Combustão Espontânea Humana - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Combustão Espontânea Humana

A centenas de anos existem relatos de pessoas que simplesmente pegaram fogo e foram reduzidas a cinzas. O fenômeno ganhou o nome de Combustão Espontânea Humana e é um enigma até os dias de hoje, pois ano após ano ocorrem casos ao redor do mundo. Neste post vamos falar dos casos mais famosos, os mais recentes, características da CHE e as teorias que tentam explicá-la....

Assombrados, imaginem a cena: você e seu marido meio gordinho chegam de uma festa onde ele bebeu todas. Você vai para a cama, já ele senta na cadeira em frente a porta de entrada e adormece ali mesmo quase que imediatamente. De repente, você acorda com um cheiro de fogo e vai na direção de seu marido, que encontra-se queimado completamente por fogo, restando somente cinzas e um pedaço de sua perna! A poltrona onde ele dormia também foi consumido pelas chamas, mas as revistas que estavam ao lado não, assim como o sofá. Loucura isso que escrevi? Não assombrado, isso ocorre a séculos e tem até nome: Combustão Espontânea Humana. Vamos saber mais sobre o assunto...



Combustão Espontânea Humana é quando a pessoa pega fogo
do nada, sem nenhuma fonte de pavio para iniciar o fogo....
O que é a Combustão Espontânea Humana?

Para ser bem direto: é quando o corpo humano pega fogo do nada! Isso mesmo, você pode estar ai lendo esse post quando seu braço, por exemplo, começa a pegar fogo...

É um fenômeno que ocorre há séculos e até inspirou o escritor Charles Dickens, que era fascinado pelo assunto e examinou casos de combustão humana espontânea "como o teria feito um juiz". Provavelmente baseou sua descrição da morte de Krook, em A Casa Desolada (1852- 1853), nos casos da condessa Bandi e de Grace Pett.

Características

Com a compilação de centenas de casos documentados, certos padrões foram surgindo:

Características das pessoas que sofreram CHE:
- Quase sempre ocorre em indivíduos de idade avançada.
- Estavam acima do peso
- As mulheres velhas estão muito mais expostas a serem assim consumidas
- Alcoolismo. Quase todas as pessoas mortas vítimas de combustões espontâneas entregavam-se à mais furiosa embriaguez.
- Moravam sozinhas
- Fumavam

Como fica o local e a pessoas que sofreu uma CHE:
- os primeiros a encontrar os corpos carbonizados relatam ter percebido o cheiro de uma fumaça adocicada nos cômodos onde o fenômeno ocorrera;
- os corpos carbonizados apresentam as extremidades (mãos, pés e/ou parte das pernas) intactas, mesmo que o dorso e a cabeça estivessem irreconhecíveis;
- o cômodo onde o corpo é encontrado mostra pouco ou nenhum sinal de fogo, salvo algum resíduo na mobília ou nas paredes.
.
Alguns Casos


Livro de Jenny Randles e Peter Hough
tem dezenas de casos registrados
Existem centenas de casos registradas dos longo dos séculos. No livro "Spontaneos Combustion Human" de Jenny Randles e Peter Hough, os autores compilam uma lista de 111 casos registrados desde 1613 até os dias atuais. Outro especialista, Larry E. Arnold, afirmou que os casos arquivados em seu computador já passam de 300.

Vamos conhecer alguns:

1663, o 1º Caso: O primeiro relato conhecido de um caso de CHE é de autoria do anatomista dinamarquês Thomas Bartholin que, em 1663, descreveu como uma mulher, em Paris, "foi reduzida a cinzas e fumaça" sem que o colchão de palha em que dormia, fosse danificado pelo fogo.

1765: Condessa Cornelia Bandioli
Tinha 62 anos de idade, que tinha por costume lavar-se com aguardente canforada, foi achada queimada fora de sua cama. Provou-se que não foi o fogo que ocasionou este acidente; a luz que estava no seu quarto ardeu até o fim, e as torcidas estavam ainda nos candeeiro. O quarto desta senhora, no qual a combustão se havia operado espontaneamente, ficou cheio de fuligem úmida cor de cinza, que penetrou nos armários, e sujou a roupa.


Foto mostra o que restou do corpo do
Dr. John Irving Bentley
1966: Irving Bentley
A parte inferior da perna foi tudo o que sobrou do corpo de John Irving Bentley, médico aposentado de 93 anos da Pensilvânia, nos EUA, quando foi achado as 5:00hs da manhã de 5 de dezembro de 1966. O fogo foi tão intenso que um grande buraco se abriu no chão - mas o resto do apartamento estava praticamente intocado. Ainda falta a ciência, e aos céticos, explicar a CHE.

1908: Wilhelmina Dewar
A idosa solteirona Wilhelmina Dewar, que se incendiou por volta da meia-noite no dia 22 de março de 1908, na cidadezinha de Whitley Bay, em Northumberland. Wilhelmina foi encontrada por sua irmã Margaret,que, em estado de choque, conseguiu chamar os vizinhos. O corpo terrivelmente carbonizada de Wilhelmina foi encontrado na cama em um dos quartos no andar superior. As roupas de cama estavam intactas e não havia nenhum sinal de incêndio em outros pontos da casa.Quando Margaret contou essa história no inquérito, as autoridades acharam-na inverídica, e disseram-lhe para pensar melhor. Ela reafirmou diversas vezes que estava dizendo a verdade e não mudaria seu depoimento

Existem diversos casos antigos espalhados pela internet. Eu então quis saber se ocorria atualmente, e encontrei os casos mais recentes...

2009: Caso de Combustão Espontânea no Arizona?
Uma mulher de 42 anos pegou fogo na manhã de quarta-feira fora de um centro de reabilitação de Peoria, Arizona, perto da Plaza del Rio Boulevard e da Thunderbird Road, disse o porta-voz da polícia Mike Tellef.
A vítima tinha ferimentos fatais e foi transportada para um hospital local, disse Tellef. Os funcionários encontraram a mulher sentada em um pátio exterior envolvida em chamas. A polícia não sabe como ela pegou fogo. Relatos de que ela estava usando oxigênio e era tabagista são imprecisos, disse Tellef. Três funcionários que tentaram socorrer a mulher foram transportados para o hospital com ferimentos leves.
Segundo Tellef, um dos empregados estava com queimaduras, outro com problemas respiratórios e o terceiro em choque.

2010: Reino Unido: Homem explode em uma bola de fogo
Mathew Donegan era apenas um outro morador de uma rua residencial - até que explodiu em uma bola de fogo.Motoristas e pedestres chocados correram para ajudar Donegan, 26, que em uma fração de segundos, virou uma tocha humana. Vários cidadãos rolaram Donegan no chão para apagar as chamas, mas não antes que ele sofresse queimaduras de segundo e terceiro graus na metade superior do seu corpo.


Larry Arnald já publicou vários livros e artigos sobre CHE
e está convencido que o fenômeno existe
2010: Irlandês morto perto da lareira
O irlandês Michael Faherty, de 76 anos, foi encontrado morto, com a cabeça perto da lareira, em sua sala. Os danos no local estavam limitados ao teto acima de sua cabeça, o chão logo abaixo, e o corpo, totalmente incinerado. A polícia, entretanto, não acreditou que a lareira foi a causa do incêndio. O coronel afirmou que “esse fogo foi investigado e eu fico com a conclusão de que isso entra na categoria de combustões humanas espontâneas, para a qual não há explicação adequada”. Outros acreditam que as cinzas do fogo tenham sido responsáveis.

2011: Mistério: sueco pega fogo do nada no meio da rua!
Testemunhas contam que ele estava esperando o trem quando entrou em combustão. Tudo aconteceu em Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia. Um homem não identificado estava parado esperando por um trem quando, do nada, ele começou a pegar fogo. Ninguém sabe como aquele fogo começou e foi tudo tão repentino que algumas pessoas nem se mexeram para ajudar o tal homem. Segundo o site MSNBC, a testemunha que o salvou disse que a vítima gritava muito.

2012: Danny Vanzandt, de Sequoyah County, Oklahoma (EUA
Danny Vanzandt, 65, pode ser um dos casos raros nos quais a pessoa pega fogo sem motivo aparente. No mundo, só foram registrados 200 casos como esse. As equipes de emergência chegaram a casa de Vanzandt depois de um vizinho ligar para a polícia informando que saía fumaça de uma das janelas da casa. O irmão do falecido, Aaron, disse que encontrou o corpo gravemente queimado na cozinha, por voltas das 11h00 e também chamou as autoridades. O que leva a polícia a crer que o caso foi de combustão espontânea é que nenhum móvel ou objeto próximo à Vanzandt estava queimado e não havia sinal de luta no local. Familiares do falecido também informaram a polícia que perceberam que o vidro traseiro do carro de Vanzandt estava quebrado de dentro para fora. Veja um documentário completo em português sobre esse caso aqui!


Casa onde ocorreu o incêndio em Sequoyah County
Imagem do interior. A mancha negra no chão a direita é o local onde Danny entrou em combustão
Outra foto mostrando o local da combustão
2014: Homem pega fogo em Edmonton, Canadá.
A polícia da cidade de Edmonton, Canadá, ficou perplexa após um homem dizer que acordou em chamas na manhã de sábado.  Testemunhas estão dizendo aos policiais que o rapaz, que tem por volta de 20 anos, entrou em combustão espontânea. O chamado foi recebido pela à polícia cerca de 8 horas da manhã de sábado e partiu da área entre a rua 75 e a avenida 12.

Mary Resser: O Caso Mais Famoso


Mary Resser
O mais famoso caso de combustão humana ocorreu com Mary Reeser, uma viúva de 67 anos, habitante de St. Petersburg na Flórida, que transformou-se numa coluna de fogo em 1º de julho de 1951. Seu filho, Richard, disse que na última vez que viu sua gorducha mãe, ela estava sentada em sua cadeira favorita, fumando um cigarro. Na manhã seguinte, tudo o que sobrou foram cinzas, fragmentos de ossos e dentes e um pé dentro de um chinelo.

Os estragos em torno foram mínimos. A cadeira estofada queimou até as molas, havia uma marca de chamas no teto, e um pequeno circulo do tapete em volta da cadeira ficou queimado, mas uma pilha de papéis ao lado não foi tocada.

O dr. Wilton Krogman, especialista em mortes por fogo, juntou-se á investigação. "Não posso imaginar uma cremação tão completa sem que o resto do apartamento tenha se queimado; tudo deveria ter sido consumido. Nunca havia visto um crânio humano encolhido pela ação do calor intenso. O oposto geralmente acontece - os crânios ficam ou muito dilatados ou virtualmente explodem em centenas de pedaços.Essa é a coisa mais surpreendente que já vi. Quando me lembro, os pêlos da minha nuca se eriçam de pavor. Se eu estivesse vivendo na ldade Média sussurraria algo sobre magia negra".

A policia considerou todas as teorias possíveis e mesmo algumas opiniões absurdas do público: suicídio com gasolina, ignição do gás metano existente no corpo, assassinato por lança-chamas, "pilha atômica", magnésio, fósforo e substâncias contidas no napalm... e até uma "bola de fogo" que um missivista anônimo afirmou ter visto.

O legista aceitou a teoria do FBI, de que ela teria dormido quando fumava e incendiado suas roupas. O próprio dr. Krogman sustentou a idéia de que ela teria sido queimada em outro local por alguém com acesso a equipamentos de crematório e depois transportada para o apartamento, onde o misterioso assassino teria dado os toques finais, como objetos plásticos derretidos e o trinco da porta que ainda estava quente no dia seguinte. Um ano depois, a policia confessou que ainda considerava o caso aberto.


Essa fotografia mostra as cinzas de Mary Resser e policiais examinando o local
O Bebê Tocha Humana


O bebê Raul já pegou fogo 4 vezes.
Em 2013 foi revelada a notícia que na índia um casal levou seu bebê ao médico e disse que ele simplesmente pegava fogo do nada. Eles disseram que há aconteceu 4 vezes o fenômeno.

Ele foi levado para o hospital Kilpauk Medical College and Hospital onde o pediatra Dr. Narayana Babu fez uma série de exames para comprovar as funções vitais do bebê Rahul. "Recebemos alguns dos resultados de prova e o fígado da criança e os rins parecem bem. Os resultados dos raio-X, não mostraram nenhum dano em seus ossos" disse o pediatra.

Os resultados das provas preliminares não mostraram nenhuma anormalidade - ou qualquer razão para o menino padecer de repetidos surtos de combustão espontânea. Os relatórios de sua condição têm gerado um debate entre doutores sobre combustão humana espontânea, com alguns declarando que é uma possibilidade e outros recusando completamente a teoria.

Possíveis Explicações

Investigações mostraram que a maioria das vítimas são idosas, moravam sozinhas e tinham objetos inflamáveis por perto (cigarros, velas, etc) quando morreram. Várias foram vistas pela última vez consumindo álcool ou fumando. Se a pessoa está dormindo, embriagada, inconsciente, muito fraca, ou incapaz de se mover e apagar as chamas, as suas roupas podem agir como um pavio, e a gordura do corpo – inflamável e muito perto da superfície da pele – alimenta o fogo.

Se você reparar, vários dos casos são encaixados na explicação para o fenômeno, mas nem todos....

Uma das explicações mais aceitas atualmente é a teoria do Efeito Pavio, que é o nome dado a destruição parcial de um corpo humano pelo fogo, quando as roupas da vítima ficam encharcadas com a própria gordura e funcionam como um pavio de vela. O "efeito pavio" é um fenômeno que comprovadamente pode acontecer sob certas condições, e tem sido exaustivamente observado. É uma das explicações comumente oferecidas para o suposto fenômeno da combustão humana espontânea (CHE).

A teoria do "efeito pavio" diz basicamente que uma pessoa queima após sua própria gordura ter entrado em combustão, acidentalmente (ou não). O corpo humano vestido funciona como uma vela "às avessas": a gordura humana (a fonte de combustível) está do lado de dentro, e a roupa da vítima (o pavio) está do lado de fora. Portanto, há um suprimento contínuo de combustível sob a forma de gordura derretida empapando as vestes da vítima. A gordura contém uma grande quantidade de energia devido a presença de cadeias longas de hidrocarbonetos.

Se nenhum dessas explicações te convencer, você pode optar pela teoria da punição divina. 

Não escapará das trevas; a chama do fogo secará os seus renovos, e ao sopro da sua boca desaparecerá. Jó 15:30

Com o hálito de Deus perecem; e com o sopro da sua ira se consomem. Jó 4:9

Também devemos levar em conta a fraude. O corpo foi queimado intencionalmente, mas camuflado para parecer uma CHE, e assim ocultar um crime.

Gostaria de registrar que pude observar que não ocorre combustão humana antigamente ocorria muito mais. Acredito que é tudo culpa da eletricidade! Antes não tinha eletricidade, então as pessoas tinham velas, lampiões, em casa como fonte de luz. Agora vamos imaginar que a pessoa queria ler um livro a noite. Ela tinha de ficar perto da fonte de luz e essa proximidade podia causar a chama inicial. Hoje com a eletricidade recorremos a velas somente quando falta luz....

Outra coisa é que costuma acontecer em locais frios, onde as pessoas tem lareiras. Muitas ficam perto dela para se aquecerem e ela pode produzir uma faísca que pode iniciar uma combustão.

A possibilidade de que um corpo humano entre em combustão de forma espontânea é remota, por ser o corpo formado principalmente de água, e, apesar de ter metano e gordura, é muito difícil queimar um corpo; a cremação, por exemplo, requer temperaturas da ordem de 900 °C.


Via: Assombrado
Fontes (acessadas em 04/08/2014):
Wikipedia.pt: Combustão humana espontânea
- Wikipedia.en: Mary Reeser
- Wikipedia.pt: Efeito pavio
- Sobrenatural.Org: Combustão Humana Espontânea
- Assombrado.com.br: Bebê "Tocha Humana"
- AssombradO.com.br: 5 Casos Recentes de Combustão Humana
- Encyclopedia of safety: People solved the mystery of spontaneous combustion
- Paranormal.about.com: Spontaneous Human Combustion - Dr. John Irving Bentley
- Hypescience: Combustão humana espontânea é um fenômeno real?
- AZCentral.com: Woman catches on fire outside Peoria rehabilitation center
- 5NewsOnline: Audio: Sheriff Says Spontaneous Human Combustion Killed Local Man
- R7: Americano é suspeito de morrer em combustão espontânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad