Descoberto em Barcelona um antepassado dos hominídeos - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

terça-feira, 2 de junho de 2009

Descoberto em Barcelona um antepassado dos hominídeos


Lluc, um primata que viveu há 12 milhões de anos atrás, em Barcelona, lança uma nova luz sobre a origem na região do Mediterrâneo da família dos hominídeos, que inclui chimpanzés, gorilas, orangotangos e seres humanos.

Este é um novo hominídeo, cujo nome científico é "Anoiapithecus brevirostris", uma alusão ao município onde foi encontrado (l'Anoia) e ao seu rosto que tem uma morfologia facial muito plana, semelhante ao da nossa espécie.


Os restos fósseis de seu maxilar e parte do rosto foram encontrados em 2004 no município de Barcelona Els Hostalets, onde também foi encontrado em Pau ( 'Pierolapithecus catalaunicus'), um outro primata muito primitivo que seria de um ramo irmão de Lluc e que deixou muitas questões em aberto.

Os responsáveis são investigadores do Instituto Catalão de Paleontologia, liderados pelo pesquisador Moya Solà Salvador, para quem o novo primata "representa um passo essencial na origem da nossa família com um bom candidato a ancestral, já que sua morfologia facial é uma transição entre os primatas primitivos e a família Hominidae ", explica o especialista.

Moya Solà se refere ao fato de que o primata tem um nariz muito pequeno, com uma aparência muito semelhante à que apresenta o gênero Homo.

"Isso não significa que tenha uma relação direta com a gente, mas poderia ser um caso de convergência evolutiva", ele argumenta.

O que é relevante, observam os autores, é que ajuda a resolver questões fundamentais sobre a família dos hominídeos.

Para compreender isso, devemos voltar na árvore evolutiva por vários milhões de anos.
Há 15 milhões de anos atrás, houve uma migração de hominídeos primitivos da África que vieram dos afropitecinos.

Eram os "Keniapitecinos" e os "Griophopithecus", que colonizaram o Mediterrâneo, onde alteraram a sua morfologia. Em outras palavras, diversificaram.

Lluc

Foi como uma explosão de formas que se propagou como uma reserva de petróleo em uma área que era floresta tropical em que não havia grandes símios. Então preencheram esse nicho. "

O estudo detalhado dos fósseis de Lluc mostra que é uma espécie em transição: tem uma grande abertura nasal, face plana e o palato profundo, típicos dos grandes hominídeos, mas também possuem características muito primitivas, como o esmalte dental grosso e a mandíbula robusta, característica dos Afropithecus.

Existem também outras características que são compartilhadas com os Keniapithecus.
Por exemplo, tinham a coluna vertical, o que lhes permitia escalar árvores de outro modo.

Assim, os autores concluem, no trabalho que publicaram na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)," que o fóssil encontrado em Hostalets Els provam a hipótese de que este gênero e o dos Griphopithecus são possíveis ancestrais dos hominídeos.

"Mas estes gêneros não são membros da mesma família, então é óbvio que a origem da mesma é um fenômeno que teve lugar na zona do Mediterrâneo, entre 14 e 13 milhões de anos, quando começaram a diversificar e se espalhar para a Europa e Ásia, originando os orangotangos ", afirma o paleontólogo.

Como está claro que três dos quatro hominídeos evoluíram na África, a equipe de Salvador Moya-Sola aposta na hipótese de que aqueles hominídeos primitivos euroasiáticos regressaram a África, onde continuaram a evoluir para dar origem às formas que hoje conhecemos (gorilas, chimpanzés, orangotangos e humanos) e outras formas que foram perdidas neste longo processo de seleção natural.


Evolução em dois continentes



A outra possibilidade, que também surgiu no trabalho, é que os orangotangos e seus parentes, e os antropomorfos africanos, (nos encontramos entre eles) evoluíram separadamente na África e Eurásia.

Desde 2004, as descobertas têm ocorrido em Els Hostalets, após obras de expansão. "É uma área muito argilosa onde foram encontrados fósseis de vertebrados fantásticos do Mioceno.

Existem atualmente mais de 15 diferentes sítios com restos de primatas e metade deles são também de hominídeos". "Em seis anos, tiramos cerca de 40.000 fósseis," explica, eufórico, Salvador Moya-Sola.

A grande descoberta anterior, Pau, é um primata de 11,8 milhões de anos atrás, que foi apresentado como o último ancestral comum de todos os grandes primatas, incluindo os seres humanos. Foi publicado na "Science", em 2004.


Fonte: El Mundo
arquivosdoinsolito.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad