Estava procurando assunto aqui para escrever um post para o blog, e acabei encontrando um e-mail de 30/10/2013 enviado pelo gaúcho Felipe Alves, me dizendo para eu pesquisar sobre a menina com poderes paranormais da cidade de Santa Rosa-RS, chamada Leonice Fitz. Pois bem, fui pesquisar e descubro que é uma garota que eu me lembro de ter visto na TV várias vezes. Eu era bem criança, uns 10 anos na época e passaram várias reportagens sobre o caso. Como era criança, fiquei bastante impressionado :). Até um episódio do quadro "Sem Limites" do Fantástico - quadro este que sempre trazia um caso sobrenatural e foi apresentado por Lima Duarte - foi sobre ela (infelizmente, não achei na internet e não tenho gravado aqui). Agora chega de história e vamos conhecer este fascinante caso. Ah! Faça como o Felipe Alves e me de dicas de assuntos para eu escrever. Basta clicar aqui!
Ema Fitz percebeu cedo que a filha era especial |
Seus poderes se manifestaram cedo, conforme sua mãe Ema Fitz relata. Com apenas 3 semanas ela conta a história de uma boneca que colocou ao lado da filha, que abriu os olhos e começou a chorar, quando a mãe tirou, ela parou. A mãe assustou, pois parecia que ela já enxergava os objetos.
Na escola, ela se divertia com seus poderes. Ela produzia barulhos que assustavam até os professores e fazia os bonés dos garotos levitarem e saírem pela janela e irem parar no telhada! Quando voltava para casa, ela fazia as pedras na sua frente rolarem.
O único que conseguia controlar Leonice era seu pai, Arnildo Fitz, falecido em 2003, aos 57 anos. Apenas seus olhares conseguiam impedir a menina de explodir lâmpadas ou quebrar a louça da família.
Leonice Fitz, com 13 anos. |
- ligar e desligar as luzes. Muitos vezes fazia elas explodirem
- fazer pedras rolar enquanto caminhava
- produzir ruídos inexplicáveis, batidas na parede
- mover todo tipo de objeto pela casa, como baldes cheios de água.
- lençóis e colchões moverem sozinhos
- quebrar as louças da casa
- levitar diversos objetos, como vassouras ou pesados baús de mais de 20 quilos
A casa da família Fitz, nas cercanias de Santa Rosa-RS estava pipocando de gente em 1988, todos querendo ver os fenômenos produzidos pela "Garota Poltergeist" |
Explicações para o que estava acontecendo
Depois de chamar a atenção do Brasil com a divulgação do caso, diversos curiosos começaram a ir até o local, forçando a prefeitura de Santa Rosa a chamar um especialista para tentar acabar com o mistério e fazer a vida da família voltar ao normal.
Eles então entraram em contato com o padre e parapsicólogo Edvino Friderichs, que foi até a casa da família, conversou com todos, principalmente com Leonice e testemunhou diversos fenômenos. "O problema é que ela acha graça quando isso acontece, sem levar em conta que se trata de um desequilíbrio físico e psíquico" disse o Padre, que finalmente disse que os poderes de Leonice Fitz eram todos fenômenos conhecidos da parapsicologia: telergia e tiptologia -nada de espíritos de outro mundo. Deixa abaixo matérias que fiz sobre estes assuntos para saber melhor sobre cada um destes fenômenos extra-físicos.
Para tentar cessar a manifestação destes poderes, o padre propôs um tratamento que consistia em ela conseguir controlar o parte obscuro de sua mente, o que mas não adiantou nada, pois ela não queria, gostava da atenção que estava atraindo.
Uma repórter que presenciou a famosa cena do colchão sendo movido da cama, confessou depois de 23 anos para a RBS TV Gaúcha, que ela só pode entrar no quarto para gravar a cena quando a garota já estava deitada na cama coberta, e que Leonice não saiu da cama até todo saírem do quarto. Possível fraude este fenômeno específico? Pode ser, mas e os outros, testemunhados por centenas de pessoas?
A famosa filmagem do colhão sendo dobrado ao meio. No final do post tem o vídeo para você ver :) |
Leonice em entrevista concedida em 2002 |
Trabalhou como doméstica, não parando muito nos empregos e casou com Armindo Herzog, que revelou que ela começou a dar consultas espirituais depois do casamento. A pessoa vinha, contava sua história e problemas, e ela dizia o que a pessoa tinha de fazer. Isso durou quase 10 anos e vinham pessoas até de outros países encontrá-la.
Seu ex-marido Armindo Herzog |
Seus poderes não diminuíram ao longo dos anos. Leonice diz que ainda consegue desligar ou ligar lâmpadas ou ventiladores, por exemplo, mas não quis demonstrar o poder para na reportagem, pois não quer mais reviver o passado.
Leonice já debilitada pelo tratamento contra o câncer |
- Por que tive de ser diferente dos outros? — penaliza-se.
Perguntada se os poderes paranormais continuam ativos, ela aponta para a luz que ilumina o quarto e diz:
- Se quiser, desligo aquela lâmpada, eu desligo. Mas tenho medo de fazer isso e não parar mais. Aí, quem vai me ajudar?
Infelizmente,ela perdeu a luta para o câncer em seus ossos e faleceu muito jovem, em 26 de junho de 2010, com apenas 35 anos. Seu corpo pode ter descansado, mas sua história vai ficar eternizada.
Túmulo de Leonice Fitz: A Garota Poltergeist. Ela morreu com 35 anos no dia 26 de junho de 2010. |
Fontes (Acessadas em 05/02/2014):
- Globo.TV: Jornal do Almoço - Reportagem relembra a menina paranormal Leonice Fitz
- Youtube.com: PARANORMALIDADE: O CASO DE LEONICE FITZ
- Youtube.com: CASO LEONICE FITZ - MEDIUNIDADE DE EFEITOS FÍSICOS
- Arquivos do Insólito: 10 casos de Poltergeist Brasileiros
- Medo Sensitivo: Leonice Fitz - A Menina Poltergeist
- Tá Duvidando?: O Estranho Caso Leonice Fitz
Via: Assombrado.com
Tem que ser muito fraco racionalmente para não ver as falhas no vídeo mostrado ! E com um pouquinho de inteligência percebe-se todo o enredo falacioso . Detalhe o vídeo praticamente não mostra nada , e com esse pouquinho já se ve tanto, imaginem se fosse mostrado de forma seria , pensando bem seria impossível mostrar de forma seria , pois mostraria de forma clara , a qual ate mesmo um asno veria a enganação .
ResponderExcluirPra quem não conseguiu perceber os erros é porque não tem a coisa mais preciosa .
A qual não adianta dizer , pois os que entenderiam não precisam saber .
Olá...gostei muito dessa matéria..pois nos mostra claramente que o mundo invísivel atua de modo muito amplo no mundo físico
ResponderExcluirGostaria de ser notificado...sim.
ResponderExcluir