Cientistas descobrem mistério do tubarão frade - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cientistas descobrem mistério do tubarão frade


Oceanógrafos descobriram que o tubarão frade, segundo maior peixe do mundo, se desloca e desaparece durante os meses de Inverno, coincidindo com o ciclo de hibernação.

O mistério de onde ficavam escondidos os tubarões frade por oito meses, intrigou a comunidade científica nos últimos cinquenta anos.

Até agora, pensava-se que estes esqualos, que nunca haviam sido vistos fora de águas temperadas, hibernavam no fundo do mar durante o inverno.


No entanto, um novo projeto de monitoramento permitiu seguir os tubarões até o Caribe, o que pressupõe que os animais fazem uma migração global durante o tempo em que estão "desaparecidos".

No ano passado, a professora da Organização Internacional para a Conservação Marinha, Mauvis Gore colocou um dispositivo de rastreamento em uma fêmea nas proximidades da Ilha de Man (Reino Unido).

Para sua surpresa o esqualo submergiu a uma profundidade de 1264 metros, e após algum tempo, apareceu na região de Newfoundland, Canadá.


Foi a primeira vez que alguém estabeleceu uma ligação entre as comunidades de Tubarão-frade no leste e no oeste do Atlântico, relata o jornal britânico 'The Times'.

Agora, a equipe do pesquisador marinho Greg Skomal descobriu outros padrões comportamentais nestes tubarões, seguindo 25 exemplares do Atlântico Ocidental, viu seis deles chegarem as águas do Caribe, e até mesmo dois que cruzaram o Equador, de forma que atingiram a costa norte da América do Sul.

Assim, estas migrações Caribenhas inspiram novas perguntas para os cientistas. Os tubarões passam a maior parte do seu tempo em profundidades entre 200 e 1000 metros e sobem a níveis mais superficiais somente passados cinco meses. "Permanecem abaixo, mas não sabemos que atividades realizam alí", disse Skomal.

Os marcadores utilizados no estudo para recolher dados sobre a temperatura da água, profundidade e níveis de luz, tem sido também utilizados para calcular uma localização aproximada.

Após um período de tempo, os marcadores sobem a superfície e enviam informações para o satélite, embora o dispositivo só possa armazenar uma quantidade limitada de dados.


"Parece provável que as nossas populações estejam ligadas, mas não temos um marcador suficientemente grande para corroborar essa hipótese", diz a professora Gore.


NÚMERO DE EXEMPLARES NO MUNDO


Unidos pelo interesse nestes esqualos, especialistas de todo o mundo se reunirão no próximo mês de Agosto na Ilha de Man, para iniciar um projeto de identificação fotográfica e genética do número de exemplares, e de espécies de tubarão frade existentes na atualidade.

Até a publicação de um relatório no dia 11 de maio, na revista "Current Biology", os pesquisadores acreditavam que existiam quatro espécies de tubarão frade, mas o estudo sugere que a população mundial de cerca de 10.000 exemplares pode pertencer a um único tipo, e isso irá disparar o alarme para a sua conservação.

Embora os tubarões frade estejam protegidos pela legislação europeia, o óleo derivado do fígado desse animal ainda é utilizado em cosméticos, lubrificantes e na medicina tradicional chinesa, enquanto as barbatanas são utilizadas na culinária.


Fonte: EP
arquivosdoinsolito.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad