dezembro 2010 - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Daniel Douglas Home

14:35 1
Daniel Douglas Home, "O rei dos médiuns", era capaz de coisas extraordinárias como sair levitando pela janela, dar a volta na esquina e entrar pela outra. Acabou louco.

Daniel Douglas Home, ou simplesmente D.D.Home, como é mais conhecido, foi um dos maiores "médiuns" que existiram, tal eram seus "poderes" que ele era chamado de "O rei dos médiuns". D.D.Home era de naturalidade irlandesa, nascido em Edimburgo no dia 20 de março de 1833.

Os singulares dotes deste homem, de aspecto doentio e delicadas maneiras, puseram-se de outro mundo manifestavam-se por meio da sua pessoa.

Daniel era uma pessoa franzina. Aos treze anos, viu o espírito de um amigo, chamado Edwin. E anunciou a família o significado da visão. O rapaz deveria estar morte a 3 dias, o que foi comprovado. Começou assim sua carreira mediúnica. Ele era dotado de inúmeras faculdades paranormais. Mas somente aos dezenove anos viria a desafiar a lei da gravidade.

A maioria dos levitadores segue algum credo religioso, que tanto pode ser o catolicismo quan-to o misticismo hindu, ritos ligados aos antigos mistérios egípcios ou o espiritismo. Daniel Douglas Home pertencia a esta última categoria.

Nascido na Escócia e criado nos Estados Uni-dos, Daniel era uma criança franzina. Aos tre-ze anos, viu o espírito de umamigo , chamado Edwin. E anunciou à família o significado da visão: o rapaz devia estar morto há três dias, o que foi comprovado. Começou, assim, sua car-reira mediúnica. Ele era dotado de inúmeras faculdades paranormais. Mas só aos dezanove anos viria a desafiar a lei da gravidade.

Ward Cheney, próspero fabricante americano de seda, organizou em agosto de 1852 uma sessão espírita em Connecticut. Home estava presente e todos aguardavam manifestações in-sólitas, tais como luzes misteriosas, objetos flutuantes etc. Mas algo inesperado aconteceu, tornando Home famoso da noite para o dia: ele flutuou no ar e sua cabeça tocou o teto. Entre os convidados estava um incrédulo repórter do Hartford Times, que descreveu n bizarro incidente: “Subitamente, sem que ninguém do grupo esperasse, Home subiu no ar. Eu estava segurando a mão dele e examinei seus pés – estavam 30 centímetros acima do chão. Todo o corpo de Home latejava, numa confusão de emoções que iam da alegria ao medo, sufocando suas palavras. Repetidas vezes ele levitou. Na terceira, subiu até o teta do apartamento, onde encostou as mãos e os pés”.

A carreira de Home progrediu; logo ele passou a ser tratado como celebridade tanto nas sessões espíritas quanto na sociedade mundana. Em todos os lugares onde ia ocorriam fenômenos – o vento uivava, flores frescas se materializavam e caíam do teto, portas se abriam e fechavam, bolas de fogo atravessavam a sala.

E Home levitava.

A célebre sessão de dezembro de 1868, em que saiu flutuando por uma janela e entrou por outra, continua sendo motivo de polêmica. O senhor de Lindsay (conde de Crawford, mais tarde) testemunhou o fenômeno e depôs: “Eu estava reunido com o sr. Home, lorde Adare e um primo dele [o capitão Wynne]. Durante a sessão, o sr. Home entrou em transe e nesse estado flutuou e foi levado para fora do apartamento, através da janela da sala contígua à nossa. Depois, sempre flutuando, voltou para o apartamento, passando por nossa janela. A distância entre ambas as janelas era de 2,30 metros e não havia nenhum beiral. A projeção de cada janela não passava de 30 centímetros e servia de floreira. Nós ouvimos a vidraça da sala ao lado subir, e logo em seguida vimos Home flutuando no ar do lado de fora de nossa janela. A lua cheia iluminava a sala; de costas para a luz, eu vi na parede a sombra do peitoril da janela, e os pés de Home uns 15 centímetros acima dela. Ele ficou nessa posição por alguns segundos, e então suspendeu a vidraça e entrou na sala com os pés na frente, sentando-se em seguida”.

Home era alvo frequente dos caricaturistas. Suas proezas espetaculares trouxeram-lhe fama e riqueza. Os críticos acusavam-no de fraude, mas nunca se provou nada contra ele.



“Estou subindo, estou subindo”

Pesquisadores de fenômenos psi, como Frank Podmore ou John Sladeck, procuraram refutar esse acontecimento, embora nenhum deles estivesse entre as testemunhas. Sladeck tentou desacreditar as três pessoas que estiveram presentes, comparando detalhes de suas histórias – como, por exemplo, a altura dos balcões até a rua ou, ainda, se realmente havia balcões.
Podmore, por outro lado, mostrou-se mais sutil em seu ceticismo. Mencionou que poucos dias antes da levitação, e diante das mesmas testemunhas, Home abriu a janela e subiu na laje que servia de floreira, do lado de fora. Chamou a atenção de todos para o fato de estar sobre aquela laje estreita, a uma distância considerável do chão. Podmore observou que “dessa forma, o médium conseguiu formar um esboço do quadro que pretendia produzir”.

Mas, em outra ocasião, Home anunciou: “Estou subindo, estou subindo”, antes de começar a levitar diante de diversas testemunhas.

Podmore insinuou que as levitações de Home não passavam de alucinações produzidas por sugestão hipnótica, semelhante ao truque da corda indiana, que dizem ser alucinação em massa provocada pela arenga do mágico.
Mesmo diante de extrema hostilidade, Home continuou a fazer levitações com sucesso por mais de quarenta anos. Ele apresentava-se, inclusive, à luz do dia – e jamais se comprovou que fosse farsante. Apesar das acusações de Podmore, Home nunca procurou criar um clima de sugestionabilidade. Sempre evitou um “clima” especial – preferia luz clara nas sessões, e incentivava os presentes a conversarem normalmente, ao invés de darem-se as mãos e concentrarem-se.

Embora na idade madura o médium pudesse levitar sempre que desejasse, o fenômeno ocorria também à revelia de sua vontade. Numa ocasião, Home pareceu muito surpreso quando seu anfitrião lhe chamou a atenção para o fato de estar pairando sobre as almofadas da poltrona.

Ilusionistas profissionais costumam orgulhar-se de seu número principal, quando colocam sua assistente em “transe”, equilibrando-a sobre duas espadas; depois, retiram as espadas de modo que ela paire no ar sem apoio aparente. Às vezes, ela está “hipnotizada” e sobe mais ainda no ar. Uma destas duas coisas deve acontecer: ela não sobe no ar (isto é, a platéia sofre alucinação coletiva) ou sobe ajudada por uma aparelhagem invisível para nós.

Home e outros espiritualistas atribuem suas proezas de materialização ou levitação a uma “aparelhagem invisível para nós” – só que, neste caso, a aparelhagem seria a atuação de espíritos. Até o fim de sua vida, Home sustentou que ele só podia voar porque era erguido pelos espíritos, que dessa forma demonstravam sua existência.

“Eu não sinto mãos me segurando e nem na primeira vez tive medo”, disse. "Contudo, tivesse eu caído do teto de algumas salas em que fiquei no ar e sofreria ferimentos graves. Em geral, sou suspenso perpendicularmente; meus braços ficam rígidos e são puxados para cima de minha cabeça, como se eu estivesse me agarrando a uma força que me levantasse do chão.”

Entre os que testemunharam os fenômenos de Home, destaca-se o cientista William Crookes, descobridor dos raios catódicos e precursor dos raios X. A respeito de Home, escreveu ele:

“Estes fenômenos são tão extraordinários, e opõem-se de modo tão direto às crenças científicas – entre outras, a ação da força da gravidade – que, até agora, ao lembrar-me dos detalhes daquilo que testemunhei, forma-se em minha mente um antagonismo entre a razão, que o considerava cientificamente impossível, e a consciência de que meus sentidos do tato e da visão não são testemunhas mentirosas”.

D.D.Home nunca foi pego em fraude, e que as condições de controle, nas sessões que realizava foram frequentemente satisfatórias.

Home é considerado um dos mais famosos médiuns de todos od tempos. Dizia-se filho ilegítimo de um nobre escocês, mas foi criado modestamente por uma tia, nos Estados Unidos



Vamos conferir agora os seus mais impressionantes fenômenos:

Os empregados do hotel Cox, na rua Jermyn, olhavam-se inquietos, aquela tarde de inverno de 1855. Desconfiavam de que algo estava ocorrendo num dos quartos do segundo andar, ocupado por um tal Mr. Home. O patrão estreitara sua amizade com aquele cavalheiro de gestos afeminados, cujo olhar penetrante continuava impressionando vivamente o pessoal do estabelecimento.

Enquanto a chuva repicava nas vidraças como marteladas, quatro pessoas reunidas à volta de uma pesada mesa: Lord Broughant, Sir David Brewster, Mr. Cox e Daniel Douglas Home. Brewster era professor de Física e ficou muito impressionado com o que aconteceu, aquela tarde chuvosa. A mesa começou a vibrar de uma forma inquietante. A luz, filtrada através das úmidas vidraças, deixava ver, perfeitamente, tudo o que acontecia. Num momento dado, as trepidações quase insuportáveis do móvel transformaram-se em assustadores golpes, como se um punho invisível batesse furiosamente sobre o tabuleiro. No entanto, nenhum dos assistentes à sessão, tinha contato com aquele. Espontaneamente, a mesa levantou-se uns palmos do chão. Levitando no ar, oscilava de um modo estranho durante uns minutos e em seguida caía bruscamente.

Mr. Cox colocou um sininho sobre o tapete, Durante um tempo, este permaneceu imóvel, até que, finalmente, começou a tocar, agitando-se, violentamente, sem que ninguém tivesse estabelecido contato com o abeto de bronze. O indutor inconsciente daqueles fenômenos surpreendentes parecia ser Mr. Home.

Espírita convicto, não duvidava de que as entidades do «outro-mundo» manifestavam-se por meio da sua pessoa.
Em 1857, foi convidado às Tullerias, em Paris, e Napoleão III pôde comprovar as maravilhosas faculdades do jovem Daniel. Uma mesa de madeira maciça foi projetada contra o teto e um lápis, manejado misteriosamente, traçou a caligrafia de Napoleão Bonaparte. Dele, contou Lord Adare, que, no dia 16 de dezembro de 1868, estando em fase de transe, saiu para a rua, pela janela, flutuando no espaço, e do mesmo jeito tornou a entrar no cômodo, diante da angustiosa expectativa dos presentes.
Até William Crookes, o eminente físico a quem se deve as análises mas importantes sobre os raios catódicos – que tornam possível a televisão dos nossos dias –, descobridor do elemento químico tálio (1861'ì e inventor do radiômetro, mostrou-se interessado em estudar os fenômenos gerados por aquele singular britânico. Em 1869, iniciou seus trabalhos com Homes. Seus instrumentos de laboratório permitiram avaliar a intensidade das forças misteriosas que o médiun exercia sobre a matéria.

Em estado de transe, D.D.Home projetou uma mesa contra o teto na presença de Napoleão III



Mais Fenômenos:

Um dos casos mais convincentes de fotogênese foi realizado por D.D. Home, veja:

D.D.Home fazia aparecer luzes em toda classe de formas. Umas vezes uma pequena bola luminosa flutuava no ar, outras vezes, apareciam pequenas luzinhas, como chuva de estrelas ou diminutos fogos de artifício. Numa ocasião, viram-se umas como línguas de fogo repousando ou saindo da cabeça de Home.

Inclusive alguma ou outra vez foi observada uma luz bem mais intensa, pois era visível na sala bem iluminada. Escreve, a propósito William Crookes: "Em plena luz, vi uma nuvem luminosa pairar sobre um helicóptero, colocado em cima de uma mesa, ao nosso lado ... e, em algumas ocasiões, percebi uma nuvem semelhante condensar-se sob nossos olhos."

Algumas vezes, luzes errantes, fosforescentes, tocaram os corpos dos assistentes, oferecendo a sensação de contato com um corpo sólido.

O caso acima foi estudado por William Crookes, que diz: "Tenho apenas a necessidade de lembrar aos meus leitores que... tomei todas as precauções convenientes para evitar que lançassem mão de óleo fosforado ou de outros meios. Ademais, muitsa dessas luzes eram de natureza tal que não pude chegar a imitálas por meios artificiais; sob as mais rigorosas condições de exame..."

D.D.Home produzia também o fenômenos Extra-Normal chamado Tiptologia, como veremos abaixo, nas palavras de William Crookes:

"Por diversas vezes, durante as minhas experiências, ouvi pancadas delicadas como produzidas pela ponta de um alfinete, (outras vezes) como uma cascata de sons penetrantes: os de qualquer máquina de indução em plena atividade; detonações no ar, (ou ainda), leves reídos metálicos, estalidos agudos, como os que se ouvem quando uma máquina trituradora esta em atividade; sons que pareciam arranhaduras, gorjeitos como os de um pássaro, etc.".

D.D.Home realizou muitos outros fenômenos que o consagraram como rei dos médiuns. No decorrer do tempo e a medida que for encontrando textos sobre os mesmos, irei adicionar a esta matéria.

Sir William Crookes, eminente físico que estudou os raios catódicos, estudou também o médium D.D.Home e com seu prestígio pode dar seu aval a realidade dos fatos.

Concepção de um artista sobre a levitação de D.D.Home. Embora seus dotes psíquicos incluíssem alongamento corporal e manifestações de aporte (materializações de objetos), ele era famoso sobretudo por desafiar a gravidade



Referências:

- Inexplicado - Rio Gráfica Vol 01 - 1985
- Mistérios do Desconhecido - Ed. Século Futuro - Vol


Fonte: Sobrenatural.org
Read More

Franek Kluski

14:27 0
Sessão com Franek Kluski (2º da esquerda para a direita)

Considerado o gigante dos médiuns no tema das materializações. Jamais lhe pegaram tentando simular algum ectoplasma (D.D.Home também nunca foi pego em fraude). Foi estudado muito intensamente, dada sua extraordinária capacidade, por grandes investigadores da época, que realizaram com ele provas que deram a volta ao mundo.

Ele era um individuo muito emotivo, que apresentava zonas de intensa sensibilidade na nuca e no antebraço esquerdo. Viveu entre 1874 e 1944. Durante as sessões mediúnicas seu ritmo cardíaco era fortemente acelerado, elevando suas pulsações a um nível preocupante. No final da experiência ele se queixava de uma sede insaciável, bebendo grandes quantidades de água. As vezes, no dia seguinte a uma sessão, seu corpo aparecia coberto de chagas sanguinolentas que se curavam rapidamente em dois ou três dias. Ele tinha antecedentes familiares destas faculdades na figura de seu pai, que ainda que possuísse estes dons, nunca participou em sessões espíritas; também parecia seu tio possuir estes dons, que era sacerdote católico.

De noite seu quarto era lugar de encontro de indivíduos do outro mundo, assim dizia ele. Mas estas visitas não lhe causavam nenhum temor.

Suas poderosas faculdades surgiram muito cedo, e seus amigos participavam das aparições que surgiam numa tenda que ele mesmo havia construído com duas cadeiras sobre as quais colocava um chalé. Lá dentro eles puderam ver as figuras de um irmão e de uma irmã já falecidos. Na puberdade, as alucinações chegaram a ser muito frequentes. Ele costumava visitar cemitérios e bosques solitários, surgindo então a sua volta aparições de todo o tipo, desde seus pais, que já havia morrido, até fantasmas de diversos animais: cachorros, gatos e lobos, que se situavam perto dele. Dos 20 até os 46 anos, prestou pouca atenção ao mundo das alucinações em que se encontrava imerso, preferindo casar-se e cuidar de finanças. No final do inverno de 1918-1919, assistindo uma sessão mediúnica na qual atuava o dotado Guzik, os assistentes tiveram a idéia, depois que o médium foi embora, de reunirem-se a fim de comprovar se eram capazes de produzir algum fenômeno. A surpresa não se fez esperar, surgindo formas luminosas (Fotogênese) sobre a cabeça de Kluski. A partir deste acidente começou a carreira mediúnica de Franek no Instituto Metapsíquico, onde ele se prestou a ser estudado sem outro interesse que o de estar ao serviço da ciência. Os controles que se levavam a cabo nas experiências das quais ele fazia parte foram simples. Seguravam-lhe as mãos e lhe controlavam os joelhos e as pernas. Não era um médium que oferecesse dificuldade para ser controlado, já que mantinha uma imobilidade quase absoluta ao longo de toda a sessão, apoiando algumas vezes a cabeça sobre a mesa ou sobre o experimentador que se encontrava ao seu lado. O repertório de seus fenômenos era de grande variedade. Observaram-se com ele materializações humanas, animais, formas luminosas e inclusive fenômenos de movimento de objetos.

O doutor Geley, que se ocupou do estúdio deste dotado, nos descreve o percurso de suas materializações, indicando que no momento em que iam começar, percebiam no ambiente um intenso cheiro de ozônio que se desvanecia ao finalizar as mesmas.

Franek Kluski materializou vários animais em suas sessões. Estas fotos, de uma sessão realizada em 30 de agosto de 1913, mostra a formação de uma ave atrás do pescoço do médium


Molde de Parafina de uma mão feita durante sessão na cidade de Varsóvia



Referências:

- Mistérios do Desconhecido - Ed. Século Futuro - Vol 04



Fonte: Sobrenatural.org
Read More

Eusápia Palladino

14:20 0
Eusápia Palladino


As Materializações produzidas pela famosa médium Eusápia Palladino foram frequentes e variadas. As manifestações ectoplasmáticas visuais foram raras. Em geral não passavam de percepções de contato de mãos. Richet, que realizou mais de duzentas sessões com ela, conta que, em numerosas ocasiões, foi tocado por sua mão no lado do seu corpo, nas suas mãos, no rosto, na testa, na nuca e nas costas.

Esta mulher, nascida em Nápoles, Itália, no dia 21 de janeiro de 1854. Morreu no ano de 1918, quando contava apenas 64 anos.
Nascida num ambiente pobre, foi uma mulher simples, ignorante, analfabeta. Tinha uns modos grosseiros e rudes. Estes comentários quem faz é a filha de Lombroso, completando que, apesar de ela ter-se relacionado durante longo tempo com gente educada - grandes sábios a investigaram -, não conseguia aprender bons modos. De costumes bruscos, suas fraudes, quando aconteceram, foram infantis.

Nas materializações de Eusápia só aparecem determinados membros corpóreos do fantasma. A suposta energia emitida pela médium (Telergia) não chega a ter a força suficiente para provocar a aparição completa. Richet, que não acreditava na sobrevivência da vida depois da morte, explicava a fantasmagoria dizendo que se trata de uma matéria chamada ectoplasma, que o médium emite através da cavidade do seu corpo, boca, ouvido, nariz, etc...

Em sessão realizada em Gênova, com o círculo de Minerva, a que assistiam Morselli, Porro, Ramorino, L. Vasallo e o doutor Venzano, surgiu a forma de uma menina que Porro identificou como sua neta. A sessão realizada no dia 21 de dezembro de 1901, sucedeu assim, segundo conta Morselli: "Manifestaram-se duas formas invisíveis na escuridão, mas que puderam ser vistas depois com uma débil luz. Porro percebeu a forma de sua neta falecida. Detrás de uma cortina, pode abraça-la e escutou-a falar com uma voz infantil. Depois chegou a ver um filho de Vasallo, morto aos dezesseis anos. Desta vez, a forma tornou-se visível. Apareceu um óvalo quase fosforescente à direita de Eusápia; moveu-se da esquerda para a direita, lentamente, e desapareceu. Viu-se, com a luz vermelha, um braço e uma mão saindo do gabinete e dirigindo-se a Vasallo. Apareceram depois uma terceira e uma quarta forma."

A mediunidade de Eusapia Palladino marca um estágio importante na história da pesquisa psíquica porque foi ela a primeira dos médiuns de fenômenos físicos a ser examinada por um grande número de homens de ciência.

O transe de Eusapia Palladino vinha sempre acompanhado das violências próprias de seu caráter temperamental. Pelo jeito, os "espíritos" que nela encarnavam não conseguiam domar sua tempestuosa personalidade real "Ao entrar em transe – segundo o diagnóstico de Morselli " - Sua voz era rouca e todas as reações, suor, lágrimas, inclusive a menstruação, aumenta... Faltam os reflexos papilares e tendinosos, tem tremores, amiostenia ... Igual que os faquires, respira com lentidão, passando de 28 inspirações a 15 e a 12 por minuto, o coração aumenta as pulsações de 70 a 90 e até 120; suas mãos ficam tremendo e as articulações se tornam rígidas. Palidez, olhos em branco, movimentos espasmódicos, deglutição frequente." Morselli notou no seu transe todas as características do histerismo: Amnésia; confusão de sua personalidade com a de John King, em cujo nome falava; gestos passionais, ora eróticos, ora sarcásticos; obsessões, sobretudo as de não sucesso nas sessões; alucinações.

Referências:

- Mistérios do Desconhecido - Ed. Século Futuro - Vol 04



Fonte: Sobrenatural.org

Read More

O Místico Templo de Stonehenge

14:00 1

Introdução

O mais famoso monumento megalítico do Mundo talvez tenha sido um observatório utilizado na previsão de importantes acontecimentos astrológicos. Quem o terá construído, quando e comos quais os conhecimentos arquitectónicos da épocas? Tratar-se-ia de um centro de ritual religioso?

Stonehenge é um poderoso magneto. Pessoas de todas as classes, desde os arqueólogos que com os seus conhecimentos específicos pensam poder desvendar os seus mistérios, a gente comum que apenas deseja visitar este lugar mágico, são atraídas pela aura das suas enormes e antigas pedras. Stonehenge é ainda um enigma impressionante para cuja finalidade nem as maiores sumidades do Mundo na matéria conseguiram ainda encontrar explicação. Lord Byron, no seu poema Don Juan, põe a questão: as florestas dos druidas desa-pareceram; Stonehenge não. Mas o que será isto?

Os Saxões chamavam ao grupo das pedras erectas «Stonehenge» ou «Hanging Stones» (Pedras Suspensas), enquanto os escritores me-dievais se lhes referem como «Dança de Gigantes». Inigo Jones, famoso arquitecto do século XVII que fez o primeiro estudo sério sobre Stonehenge, considerou-o um templo romano. Mas William Stu-keley, um estudioso de monumentos e francomação do século XVIII, convenceu muita gente de que se tratava de um templo construído pelos druidas britânicos. Só no século XX os arqueólogos estabeleceram a idade real do monumento e chegaram a conclusões mais realistas acerca da sua finalidade.


A Construção de Stonehenge

A zona de Wiltshire, nos arredores de Stonehenge, é rica em ruínas pré-históricas. Woodehenge, Durrington Walls, Cursus e mais de 350 sepulturas são testemunho da intensa atividade comunal dos habitantes, que pastoreavam animais, semeavam trigo e adoravam os seus deuses na planície de Salisbúria e em torno dela.

A construção de Stonehenge teve início cerca de 3500 a. C.

Os arqueólogos britânicos, com destaque para Richard Atkinson, declararam em 1950 que o primeiro monumento de Stonehenge era constituído por uma formação circular em torno da qual se dispunham 56 fossas conhecidas hoje por Aubrey Holes, formando um anel. A primeira pedra erecta, Heel Stone, foi colocada do lado de fora da única entrada da fortificação. O segundo monumento foi iniciado passados 200 anos ou mais tarde ainda. Novos construtores edificaram uma avenida de monólitos ligando o henge ao rio Avalon, a cerca de 3,2 km de distância. Trouxeram 80 blocos de pedra das montanhas de Prescelly, que se situam a uma distância de 320 km, na parte sul do País de Gales. Estes enormes pedregulhos foram certa-mente transportados em jangadas ao longo da costa galesa e depois, rio Avalon acima, até Bristol. Seguindo primeiramente por via fluvial e depois por via terrestre, foram finalmente arrastados sobre cilindros até Stonehenge e colocados na vertical.

Os círculos de pedra em breve seriam desmantelados, dando lugar a menires que ainda hoje dominam o recinto. Dado que alguns destes monólitos pesam cerca de 26 toneladas, o seu transporte de Wiltshire representou seguramente uma empresa fabulosa que terá envolvido muita força braçal. Os homens responsáveis pela construção foram certamente artesãos experimentados: talharam e fixaram cuidadosamente os linteis cobrindo uma ou um par de pedras erectas, utilizando para o efeito juntas articuladas. Denominadas trílitos pelo facto de serem três pedras juntas e ajustadas, foram colocadas for-mando uma ferradura ainda hoje visível.

As pedras retiradas foram novamente colocadas, ficando por dentro do círculo de menires, onde hoje as vemos – trata-se dos peque-nos pilares de pedra que mais parecem anões comparados com os trílitos. Os buracos abertos fora do círculo principal destinavam-se à colocação de um segundo círculo de pedra, o que nunca chegou a acontecer. Cerca de.1500 anos depois do começo da construção de Stonehenge procedeu-se ao arranjo final: as pedras foram novamente retiradas e repostas na posição atual, por dentro do círculo. Ao mesmo tempo, a pedra conhecida hoje por Pedra do Altar, um grande bloco de arenito esverdeado, também do Sul do País de Gales, foi colocada em frente de um dos trílitos.

Qual Seria a Finalidade de Stonehenge?

O plano elaborado, o trabalho que esta construção deve ter exigido e a imensidade de horas necessárias à sua realização demonstram a importância de Stonehenge. E o facto de os arquitetos precisarem exatamente daquele tipo de pedra, a pedra-lipes e o arenito do País de Gales, leva-nos a pensar que estes megálitos eram essenciais à perfeita concretização da obra. É evidente que não se tratava apenas de um ponto de reunião dos camponeses locais. Mas qual seria, en-fim, a finalidade de Stonehenge¿ Algumas descobertas impressionantes apontam para uma função possível. O Sol, no solstício de Verão, nasce entre Heel Stone e outra pedra que já ali não se encontra; o monumento primitivo seria utilizado como local de exposição de restos ancestrais ao Sol inspirador de vida? Vestígios de corpos cre-mades descobertos nos 56 Aubrey Holes mostram que aqui foram celebrados ritos funerários e que estes buracos podem ter simbolizado entradas no submundo, mundo inferior.

O astrônomo americano Gerald Hawkins utilizou um computador para descodificar muitos dos alinhamentos das pedras, tendo concluído que Stonehenge constituía um sofisticado meio de observação do céu. Mas essas observações seriam rigorosas? Os Antigos estavam tão interessados neste tipo de descobertas como os cientistas morder-nos? Talvez o seu interesse se relacionasse mais com o estabeleci-mento de um calendário básico e um gráfico dos movimentos dos corpos celestes com objetivos religiosos.

Os construtores de Stonehenge não eram gente primitiva que não deixaram qualquer informação escrita, mas tratava-se decerto de in-divíduos com muitos conhecimentos e experiência. Talvez ainda ninguém tenha realmente pensado na verdadeira finalidade de Stonehenge. Talvez que John Michell, autor britânico e pesquisador isotérico, tenha razão quando sugere que se trataria de «um templo cós-mico dedicado aos doze deuses do Zodíaco. Representa a cosmologia ideal, a perfeita e completa imagem do universo.


Stonehenge Mantém o Seu Poder

Embora o templo místico de Stonehenge tenha sido abandonado há já cerca de 3000 anos, boa parte dele sobreviveu e a sua magia nunca desapareceu. Atribuiu-se ao mágico Merlin o levantamento das pedras, enquanto que a população local acreditou durante muito tempo que as pedras tinham poderes curativos que, quando transferidos para a água, conseguiam curar toda a espécie de doenças. Durante séculos, Stonehenge foi cenário de reuniões de camponeses e nos últimos 80 anos os «druidas» modernos celebraram aqui o solstício de Verão. Durante aproximadamente 20 anos, milhares de pessoas se reuniam neste local todos os meses de Junho para assistirem ao festival que aí tem lugar. Mas em 1985 as autoridades proibiram tanto a vinda dos druidas como o festival em si, receosas de que as pedras, assim como a paisagem circundante, possam ser danificadas.


O que resta hoje de Stonehenge é uma sombra, uma impressão apenas, de sua antiga glória. Pode ainda discernir-se a sua forma primitiva, embora muitas das pedras tenham caido e já não se encontram mais no lugar ou estejam enterradas na turfa.
Se há cerca de 4000 mil anos tivesse sido possível obter uma vista aérea do monumento megalítico, a Dança dos Gigantes estaria completa, depois de mais de 1500 anos de construção em 3 fases. Os quatro componentes deste recinto, partindo de fora para o centro eram: um anel de monólitos de arenito ligados por inúmeros linteis e com uma altura de 5 m; um círculo de pedras-lipes; uma "ferradura" de cinco trílitos de arenito; e uma "ferradura" de pedra-lipes no meio da qual se elevava a grande Pedra Altar. Para norte e para lá do fosso situava-se a Heel Stone (à esquerda na fotografia), guardando a avenida de acesso a este lugar sagrado.


A dimensão do monumento, a origem das pedras, a orientação da estrutura, as horas necessárias à construção, os séculos que já tem de existência - tudo que leva a pensar que Stonehenge não é apenas um local de reunião dos camponeses da proximidade. As explicações abundam mas os arqueólogos concordam quanto a possibilidade de uma função religiosa. No entanto, não há ninguém que tenha assistido ao nascer do Sol por cima dos blocos de pedra no solstício de inverno que dificilmente não admita a possibilidade de Stonehenge ter tido também uma função astrológica.

Existe uma teoria popular para explicar Stonehenge que se relaciona com a ciência "astroarqueologia", enquadrada por Gerald Hawkins para explicar Stonehenge. De acordo com esta teoria, tratar-se-ia de um observatório pré-histórico cujo alinhamento das pedras produz o traçado de linhas precisas que marcam o nascer e o pôr do Sol em datas chaves como são os solstícios. Os movimentos do Sol, da Lua e das estrelas podiam ser seguidos, os eclipses previstos e os deuses do Zodíaco adorados no tempo próprio. O diagrama [fig. acima] mostra algumas das direções astronômicas chave centrada no grande circulo de Stonehenge (segundo Alexandre Thom). Os círculos assinalados em preto representam as pedras que ainda existem; os círculos apenas contornados de preto, o local de antigas pedras

Bibliografia:

Matéria retirada da publicação Atlas do Extraordinário - "Lugares Misteriosos" Vol. 1 - Editora DelPrado

Todos os direitos reservados a mesma


Fonte: Sobrenatural.org
Read More

Círculo de Avebury

13:51 0
Foto feita no chão e nos dias atuais do local (dando evidência às rochas)


O Círculo de Avebury, maior monumento pré-histórico da Europa, situado no condado britânico de Wiltshire, originalmente era composto por 200 pedras eretas, pesando até 60 toneladas cada, que se encontravam dispostas em três círculos; uma combinação de fosso e rampa rodeava o conjunto. Os seus trinta hectares abrangem hoje grande parte da Vila de Avebury, sendo o restante recoberto de prados.Durante a Idade Média o círculo sofreu danos irreparáveis. Na época, acreditava-se que eram obra do demônio e grande parte dos megalitos foram derrubados, enterrados ou destruídos. Só a partir de 1932 o círculo passou a ser protegido, na seqüência das primeiras escavações arqueológicas no local. Os fins a que se destinava este círculo permanecem obscuros, alimentando teorias para todos os gostos. Uma das mais recentes, e delirantes, foi sugerida pelo astrônomo britânico Peter Oakley: assinalando as semelhanças de Avebury com a formação rochosa da superfície de Marte, chamada Cydonia, e calculando em um para cem bilhões as possibilidades de tal coincidência, sua sugestão é de que o círculo de Avebury é obra de marcianos errantes, nostálgicos do planeta-mãe. Por essa teoria, Peter Oakley foi tachado como sendo um louco, mas até hoje (mesmo com escavações arqueológicas ocorrendo periodicamente no local), não se sabe nem que povo construiu tal façanha nem mesmo para qual objetivo.

Fotomontagem aérea fazendo uma reconstituição de como seria o
local antes das destruições ocorridas na Idade Média.









Fonte: Sobrenatural.org
Read More

Objeto de Coso

13:46 0
Um objeto incomum, um aparelho elétrico com idade estimada em 500.000 anos .



O objeto cortado em dois mostra uma parte hexagonal, um isolante de porcelana ou cerâmica com uma haste central metálica : as principais partes de uma vela de ignição

Um geodo, muitas vezes citado no texto, seria a parte oca das rochas cuja parede interna esteja revestida de cristais ou de matéria mineral.


Em fevereiro de 1961, Mike Mikesell, Wallace A. Lane e Virginia Maxey colhiam amostras de minerais, geodos mais especificamente, em Olacha, Califórnia quando recolheram uma pedra com incomuns incrustações de conchas e fragmentos de conchas fósseis.

No dia seguinte , Mike Mikesell partiu o "geodo" em dois com uma serra de diamante de 25 cm de diâmetro. Não foi fácil parti-la e constatou-se que ele havia gasto completamente o corte da serra de diamante que era nova. Não havia cavidade na pedra como se observa em muitos geodos; havia , ao invés , uma seção perfeita circular de um material muito duro de cerâmica ou porcelana, com uma haste de 2 mm de diâmetro de metal brilhante no centro.

A crosta exterior formada de argila endurecida com inclusões de seixos e conchas fósseis encontram dois objetos que pareciam não-magnéticos que assemelhavam-se a um prego e um disco. De início, pensou-se que a matéria que preenchia a cavidade hexagonal fosse madeira petrificada . Sugeriu-se que esta madeira fosse moldada nesta forma hexagonal para servir como estojo ou capa para o objeto. Não se sabe claramente o que os descobridores pensaram realmente do que poderia ser esta camada do geodo.

Um exame minucioso mostra que uma parte da metade inferior, de que se enchia a porção hexagonal do geodo, se perdeu. Que matéria seria esta que parecia mole e quebradiça, se uma parte caiu quando o objeto foi partido em dois?

Uma radiografia do objeto mostra nada além de um metal no "geodo". Está claro que um objeto da parte metálica estava envolto na pedra e havia sido cortado em dois, restando uma metade mais ou menos embutida em cada uma das partes da pedra. O objeto central é uma haste de metal brilhante de 2 mm de diâmetro. Este foi cortado em dois em 1961, porém 5 anos após não apresentava nenhuma mancha. Em torno dela , encontram-se aproximadamente 18 mm de uma espécie de cerâmica circundada exteriormente. A única parte magnética do objeto seria a haste central de metal brilhante , segundo os descobridores.

Quando se examina este objeto, com a justaposição de uma cerâmica de forma regular de uma haste metálica e de um resto de cobre, percebe-se que se tratava de um tipo de aparelho elétrico. Se examinarmos as radiografias, constatamos que a haste atravessa todas as partes componentes mostradas pelas fotos; parece ter sido corroída na extremidade. Entretanto a haste acaba, em uma mola ou espiral de metal . Há três segmentos do objetos sobre a haste e o segmento central em cerâmica , com um pouco de cobre roído (aquele que é visível e que é cortado em dois). Nada indica pelas fotos que o objeto possa ser passível de fraude.

Um geólogo examinou o objeto, declarando que o nódulo tinha pelo menos 500.000 anos!



Fonte: Sobrenatural.org

Read More

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fadas ou Anjos ?

A Bruxa de Monterrey aparece em San Francisco

Nasa encontra "estranhas formas de vida" na Terra

15:30 0
Lago Mono no leste da Califórnia


Escondida nas profundezas de um lago na Califórnia, a descoberta de uma bactéria capaz de alimentar-se de arsênico deixou pesquisadores da Nasa boquiabertos, o que deve ampliar a busca por formas de vida na Terra e fora dela.

O estudo, financiado pela Nasa e divulgado nesta quinta-feira (2), redefine o que a ciência considera como elementos necessários para a vida, como carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre.

Não apenas revela que as bactérias vivem em arsênico, mas também crescem incorporando o elemento a seu DNA e membranas celulares.

"O que é novo aqui é o arsênico sendo usado como tijolo pelo organismo", explicou Ariel Anbar, coautor do estudo que será publicado na edição online da revista Science Express.

"Nós sempre tivemos a ideia de que a vida existe com estes seis elementos sem exceção e veja só, bem talvez haja uma exceção", afirmou.

A descoberta foi feita por Felisa Wolfe-Simon, uma ex-cientista do grupo de pesquisas de Anbar, na Escola da Exploração da Terra e do Espaço da Universidade Estadual do Arizona.

O vago anúncio da Nasa, feito no início da semana, durante entrevista coletiva, sobre "uma descoberta de astrobiologia que impactaria a busca por evidências de vida extraterrestre", semeou a internet de especulações.

A astrobiologia se dedica ao estudo da vida no universo, inclusive sua origem e evolução, onde está localizada e como pode sobreviver no futuro.

Mas Anbar reconhece que será necessário dar um grande salto para se descobrir vida extraterrestre.

"Estamos mais no começo de tudo", afirmou. "Talvez haja outras exceções sobre as quais devamos pensar a respeito".

"Somos muito influenciados pela vida como conhecemos. Quanto a vida pode ser diferente e ainda funcionar?", questionou.

Alguns anos atrás, Wolfe-Simon, Anbar e o colega Paul Davies começaram a discutir a ideia de que formas diferentes de vida possam existir na Terra, mas por regras biológicas diferentes das nossas, uma noção conhecida informalmente por cientistas como "vida estranha".

O trio de cientistas publicou em 2009 a hipótese de que o arsênico, que aparece diretamente abaixo do fósforo na tabela periódica, poderia substituir o fósforo em formas de vida terrestres.

Wolfe-Simon saiu a campo para testar sua teoria, em colaboração com Ronald Oremland, um renomado especialista mundial em microbiologia.

Ela recolheu sedimentos do lago Mono, conhecido por seus altos índices de sal e arsênico, no leste da Califórnia, e levou o material para o laboratório.

GFAJ-1 da família Halomonadaceae Gamoproteobacteria


Wolfe-Simon conseguiu fazer uma bactéria conhecida como a cepa GFAJ-1 da família Halomonadaceae Gamoproteobacteria, crescer no laboratório.

"O organismo vem da natureza", disse Anbar. "É uma bactéria conhecida", emendou.

A descoberta pode abrir novos caminhos na pesquisa de doenças e possivelmente novos capítulos em livros de biologia, disseram os cientistas.

"Às vezes você pensa que algo não vai funcionar, mas aí você procura e às vezes encontra", disse Anbar.

"E então você percebe, 'oh, eu não entendia as coisas tão bem quanto pensava'. Isto acontece todo o tempo na ciência. É o que torna as coisas divertidas", concluiu.




Fonte: UOL Via: ArquivosDoInsolito

Read More

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

The Supernatural Book of Monsters, Spirits, Demons and Ghouls

20:50 0

O livro inclui história e métodos para eliminar e se proteger de vários tipos de entidades. Há ainda um glossário com diversas ervas e suas utilizações no mundo sobrenatural. Outro anexo, detalha os vários demônios e suas características.


Nome do livro: The Supernatural Book of Monsters, Spirits, Demons, and Ghouls
Nome do Autor: Alex Irvine
Gênero: Ficção de Terror
Ano de Lançamento: 2007
Editora: Harper USA
Livros dos Mosntros, Espíritos, Demônios e Ghouls
Tamanho: 2 mb


CLICK AQUI PARA BAIXAR



Fonte: SupernaturalFansBrazil
Read More

Nasa deixa mundo em suspense sobre descoberta de vida extraterrestre

20:41 1
A Nasa, a agência espacial americana, vem causando efervescência, principalmente na internet, ao anunciar para esta quinta-feira uma entrevista à imprensa sobre uma descoberta científica ligada à vida extraterrestre.

"A Nasa realizará uma coletiva de imprensa às 14h (17h, horário de Brasília) na quinta-feira, dia 2 de dezembro, para discutir uma descoberta em astrobiologia com consequências para a pesquisa de provas da existência de vida extraterrestre", informou a agência emseu site na internet. A coletiva acontecerá em Washington.

Os apaixonados pelo espaço e pelos extraterrestres fizeram uma enxurrada de especulações na web sobre a importância deste anúncio, mas a Nasa não quis dar mais detalhes até o momento.

Entre as pessoas que falarão na quinta-feira estão Mary Voytek, que dirige o programa de astrobiologia da Nasa, Felisa Wolfe-Simon, pesquisadora em astrobiologia no USGS (Instituto de Geofísica Americano), bem como Pamela Conrad, astrobióloga do Centro Espacial Goddard da Nasa.

A astrobiologia é uma disciplina que estuda a vida no universo, incluindo sua origem e evolução, sua localização e as chances de ela se perpetuar.



Fonte
: JB Via: ArquivosDoInsolito
Read More

Nova imagem reacende mistério sobre monstro do Loch Ness

20:33 1
A lenda do monstro do Loch Ness ganhou mais um capítulo. A imagem abaixo foi feita pelo paisagista Richard Preston, de 27 anos:


Richard, que estava trabalhando nos jardins do castelo de Aldourie, notou algo se movendo no lago.

"Quando olhei mais de perto, notei uma figura com quatro corcovas. Tirei fotos para mostrar para as pessoas e ouvir o que elas teriam a dizer", afirmou à STV.

O Loch Ness está localizado em Highland, na Escócia: água doce e forma estreita e alongada com cerca de 37 quilômetros de comprimento.

O lago ocupa uma área de cerca de 56,4 km² e tem uma profundidade máxima de 226 metros.A visibilidade da água é extremamente reduzida.

As provas científicas da existência de Nessie -o monstro ou dragão marinho - são praticamente nulas. Mas a lenda faz do lugar uma atração turística escocesa.

Muitos juram já ter visto a criatura. Outros dizem que Nessie já morreu e o que se vê agora é o seu espírito.

Para os que acreditam que Nessie vive, a imagem obtida por Richard pode dar nova esperança ...



Fonte:
Page Not Found
Via: ArquivosDoInsolito
Read More

Post Top Ad