Inventado micro-robô voador que pode manipular objetos - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

terça-feira, 14 de abril de 2009

Inventado micro-robô voador que pode manipular objetos


Pesquisadores canadenses desenvolveram o primeiro micro-robô voador que pode manipular objetos, particularmente durante as cirurgias, em aplicações de micro-escala.

A invenção fornece mais controle sobre a manipulação em micro-escala, o que lhe permite mover e colocar pequenos objetos com muito maior precisão, disseram os cientistas de uma equipe de engenharia que desenvolveu o dispositivo na Waterloo University.

Em uma declaração na Quarta-feira, eles disseram que o novo dispositivo que desafia a gravidade pode manipular pequenos objetos em níveis que não podem ser manipulados por seres humanos.

Chamado MicroElectroMechanical Systems (MEMS), o robô desafia a força da gravidade, voando ou levitando, alimentado por um campo magnético.

Ele se move em torno e manipula objetos com ímãs anexados a micro-pinças, e é controlado remotamente por um feixe de laser. O pequeno dispositivo de micro-manipulação será útil na micro-montagem de componentes mecânicos, a manipulação de amostras biológicas e até micro-cirurgias.

"Desenvolvemos um micro-robô que levita magneticamente, é uma nova tecnologia para manipulação que usa micro-robôs voadores" disse Behrad Khamesee, líder da pesquisa e professor de engenharia mecânica e mecatrônica, qualificado no desenvolvimento de dispositivos de micro-escala que usam levitação magnética

"Nós somos os primeiros no mundo a fazer um robô flutuante equipado com micro-pinças. Ele pode entrar virtualmente em qualquer espaço e pode ser operado em um recinto fechado por uma pessoa estranha, o que o torna útil para a manipulação de materiais biológicos perigosos em câmaras de vácuo e salas limpas ".

Explicando a nova invenção, a universidade disse que a levitação magnética é utilizada para posicionar o micro-robô em um espaço tridimensional, empregando um mecanismo de comando magnético externo.

O mecanismo que controla o campo magnético usando sensores, avalia a posição, a fim de posicionar o micro-robô. Como a alimentação é fornecida externamente, o micro-robô pode ser manobrado.


Fonte: Café Terra
arquivosdoinsolito.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad