Como os Neanderthais encontraram um destino terrível: devorados por seres humanos - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Como os Neanderthais encontraram um destino terrível: devorados por seres humanos


Um fóssil descoberto ostenta marcas de cortes semelhantes àquelas feitas quando descarnam um cervo.

Um dos mais enigmáticos mistérios da ciência - o desaparecimento dos Neanderthais - pode ter sido resolvido. O homem moderno comeu-os, diz um especialista em fósseis.

A polêmica sugestão foi publicada no Journal of Anthropological Sciences em um estudo sobre o maxilar de um neanderthal aparentemente abatido pelo homem moderno.

Agora, o líder da equipe de investigação diz que acredita que a carne foi comida por seres humanos, enquanto os seus dentes podem ter sido utilizados para fazer um colar.

Fernando Rozzi, do Centro Nacional de la Recherche Scientifique de Paris, disse que a mandíbula provavelmente foi cortada para retirar a polpa, incluindo a língua.

Essencialmente, o descarne foi semelhante ao utilizado pelo homem para cortar carcaças de veados no início da idade da pedra. "Os Neanderthais tiveram um final violento em nossas mãos e em alguns casos, nos os comíamos", disse Rozzi.

A idéia provocará uma oposição considerável por parte dos cientistas que acreditam que os Neanderthais desapareceram por razões que não envolvem violência.

Os Neanderthais eram uma espécie robusta, que evoluiu na Europa há 300.000 anos atrás, fizeram ferramentas de pedras complexas e sobreviveram vários séculos na idade do gelo antes de desaparecerem há 30.000 anos - quando os seres humanos modernos chegaram à Europa a partir de África.

Alguns pesquisadores acreditam que os Neanderthais podem ter falhado na competição com os Homo sapiens pelos recursos naturais, ou foram mais suscetíveis ao impacto das alterações climáticas.

Mas outros acreditam que nossas interações eram violentos e fatais para os Neanderthais. De acordo com Rozzi, a descoberta em Les Rois no sudoeste da França, fornece suporte para esse argumento.

Escavações anteriores revelaram o que se acreditava serem ossos exclusivamente humanos. Mas quando a equipe de Rozzi reexaminou o achado, concluiu que parte dos ossos eram de um neanderthal.

O osso estava coberto de marcas de cortes semelhantes às deixadas quando a carne é retirada de veados e outros animais, utilizando ferramentas de pedra.

Rozzi considera que o maxilar fornece evidências cruciais de que os seres humanos atacavam os neanderthais e, por vezes, os matavam, levando os seus corpos para as cavernas para comer ou para utilizar seus crânios ou dentes como troféus.

"Durante anos, as pessoas têm tentado esconder a evidência de canibalismo, mas penso que temos de aceitar que ocorreu", acrescentou.

Mas nem todos os membros da equipe concordam. "Um conjunto de marcas de cortes não demonstra um processo completo de canibalismo", disse Francesco d'Errico, do Instituto de Pré-História em Bordéus.

É também possível que o osso maxilar tenha sido encontrado por seres humanos e seus dentes utilizados para fazer um colar, disse ele.

"Esta é uma investigação muito importante", disse o professor Chris Stringer, do Museu de História Natural de Londres.

"Nós precisamos de mais provas, mas isso poderia indicar que seres humanos modernos e Neanderthais viviam na mesma zona da Europa, ao mesmo tempo, que eles interagiam, e que algumas destas interações podem ter sido hostis.

"Isso não prova que sistematicamente nós erradicamos os Neanderthais ou que regularmente comemos sua carne. Mas adiciona à evidência que a concorrência do homem moderno provavelmente contribuiu para a extinção do Neanderthal ."


Fonte: Guardian
arquivosdoinsolito.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad