Descoberta inscrição hebraica de 3 mil anos em Jerusalém - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Descoberta inscrição hebraica de 3 mil anos em Jerusalém

A asa de vasilhame, com a inscrição "para Menachem" em hebraico antigo. Imagem: AP


Asa de jarro antigo traz inscrito o nome masculino 'Menachem', que ainda hoje é comum entre os judeus.

Arqueólogos em escavação no Monte das Oliveiras, em Jerusalém, descobriram uma asa de jarro de quase 3.000 anos que traz uma antiga inscrição hebraica, um achado significantemente mais antigo que a maioria dos artefatos descobertos na cidade antiga, disse um arqueólogo.

A asa, da Idade do Ferro, está inscrita com o nome hebreu Menachem, que foi o nome de um rei israelita e ainda hoje é comum entre judeus.

A inscrição inclui ainda uma letra parcialmente intacta, o caractere hebraico lamed, que significa "para". Isso sugere que a jarra foi um presente para alguém chamado Menachem, disse Ron Beeri, que dirige a escavação para a Autoridade de Antiguidades de Israel. Não há indício de que a inscrição se refira ao rei.

Esse mesmo nome e versões variantes já foi encontrado em cerâmica egípcia de até 3.500 anos atrás, e a Bíblia menciona Menachem Ben Gadi como um antigo rei de Israel. Mas esta é a primeira vez que um artefato com o nome é descoberto em Jerusalém, disse Beeri.

"É importante porque mostra que eles realmente usavam o nome Menachem durante o período", disse Beeri. "Não é só da Bíblia, é do registro arqueológico".

Com base no estilo da inscrição, ele datou a asa de cerca de 900 a.C., no período do primeiro templo de Jerusalém.

O vasilhame a que a asa pertencia não foi resgatado, então é impossível dizer para que era usado, disse Beeri. Vasilhames semelhantes podiam conter produtos como óleo ou trigo.


Fonte: Estadão
arquivosdoinsolito.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad