Bactéria na Groenlândia é chave para entender vida extraterrestre, dizem pesquisadores - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Bactéria na Groenlândia é chave para entender vida extraterrestre, dizem pesquisadores

Local de escavação usada por pesquisadores para descobrir bactéria enterrada sob 3 km de gelo; grupo ressuscitou micróbio


Uma bactéria achada sob o gelo da Groenlândia abriga a chave sobre formas de vida em outros planetas, segundo um estudo publicado na revista "International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology".

De acordo com cientistas da Universidade da Pensilvânia, o micróbio Herminiimonas glaciei sobreviveu em estado dormente sob os gelos durante 120 mil anos em um ambiente similar ao de outros planetas.

O grupo liderado pela bióloga Jennifer Loveland-Curtze "reativou" a bactéria incubando suas amostras a 2ºC durante sete meses e depois a 5º durante quatro meses.

A H. glaciei é de dez a 50 vezes menor que a bactéria que causa a gastrenterite e seu tamanho a ajudou a sobreviver nos veios líquidos que existem entre os cristais do gelo a mais de 3 km de profundidade.

Além disso, os cientistas consideram que seu tamanho a ajudou a usar seus nutrientes de maneira mais eficiente e como proteção dos depredadores.

Segundo o estudo, a maior parte da vida na Terra consistiu em microorganismos e, portanto, seria razoável pensar que isto também ocorre em outros planetas.

A análise destes microorganismos que sobrevivem sob condições extremas na Terra pode oferecer pistas sobre s formas de vida em outros lugares do sistema solar, acrescentou.

Loveland-Curtze afirmou que esses ambientes extremamente frios como a profundidade dos gelos da Groenlândia são os melhores análogos de possíveis habitat extraterrestres.

"As temperaturas excepcionalmente frias podem preservar as células e os ácidos nucleicos durante milhões de anos. A H. glaciei é um deles", acrescentou.


Fonte: Folha Online / arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad