"El Cuero" habita rios, lagos, lagoas e o mar, mas de preferência, é encontrado em pequenas lagunas escuras, e tem a forma de um grande couro bovino estendido, por isso seu nome indígena é "el Threquelhuecuvu", (de thrulque=couro e huecuvu=genio maléfico). Suga as suas vítimas até deixa-las sem uma gota de sangue.
Na ponta do seu corpo tem um tipo de garras. Poucos conseguiram ver a sua cabeça, mas se diz que tem tentáculos em forma de tenazes, que terminam em um par de olhos vermelhos saltados.
Outros afirmam ter visto o que poderia ser o seu rosto, que é indescritivelmente horrível. O que se tem certeza, é que abaixo do seu corpo, no centro, tem uma boca que parece uma grande ventosa com a qual suga até a última gota de sangue de suas vítimas.
Suavemente se desloca nas águas à procura de alimentos. Pobre daquele que esta perto dos bancos de areia das águas habitadas por ele, pois usando seus poderes obscuros, vem a tona e hipnotiza os desafortunados.
Então, quando o nível da água permite, rapidamente envolve sua vítima, arrastando-a para o fundo do rio ou lagoa, onde a devora. Quando uma pessoa ou animal está nadando na água, a sua sinistra sede de sangue se torna muito mais fácil de satisfazer.
Se sabe, por exemplo de pessoas que estiveram perto do banco de areia de um rio, e foram capturadas pelo Cuero. Bem conhecida é a história de uma lavadeira que descuidadamente deixou seu bebê no banco de areia, e então de repente apareceu o Cuero que devorou o bebê indefeso.
Para se livrar do perigoso Cuero é necessário o serviço de um mago. Esta pessoa chama com a sua magia o impiedoso monstro para o litoral. Uma vez perto, ela o engana e lhe lança ramos de "calafate" (um arbusto de durissimos espinhos com frutos doces e azuis).
O Cuero, cego pela magia do Mago, envolve os ramos, pensando que é uma presa. Mas quando aperta o arbusto com força, os espinhos se enterram em seu corpo, dilacerando-o. Este monstro aquático não habita somente em Chiloé.
Também se sabe de sua presença em diversas lagunas do sul do Chile. O rio Bio-Bio é habitado pelo Cuero. Se diz que o Cuero foi visto em San José de la Costa, perto de Valdivia, e em Carelmapu (terra verde em mapuche).
Também se sabe de sua presença em diversas lagunas do sul do Chile. O rio Bio-Bio é habitado pelo Cuero. Se diz que o Cuero foi visto em San José de la Costa, perto de Valdivia, e em Carelmapu (terra verde em mapuche).
arquivosdoinsolito.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário