Fantasmas "são fruto da imaginação" - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Fantasmas "são fruto da imaginação"


Equipe de Wiseman estudou centenas de voluntários
Equipe de Wiseman estudou centenas de voluntários

Fantasmas são o modo que a mente encontrou para interpretar as reações do corpo a alguns ambientes, dizem psiccólogos ingleses.

Uma corrente de vento, luzes baixas e até campos magnéticos podem detonar a sensação de que há "uma presença" num cômodo, mas se tratam apenas de sensações.

Essa explicação para os fantasmas é resultado de um grande estudo no qual pesquisadores analisaram a reação de centenas de voluntários nos dois dos lugares considerados mais "assombrados" da Grã-Bretanha, o Palácio Hampton Court, nos arredores de Londres, e os arcos de South Bridge em Edimburgo, na Escócia.

Richard Weiseman, da Universidade de Hertfordshire, e sua equipe disseram que a pesquisa obteve dados interessantes, que sugerem porque tantas pessoas ficam apavoradas em um mesmo local, mas não provam a existência de fantasmas.

Experiência compartilhada

Em Hampton Court - que, alega-se, abriga o fantasma de Catherine Howard, a quinta mulher do rei Henrique 8º, que morreu executada - foi pedido aos voluntários que enfrentassem o seu medo.

Eles tiveram que registrar experiências incomuns, como ouvir o som de passos, sentir frio ou a sensação de que havia alguém no local, e marcar o local e a intensidade dessas experiências numa planta arquitetônica.

Antes disso, os voluntários tiveram que revelar qualquer conhecimento anterior de assombrações no local.

Os pesquisadores então examinaram a distribuição dessas experiências incomuns pelo local.


Voluntários registraram locais onde sentiram "assombrações"
Num local "normal", a expectativa é de que a presença de "fantasmas" seria distribuida de forma semelhante, por todos os cantos da casa.

Mas num local considerado assmobrado, essas experiências estariam concentradas em alguns locais.

Os resultados foram impressionantes: os participantes registraram um número mais alto de experiências incomuns nos locais considerados os mais assombrados de Hampton Court, como as salas georgianas e o corredor assombrado.

E nos arcos de Edimburgo, o resultado foi o mesmo - o maior número de experiências incomuns foi registrado nos arcos considerados os mais assombrados.

Pistas ambientais

Os pesquisadores interpretam isso como uma prova de que assombrações são um fenômeno real porque estão concentrados em locais específicos.

"Assombrações existem, no sentido em que existem locais em que as pessoas, comprovadamente, têm experiências incomuns", disse Wiseman à BBC.

"A existência de fantasmas é um modo de explicar essas experiências."

Mas os fantasmas são reais? Wiseman e seus colegas não têm certeza.

Eles alegam, paradoxalmente, que as assombrações existem, mas os fantasmas não.

"Pessoas têm experiências consistentes em locais consistentes, mas acho que isso é provocado, principalmente, por fatores visuais e, talvez, por outros elementos ambientais", disse ele.

Detalhando as medidas de cada lugar, como a temperatura, a intensidade da luz e o espaço do cômodo, Wiseman acredita que as pessoas estão respondendo inconscientemente a pistas ambientais e à sensação do local.

A pesquisa foi publicada no Jornal Britânico de Psicologia.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad