Destroço Perto de Estação Espacial Foi Maior do Que se Pensava - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 13 de março de 2009

Destroço Perto de Estação Espacial Foi Maior do Que se Pensava

Nasa admite que objeto, um pedaço de motor, tinha 12,7 cm.
Agência ainda não sabe a que distância detrito passou do complexo.

Da Reuters


Foto: Nasa
Nasa
Imagem de arquivo da Soyuz TMA 13 se aproximando; ela serviu de refúgio para os astronautas da estação espacial (Foto: Nasa)

O pedaço de lixo espacial que obrigou três astronautas a fugirem momentaneamente da Estação Espacial Internacional na quinta-feira era maior do que foi originalmente informado, disseram funcionários da Nasa na sexta-feira.

O objeto, identificado como o pedaço do motor de um foguete que voou em 1993, tinha 12,7 centímetros de diâmetro, e não 9 milímetros. Se tivesse atingido um dos módulos pressurizados da estação, a tripulação teria apenas dez minutos de ar, segundo Kelly Humphries, porta-voz da Nasa. O comandante da estação, Michael Fincke, e os engenheiros de voo Yury Lonchakov e Sandra Magnus se esgueiraram para o veículo de fuga russo Soyuz, onde passaram cerca de dez minutos. Mesmo objetos pequenos representam um risco para satélites e naves em órbita da Terra. Como eles se deslocam em rotas diferentes, com diferentes inclinações e a velocidades que superam os 28 mil quilômetros por hora, algo do tamanho de um grão de areia já tem um impacto semelhante ao de uma bola de boliche a 160 quilômetros por hora, segundo Humphries. A Nasa esperava que os destroços passassem a 4,5 quilômetros da estação. Até sexta-feira, ainda não se sabia exatamente a distância à qual passara.

Radares usados para monitorar objetos em órbita terão antes de avaliar bem a sua localização, disse Gene Stansbery, gerente do programa de detritos orbitais do Centro Espacial Johnson, em Houston.

Stansbery disse que a informação sobre o tamanho de 9 milímetros era uma referência à sua largura, e não ao seu tamanho total. "Quem lançou esse anúncio interpretou mal o número", disse. Os tripulantes da estação já tiveram de se refugiar nas naves de fuga em cinco ocasiões anteriores por causa de detritos orbitais, segundo outro porta-voz da Nasa, Kyle Herring. Se houver tempo, a Nasa irá manobrar a estação para evitar ficar a menos de 25 metros de um pedaço de lixo espacial. A rota do pedaço que passou perto da estação na quinta-feira era incerta demais para fazer a manobra a tempo, disse Stansbery. Com mais de 500 peças adicionais de detritos agora em órbita, por causa do choque no mês passado entre um satélite de comunicações da empresa Iridium e uma nave russa desativada, a agência espacial dos EUA está analisando novos mapas de radares que sejam capazes de localizar objetos a partir de 2 centímetros, segundo Stansbery.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad