África do Sul: Mulher acusada de bruxaria está em estado grave - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 24 de julho de 2009

África do Sul: Mulher acusada de bruxaria está em estado grave

A casa das vítimas


Uma mulher idosa acusada de feitiçaria está lutando por sua vida no Hospital Frere em East London, após a sua casa ser incendiada por moradores revoltados.

Nokaya Ndlebe, e seu filho Mncedi Masumpa, foram atacados na noite de domingo por uma multidão de camponenes furiosos - na sua maioria jovens - da vila de Makazi em Mooiplaas.

As suas casas foram incendiadas e 14 membros da família, incluindo um bebê de quatro meses de idade, foram obrigados a fugir no meio da noite.

A esposa de Masumpa, Lungiswa Seyisi, disse que os aldeões queriam matar todos. Eles alegam que Ndlebe enfeitiçou um iniciado que morreu durante o fim de semana.

"Eles nos acusaram de feitiçaria. Se não fosse a polícia, a minha sogra teria sido morta. Eles a arrastaram para fora e tentaram colocar um pneu em torno de seu pescoço, mas não conseguiram queimar o pneu ", disse Seyisi.

O incidente aconteceu no domingo, as 9 da noite, quando um grupo de aldeões começou a jogar pedras na casa de Ndlebe e de sua família. A neta de Ndlebe, Neziswa Vicks, disse que quando foi averiguar, viu pessoas invadindo o seu quintal.

"Em poucos segundos eles começaram a queimar tudo no quintal. Eles esfaquearam a minha avó e queriam todos mortos na casa. Estava escuro e não podíamos ver os atacantes ", disse ela.

A família disse que Ndlebe foi apedrejada e agredida. "Então os aldeões colocaram um pneu em torno de seu pescoço, mas a polícia chegou antes que eles pudessem acender o pneu", disse Vicks.

Os moradores dizem que Ndlebe enviou o neto de cinco anos na cabana de iniciação, durante uma tradicional cerimônia na semana passada para roubar carne de cabra. Alegam que ela enfeitiçou o iniciado, que morreu logo depois.

O porta-voz da polícia Capitão Stephen Marais, disse que 18 aldeões foram presos e fizeram uma breve aparição na East London Magistrate's Court ontem. Eles serão apresentados novamente amanhã para um pedido formal de fiança.

A família, que está com medo de voltar para a aldeia, está atualmente hospedada na delegacia de Mooiplaas .

O Presidente da associação de moradores da vila de Makazi, Mncedisi Njemdaka, condenou a ação dos aldeões. Ele disse que eles deveriam ter apresentado as suas preocupações aos mais velhos antes de fazer justiça com as próprias mãos.

"Foi bom que (alguns aldeões) chamaram a polícia para parar o que estava acontecendo", disse Njemdaka.

O Subcomissário William Mbaliso, da polícia de Mdantsane em Mooiplaas Falls, descreveu a ação como "bárbara".


Fonte: Daily Dispatch / arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad