fazenda no arredores da localidade de Mazsalaca, junto à fronteira com a Estônia. Ninguém ficou ferido.

As autoridades locais, que inicialmente não sabiam se a cratera havia sido aberta por um meteorito ou pelo pedaço de um satélite artificial, isolaram o lugar em que o corpo celeste caiu.



"O mais provável é que se trate de um meteorito de ferro com um um diâmetro de aproximadamente um metro e uma massa de várias toneladas", disse à RIA Novosti Vladimir Svetsov, do Instituto de Dinâmica de Geosferas da Academia de Ciências da Rússia.

O cientista explicou que os meteoritos de rocha não chegam à superfície da Terra, já que se desintegram no contato com a atmosfera.

"Se o corpo celeste [que caiu na Letônia] fosse um satélite [artificial], este teria que ser de extrema solidez. Do contrário, teria se destruído no ar", acrescentou o especialista.

Svetsov destacou que meteoritos de um metro de diâmetro colidem com a Terra uma vez ao ano.



Fonte: Folha Online/Terra Chile/arquivosdoinsolito

Read More

Nave espacial japonesa descobre cratera que poderia abrigar astronautas na Lua

16:07 0

buraco pode ser usado como uma claraboia e abrigar posto lunar subterrâneo, protegendo astronautas de vários tipos de perigos espaciais.

Um grupo de pesquisadores da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa descobriu uma cratera em fotos tiradas pela espaçonave Kaguya, que ficou na órbita da Lua por quase dois anos antes de terminar sua missão em junho passado.

A descoberta de crateras como essa pode tornar possível a exploração humana da Lua. Como os canais podem ter centenas de metros de largura, eles podem funcionar como uma claraboia e oferecer bastante espaço para um posto lunar subterrâneo, protegendo astronautas da radiação espacial, de impacto de meteoritos e de variações radicais de temperatura.

A cratera, que pode levar a uma vasta galeria subterrânea de túneis, reforça evidências de que canais feitos de lava poderiam proteger futuras colônias humanas da radiação e outros perigos.

A Lua parece ter longos túneis parecidos aos que existem aqui na Terra. Eles são criados quando correntes de rocha derretida se solidificam e a lava é drenada, deixando um túnel oco de rochas.

A cratera encontrada fica em uma região vulcânica da Lua chamada Marius Hills. Ela tem 65 metros de um lado a outro.

Fotos tiradas de vários ângulos revelaram que a cratera pode chegar a 80 metros de profundidade. Ela fica bem no meio de um riacho, o que sugere que leva a um canal de lava de 370 metros de largura.

Os cientistas ainda não sabem como a cratera se formou, se pelo impacto de um meteorito ou por “terremotos” na Lua.

O orbitador de reconhecimento lunar da Nasa (LRO, na sigla em inglês) que é capaz de tirar fotos instantâneas da região, poderá ajudar a revelar mais sobre a cratera. Os cientistas dizem que podem descobrir mais canais de lava no futuro.

A equipe do Kaguya ainda está combinando imagens de outras áreas atrás de novas crateras. E a câmera principal do LRO deverá ser usada para tirar fotos oblíquas da superfície da Lua, o que pode ajudar a revelar entradas de cavernas invisíveis a olho nu.



Fonte: R7/arquivosdoinsolito
Read More

Acre: OVNI sobrevoa a Transacreana

15:55 1


Fenômeno foi avistado à 01h40 numa área de floresta da rodovia Transacreana; confira as imagens aqui:


Mais um objeto voador não identificado, ovni, foi avistado pela equipe da TV Gazeta, no quilômetro 40 da Estrada Transacreana, por volta de 01h40 desta sexta-feira.

A equipe voltava de uma reportagem sobre um saque realizado por bandidos vestidos com uniformes de policiais federais, no quilômetro 90 da referida rodovia, quando notaram o objeto.

Ele era de forma oval, pairou sobre o horizonte por cerca de meia hora, à margem direita da rodovia e foi filmado pelo cinegrafista Jailson Fernandes.

Depois veio ao encontro dos repórteres e passou a uns cem metros da equipe, dando uma guinada em direção à floresta.

“Se eu não tivesse visto o que eu vi eu não acreditaria nos relatos de quem viu”, afirmou Fernandes, abismado com o fenômeno.

“No fundo do objeto apareciam também luzes semelhantes a estrelas”, narra Fernandes.

Segundo a equipe da TV Gazeta, a princípio se acreditou ser um jato comercial. “Mas não era, porque quando passou pela gente não fazia qualquer ruído”. O objeto, como pode ser visto nas imagens, emitia luzes de cores diferentes, rosa, vermelho e verde.


Ufólogo acreano analisa imagens de ovni na Transacreana




Edvaldo de Souza em conversa informal ao vivo com o ufólogo Marcos José, no Gazeta Alerta (Foto: Diego Gurgel/A Gazeta)



Em participação no programa Gazeta Alerta, o ufólogo acreano Marcos José de Souza, 27 anos, afirmou ao jornalista Edvaldo Souza que as características do objeto filmado levam a crer que se trata de um objeto voador não identificado.

“Mas isso não quer dizer que seja uma nave de outro mundo”, pondera o especialista.

Marcos José de Souza disse que a situação é muito semelhante ao que outras pessoas já observaram em outras épocas, no Acre.

“Me recordo de ter entrevistado um senhor que é morador da curva do Tucumã, (no quilômetro 12 da AC-40) que em 1994 observou algo muito parecido”, diz ele.

Na própria estrada Transacreana existem relatos parecidos, afirma o ufólogo. “Mas dificilmente saberemos mesmo do que se trata”.

O ufólogo é a pessoa que estuda as ocorrências de UFOs, da sigla em inglês Unidentified Flying Object, que se traduz por objeto voador não identificado, ou simplesmente óvni.



Fonte:
A Gazeta/arquivosdoinsolito

Read More

Aspirina teve participação em gripe espanhola, diz estudo

15:54 0
Garrafa de aspirina fabricada e distribuída em 1899


A epidemia de gripe de 1918 foi provavelmente a calamidade mais mortal da história da humanidade, matando mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

Agora, parece que um pequeno número das mortes pode ter sido causado não pelo vírus, mas por um remédio usado em seu tratamento: a aspirina.

A Dra. Karen Starko, autora de um dos primeiros ensaios ligando o uso da aspirina à Síndrome de Reye, publicou um artigo sugerindo que overdoses do relativamente novo "medicamento milagroso" poderiam ter sido fatais.

O que levantou as suspeitas de Starko foi que altas doses de aspirina, quantidades consideradas inseguras hoje em dia, eram comumente utilizadas para tratar a doença.

Além disso, os sintomas de overdose de aspirina poderiam ser difíceis de distinguir dos próprios sintomas da gripe --especialmente entre aqueles que morreram logo após ficarem doentes.

Algumas dúvidas foram levantadas ainda na mesma época. Pelo menos um patologista que trabalhava para o Serviço de Saúde Pública achou que os pulmões examinados durante as autópsias das primeiras mortes estavam pouco danificados para que o óbito fosse atribuído à pneumonia viral, e que as grandes quantidades de líquido sangrento e aquoso nos pulmões deveria ter alguma outra causa.

Starko reconheceu não ter relatórios de autópsia ou outros documentos capazes de provar a culpa da aspirina.

"Aqueles lugares eram um caos", disse ela, "e não acho que haja registros de qualidade em lugar algum".

Porém, dos muitos fatores que podem ter influenciado os resultados de qualquer caso em particular, escreveu Starko, a overdose de aspirina se destaca por diversas razões, incluindo uma confluência de eventos históricos.

Em fevereiro de 1917, a Bayer perdeu sua patente americana sobre a aspirina, abrindo um lucrativo mercado farmacêutico a muitos fabricantes.

A empresa contra-atacou com abundante publicidade, celebrando a pureza da marca exatamente quando a epidemia atingia seu auge.

As embalagens de aspirina eram produzidas sem avisos sobre intoxicação e poucas instruções de uso.

No outono de 1918, enfrentando uma doença mortal alastrada sem cura conhecida, as autoridades do governo e a marinha dos EUA recomendaram a aspirina como tratamento sintomático, e os militares compraram grandes quantidades do medicamento.

O "Journal of the American Medical Association" sugeriu uma dose de mil miligramas a cada três horas, o equivalente a quase 25 comprimidos-padrão de 325 miligramas a cada 24 horas. Isso é aproximadamente o dobro do que hoje se considera uma dose segura.

O artigo de Starko, publicado na edição de 1º de novembro do Clinical Infectious Diseases, gerou algum interesse entre outros especialistas.

"Acho que o artigo é criativo e está fazendo boas perguntas", disse John M. Barry, autor de um livro sobre a gripe de 1918, chamado "The Great Influenza".

Mas não sabemos quantas pessoas realmente tomaram as doses de aspirina discutidas no artigo".

A farmacologia da aspirina é complexa e não foi totalmente compreendida até a década de 1960, entretanto a dosagem é crucial. Dobrar a dose dada em intervalos de seis horas pode causar um aumento de 400% na quantidade de remédio que permanece no corpo.

Até mesmo doses diárias bastante baixas --de seis a nove pílulas padrão por dia durante vários dias-- podem levar a níveis perigosamente altos do medicamento no sangue de algumas pessoas.

Peter A. Chyka, professor de farmácia na Universidade do Tennessee, disse ter achado a teoria de Starko "intrigante".

Pouco se sabia a respeito de dosagens seguras na época, disse ele, e os médicos simplesmente aumentavam a quantidade até verem sinais de intoxicação.

"No contexto do que sabemos hoje sobre aspirinas e produtos parecidos com ela, Starko fez uma tentativa interessante de reunir tudo isso", disse Chyka. "Há outras coisas além da gripe que podem complicar uma doença como essa".

Embora duvide que mais do que um pequeno número de mortes possa ser atribuído à overdose de aspirina, o Dr. David M. Morens, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, disse que o artigo era valioso por "fazer um esforço para examinar fatores ambientais ou hospedeiros que possam estar envolvidos". Segundo ele, "Não conseguimos explicar todas as mortes em jovens adultos com o vírus em si".

Starko estava hesitante em estimar quantas mortes a overdose de aspirina poderia ter causado, mas sugeriu que os arquivos militares eram um lugar para se procurar.

"Estou esperando que outros venham em seguida", disse ela, "ao examinar registros disponíveis de tratamento".


Fonte: Folha Online/arquivosdoinsolito

Read More

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Chico Xavier - Transcomunicação Instrumental

15:07 0
Entrevista com Chico Xavier no programa Pinga Fogo na TV Tupi em 1972 no momento que o celebre Eng. Hernani Guimarães Andrade pergunta sobre a Transcomunicação Intrumental.




Fonte: sobrenatural.org
Read More

Descoberta aranha gigante que faz teia de um metro

15:04 0

Uma nova espécie rara de aranha gigante que produz teias orbiculares de até um metro de diâmetro foi descoberta na África do Sul e Madagascar.

Em estudo publicado na revista científica PloS One, os pesquisadores anunciaram a descoberta da espécie Nephila komaci.

Apenas as fêmeas são consideradas gigantes, com corpo de 3,8 centímetros e diâmetro entre as pernas de até 12 centímetros de tamanho.



O macho é considerado pequeno, com um tamanho até cinco vezes menor. A teia pode chegar a até um metro em diâmetro.

As aranhas de teias orbiculares são um grupo abrangente de animais, conhecidos pela forma circular em que tecem a sua teia.

A nova aranha foi identificada pelo biólogo esloveno Matjaz Kuntner, que trabalha na Academia Eslovena de Ciências e Artes, e por Jonathan Coddington, do museu de História Natural do Smithsonian Institution, em Washington.


'Muito incomum'


Kuntner disse à BBC que a descoberta é "muito incomum", já que o gênero Nephila é muito estudado e era pouco provável que uma nova espécie fosse encontrada dentro do gênero.

Ao se deparar com os animais gigantes, os cientistas não tinham certeza se eles eram de fato uma nova espécie, ou se eram apenas variações gigantes de outras espécies conhecidas.

O primeiro espécime analisado pertencia a um colecionador em Pretória, na África do Sul. Ele foi analisado pela primeira vez em 2000.

Ao pesquisar mais de 2,5 mil espécies em 37 museus, nenhuma aranha semelhante foi achada, e o pesquisador concluiu que ela estava extinta.

Mas quando um colega achou outras três aranhas idênticas na África do Sul, o cientista concluiu que se tratava mesmo de uma nova espécie.

A descoberta permitirá que cientistas estudem a diferença de tamanho entre as espécies do gênero Nephila.



Kuntner acredita que, por pressões ligadas à evolução e à sobrevivência, as fêmeas sofreram de "gigantismo", para que elas pudessem produzir um número maior de crias e garantir a perpetuação da espécie.

Os dois pesquisadores temem que a espécie possa estar perto da extinção.

"A quantidade é restrita e os lugares onde as encontramos estão em dois ambientes de biodiversidade ameaçada: (na região sul-africana de) Maputaland e em Madagascar", afirmou Coddington.

A aranha foi batizada em homenagem a outro cientista amigo de Kuntner, Andrej Komac, que morreu em um acidente.



Fonte: BBC/arquivosdoinsolito

Read More

Nasa acha molécula orgânica em planeta fora do Sistema Solar

15:03 0
Química básica para a vida foi encontrada no exoplaneta HD 209458b (na foto, em concepção artística)


Pesquisadores da Nasa (agência espacial norte-americana) anunciaram a descoberta de química básica para a vida em um segundo planeta quente e gasoso, muito distante do nosso Sistema Solar.

Feito na terça-feira (20), o anúncio da pesquisa também informa que isso permite aos astrônomos avançar quanto a identificar planetas onde a vida possa existir.

O planeta, que leva o nome de HD 209458b, não é habitável, mas possui a mesma química que, se encontrada em um planeta rochoso no futuro, pode indicar a presença de vida.

"É o segundo planeta fora do nosso Sistema Solar em que água, metano e dióxido de carbono foram encontrados --elementos importantes para processos biológicos em planetas habitáveis", disse o pesquisador Mark Swain, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

"A descoberta de componentes orgânicos nos dois exoplanetas já traz a possibilidade de que será corriqueiro encontrar planetas com moléculas que podem ser vinculadas à vida."

Os pesquisadores usaram dados de dois observatórios em órbita: os telescópios espaciais Hubble e Spitzer, para estudar o HD 209458b --que, além de quente e gasoso, é gigante (maior do que Júpiter) e orbita em uma estrela semelhante ao Sol por volta de 150 anos-luz de distância da constelação de Pegasus.


Sequencial


A descoberta segue a uma outra, ocorrida em dezembro de 2008, que mostrou a presença de dióxido de carbono (CO2) em outro planeta do tamanho de Júpiter, o HD 189733b.

Observações anteriores do Hubble e do Spitzer também tinham revelado que o planeta contém água em vapor e metano.

Para rastrear as moléculas orgânicas, a Nasa usou espectroscópios, instrumentos que dividem a luz em componentes para mostrar a "assinatura" de diferentes elementos químicos.

Dados da câmera infravermelha do Hubble e do espectrômetro de multiobjetos mostraram a presença de moléculas, e dados do fotômetro e do espectrômetro infravermelho do Spitzer mediram as respectivas quantidades.

"Isso demonstra que nós podemos identificar as moléculas importantes nos processos de vida", disse Swain. Os astrônomos podem, a partir de agora, comparar as duas atmosferas de ambos os planetas, pelas diferenças e similaridades.

Por exemplo: as quantidades de água e dióxido de carbono relativas a ambos os planetas são similares, mas o planeta HD 209458b mostra ter metano em abundância, quando comparado com o HD 189733b.

"A alta abundância de metano está nos dizendo alguma coisa", disse Swain. "Pode significar que houve algo especial sobre a formação deste planeta."

"A detecção de compostos orgânicos não significa necessariamente que há vida em um planeta, porque existem outras formas para a geração destas moléculas", disse Swain.

"Se detectamos compostos químicos orgânicos em um planeta rochoso como a Terra, nós vamos entender o suficiente sobre o planeta para descartar processos sem vida que poderiam ter conduzido os elementos químicos até lá."



Fonte: Folha Online/arquivosdoinsolito

Read More

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Rosto Fantasmagórico em Casa Abandonada

16:02 0
Jovens investigadores entraram numa casa abandonada a fim de encontrar indícios de alguma atividade paranormal, pois havia rumores estranhos sobre a localidade.

Ao analisar o vídeo posteriormente, em alguns segundos, os jovens puderam notar um entranho rosto feminino, que logo foi relacionado a uma antiga dona do local.

Esta investigação foi realizada na madrugada de 26 de Agosto de 2005.




Fonte: sobrenatural.org
Read More

A Casa que Voa

15:58 0
A Casa de Loreto protagonizou o que é considerado pelos estudiosos no assunto, um dos maiores fenômenos sobrenaturais de todos os tempos. Estamos falando da Santa Casa, também conhecida como; A Casa da Mãe de Deus, A Casa de Maria, A Casa da Sagrada Família, Santa Casa de Nazaré... que originalmente se encontrava em Israel.

Após a conquista da Terra Santa pelos mulçumanos, as igrejas cristãs foram praticamente todas destruídas. Mas a maior das consternações provocadas, ocorreu em 8 de maio de 1291, quando demoliram a igreja que abrigava a casa onde supostamente Maria teria recebido o anúncio de que seria a mãe do Filho de Deus.

Dois dias depois para a surpresa de todos, o mundo recebeu a noticia de que uma construção com as mesmas características da Casa de Maria surgira milagrosamente às margens do mar Adriático, em Tersatz, Dalmácia, na antiga Iugoslávia, quase 2.000 km distante de Nazaré.

Diante do alvoroço causado pelo fenômeno, o governado local Nicolau Frangipane, solicitou que o bispo Alexandre de Modruzia, juntamente com uma comissão, fossem a Israel apurar como aquela poderia ser a verdadeira Casa de Maria, já que a mesma teria sido destruída pelos mulçumanos.

Chegando na Terra Santa, no local onde deveria estar os escombros da “casa”, encontraram apenas suas fundações... Após várias medições e comparações entre as fundações em Israel e a casa surgida na Iugoslávia, a comissão atestou que realmente se tratada da Casa da Santa Família, mas não explicou como ocorreu sua translação.

Passou-se três anos, até que misteriosamente a casa desapareceu de Tersatz. No lugar só ficou a inscrição gravada pelo governador: "Aqui é o local onde em 10 de maio de 1291 esteve A Santa Casa de Maria e depois no dia 10 de dezembro de 1294, retirou-se”.

Desta vez o fenômeno pode ser observado e muitos foram os que deram seus testemunhos; “... era noite de 10 de dezembro de 1294, quando uma forte luz, acordou a todos, fomos para fora de nossa casa e assustados contemplamos uma casa voando pelo céu em direção ao mar Adriático.”

A Casa sobrenaturalmente voou até a Itália, na província de Ancona, onde pousou num bosque em meio a uma floresta de loureiros, daí o nome “Casa de Loreto”. Durante esta noite, muitos dos camponeses de Ancona observaram uma estranha bola luminosa descendo no bosque, mas foi somente pela manhã que se deram conta do que realmente havia acontecido... no local encontraram uma casa antiga. A notícia se espalhou rapidamente e a associação com o desaparecimento da Casa de Tersatz foi inevitável.

Para tentar esclarecer o que realmente aconteceu, foi enviada uma comissão investigativa a Tersatz, a fim de comparar as informações e medidas colhidas também em Nazaré, só então em 12 de junho de 1297 a autoridade imperial devidamente documentada, declara que a “Casa” surgida na Itália, era a mesma de Tersatz, e por sua vez, a mesma de Nazaré.

Diante da propagação do milagre, com medo que a estrutura frágil da casa pudesse ser abalado com tantas visitações, decidiu-se construir um muro protetor em volta da casa. Afinal “ela não possuía fundações e estava pousada em um terreno irregular”. É o que anteriormente foi feito para proteger, acabou por autenticar a veracidade da Casa milagrosa: no dia seguinte ao término da obra, as paredes que foram erguidas coladas a da casa, misteriosamente se afastaram dela 30 cm. - “A casa não necessitava da intervenção humana para se sustentar”.

Na época a igreja se manteve apreensiva sobre os últimos acontecimentos sobrenaturais com a casa, demorou um pouco até que o papa Clemente VII resolvesse enviar uma comissão, a Loreto na Itália, a Tersatz e depois a Nazaré, com a intenção de buscar provas e colher depoimentos, para só depois confirmar oficialmente o milagre.

Com o apoio de Clemente VII, os melhores artistas da época comandados pelo famoso Nerucci, foram convocados para decorar a Santa Casa. Depois no início do século XIV os próprios habitantes da cidade construíram um magnífico santuário no local, que mais tarde, na segunda metade do século XV foi ampliado e transformado em basílica pelo papa Paulo II. A fachada da casa foi protegida com grades confeccionada em pura prata e seus muros cobertos com lâminas de prata. Com o passar dos séculos a basílica foi acrescida de magníficas obras de artes e peças confeccionadas em ouro e pedras valiosas. O Papa Pio II em 1464, por agradecimentos a graça alcançada, ofereceu um cálice em ouro puro a basílica.


Atual Basílica onde se encontra a Santa Casa

Papas que confirmaram a autenticidade da Santa Casa
Paulo II
Clemente VII.
Sisto IV, declarou a Basílica de Loreto diretamente ligados à Santa Sé.
Júlio II
Leão X
Paulo III
Sisto V,
Paulo IV
Clemente IX, papa de 1667 a 1669, ordenou que se realizasse um novo processo de revisão sobre o translado da Santa Casa e dos milagres a ela atribuídos. Novamente a Santa Sé confirma a autenticidade dos milagres.
Inocêncio XII,
Bento XIV
E mais recentemente João Paulo II e papa Bento XVI que visitou o Santuário de Loreto em 1 de setembro de 2007


Construção em mármore que abriga a Santa Casa - Altar do interior da Santa Casa


Em 1751 o Papa Bento XIV, antes de restaurar o piso da casa, com a colaboração de autoridades e estudiosos, promoveu uma nova pesquisa arqueológica. As escavações constataram que as paredes da casa foram pousadas no local, não havia fundações. E surpreendentemente pode-se observar um vão que variava em media de 2 centímetros (o terreno do bosque era irregular) entre a estrutura da casa e o chão, “...como se a casa estivesse flutuando todo este tempo sem nunca ter tocado o chão por completo”.


Representações artística de como teria sido o vôo da Santa Casa

* Apesar das gravuras e textos fazerem referência a uma casa, na verdade trata-se de um pequeno cômodo.
* A versão da casa ter sido levada por anjos, é mais recente. Os primeiros relatos diziam que a casa cruzou o céu voando e emitindo uma forte luminosidade como um cometa.


A Versão da história para os Céticos.
Originalmente a Casa de Maria, era composta de duas partes: uma gruta escavada na rocha e uma pequena construção de pedras na frente da gruta. Em 1291, quando os cruzados foram expulsos da região, os Angelis para protegê-la destruição iminente, transportaram a casa primeiramente para Iugoslávia e depois para Itália em 10 de dezembro de 1294.

A Santa Casa e os documentos a ela relacionada, sempre foram objetos de estudo. E o mais recente ocorreu em 1962-1965. Quando foi descoberto um documento de setembro de 1294, de Nicéforo Ângelo, que atestava claramente: "as Santas Pedras da Casa de Nossa Senhora Mãe de Deus, foram trazidas para cá ".

Em outros documentos do vaticano foram encontrados referências a uma família Bizantina chamada De Angelis, que salvou da destruição muçulmana as pedras da Santa Casa de Nazaré e as mandou trazer para Loreto, no século XII, (De Angelis que em latim quer dizer “Os Anjos”)

Conclusão
Não obstante da casa ter voado sobrenaturalmente para Loreto ou ter sido trazida pelos Anjos do céu, ou mesmo transportados por navios pela família De Angelis... É incontestável que a construção é realmente a Casa de Maria, a mesma que estava em Nazaré e para a sorte dos cristãos, foi salva de sua destruição pelos mulçumanos.

PARA MAIS INFORMAÇOES:

Fonte: sobrenatural.org
Read More

Dez desordens mentais muito bizarras

15:56 0
As desordens mentais afetam milhões de pessoas no mundo todo. Em geral, apenas algumas são conhecidas do grande público, como o transtorno bipolar, a esquizofrenia e o mal de Alzheimer.

Nesta lista estão compilados 10 tipos de desordens mentais incomuns, que dificilmente se vê por aí. É muito difícil encontrar um conhecido ou até mesmo matérias na mídia falando de alguma destas desordens.


10. Síndrome de Estocolmo



Um exemplo famoso da síndrome de Estocolmo é a história de Patty Hearst, filha de um milionário que foi seqüestrada em 1974, e que desenvolveu simpatia pelos seus captores, e mais tarde participou de um roubo


A síndrome de Estocolmo ocorre em pessoas sequestradas que, após o término da situação de risco pela qual passaram, começam a nutrir um certo tipo de simpatia pelos seus sequestradores. Também há casos registrados desta síndrome em estuprados, mulheres que apanham dos maridos, e crianças abusadas.

Esta desordem ganhou seu nome após um assalto a banco em Estocolmo, na Suécia, onde os reféns, apesar de passarem sob domínio dos bandidos do dia 23 ao dia 28 de Agosto de 1973, pediam que a polícia os libertasse e se recusavam a testemunhar contra.


9. Síndrome de Lima



Membro do Tupac Amaru


O oposto da Síndrome de Estocolmo: neste caso, os bandidos têm extrema compaixão pelas vítimas.

Ganhou este nome após a crise na embaixada japonesa em Lima, no Peru, entre 26 de Dezembro de 1996 e 22 de Abril de 1997.

Os membros do grupo guerrilheiroTupac Amaru tomaram como reféns os convidados de uma festa promovida na casa do embaixador japonês no Peru. Entre os reféns encontravam-se diplomatas, membros do governo e militares.

Depois de meses de negociações infrutíferas, os reféns foram libertados por militares peruanos, embora um refém tenha sido morto com todos os guerrilheiros.


8. Síndrome de Diógenes




Diógenes foi um filósofo grego que vivia em um barril pregando ideais de animalismo e niilismo.

Esta síndrome é caracterizada por extremo negligenciamento, tendências reclusivas e acumulação compulsiva, algumas vezes de animais. É encontrada principalmente em pessoas mais velhas e é associada à senilidade.


7. Síndrome de Paris




É uma síndrome exclusiva de japoneses, que surtam ao chegar nesta cidade. Dos milhões que visitam Paris todo ano, aproximadamente uma dúzia de turistas japoneses precisa de tratamento psicológico depois de visitar Paris e precisa ser levado de volta ao Japão.

Isto ocorre basicamente devido a um grande choque cultural. Alguns turistas que chegam à cidade são incapazes de dissociar a visão utópica que tem de Paris, como aquela vista em filmes como Amélie Poulain, da realidade de uma grande metrópole.

Se um dos portadores da síndrome encontra um garçom mal-educado, por exemplo, ele se força a guardar a raiva para si e acaba sofrendo uma fadiga mental muito grande.

O fenômeno foi descrito pela primeira vez no jornal de psiquiatria "Nervure", em 2004. Segundo o psicólogo do hospital Hotel-Dieu,Yousef Mahmoudia, um terço dos pacientes se recupera imediatamente, outro terço sofre recaídas e o restante tem psicoses.


6. Síndrome de Stendhal


No filme "A Noite dos Generais" o ator Peter O'Toole interpreta um general psicopata que sofre da Síndrome de Stendhal


Esta doença psicossomática causa taquicardia, tonturas, confusão e até mesmo alucinações em quem a tem e é exposto a artes.

Os ataques ocorrem especialmente se a arte é muito bonita ou se há muitas obras reunidas em um mesmo local.

Esta desordem tem este nome em homenagem ao escritor francês Stendhal, que descreveu estas sensações em um livro, após visitar Florença, na Itália.


5. Síndrome de Jerusalém



As vítimas da síndrome vagam pelas ruas da cidade vestindo túnicas e fazendo pregações


Síndrome de Jerusalém é o nome dado a um grupo de fenômenos mentais envolvendo ideias obsessivas com religião, delírios ou outras experiências psicóticas desencadeadas por (ou que levam a) uma visita a Jerusalém.

Não é exclusiva de uma religião, podendo afetar tanto judeus quanto cristãos, mas segundo o médico Yair Bar El, que identificou clinicamente a síndrome, os cristãos de denominações protestantes são os mais suscetíveis a desenvolver a doença.

Isso acontece porque, diferentemente de católicos e judeus, que têm tradições e rituais rígidos e um mediador, como o padre ou o rabino, os evangélicos mantêm uma relação direta com Deus.

Esta perturbação surge enquanto a pessoa está em Jerusalém e causa delírios psicóticos que tendem a se dissipar após algumas semanas. Todas as pessoas que já sofreram disto têm histórico de doenças mentais.

A síndrome de Jerusalém foi identificada clinicamente pelo médico Yair Bar El, do Hospital Psiquiátrico Kfar Shaul, para onde vão todos os turistas com problemas psicológicos da cidade.

Ele estudou 470 indivíduos tratados no centro médico entre 1979 e 1993 com sintomas característicos da doença.

A pesquisa rendeu uma série de conclusões, estabeleceu os estágios do distúrbio e apontou quem é mais suscetível a desenvolvê-lo.

Umas das constatações é que, normalmente, a síndrome começa a se desenhar no segundo dia de viagem.

E só é possível “barrá-la” até o estágio em que a pessoa tenta se afastar do grupo. Se ela se veste com lençóis, só a internação consegue detê-la.

Os guias turísticos da cidade já estão treinados para alertar as autoridades sobre qualquer alteração.


4. Delírio de Capgras


Invasores de corpos


O delírio de Capgras é uma desordem rara na qual uma pessoa acredita que um conhecido seu, muitas vezes o cônjuge ou um parente próximo, foi substituído por um sósia idêntico.

É mais comum em pacientes com esquizofrenia, embora ocorra em pessoas com demência ou que sofreram algum dano cerebral.

A paranóia induzida por esta doença foi utilizada em vários filmes de ficção científica, como Vampiros de Almas, O Vingador do Futuro e Mulheres Perfeitas.


3. Delírio de Fregoli


Leopoldo Fregoli


O oposto do delírio de Capgras. Uma pessoa com esta desordem acredita que um completo estranho é, na realidade, um conhecido próximo que mudou de aparência ou está disfarçado.

Ganhou este nome graças ao ator italiano Leopoldo Fregoli, conhecido por sua grande habilidade em mudar de aparência durante suas apresentações.

Foi reportado pela primeira vez em 1927, quando uma mulher de 27 anos acreditava estar sendo perseguida por dois atores que ela frequentemente assistia no teatro. Ela acreditava que estas pessoas perseguiam-na de perto, tomando a forma de pessoas que ela conhecia.


2. Delírio de Cotard



Cena de "A Volta dos Mortos Vivos"


Esta é uma desordem rara na qual a pessoa acredita estar morta, não existir, estar apodrecendo ou ter perdido todo o sangue e órgãos vitais. Raramente pode incluir delírios de imortalidade.

Foi batizada assim devido a Jules Cotard, neurologista francês que primeiro descreveu a condição, chamando-a de le délirie de négation, em uma palestra em Paris, em 1880.


1. Paramnésia Reduplicativa




A paramnésia reduplicativa é a crença de que um local foi duplicado, existindo simultâneamente em dois ou mais lugares, ou que foi movido para algum outro lugar.

Por exemplo, uma pessoa pode não acreditar que está no hospital no qual foi internada, mas sim em um outro hospital, idêntico ao primeiro, mas localizado em outro lugar do país.

O termo paramnésia reduplicatica foi utilizado pela primeira vez em 1903 pelo neurologista checo Arnold Pick, para descrever a condição em que se encontrava uma paciente com suspeita de mal de Alzheimer.

Esta paciente insistia que havia sido transferida da clínica de Pick para outra clínica idêntica à dele, mas localizada em um subúrbio familiar. Para explicar as discrepâncias, ela afirmava que Pick e sua equipe trabalhavam nos dois locais.


Fonte: a grande abóbora/Listverse/Isto É Independente/arquivosdoinsolito
Read More

Post Top Ad