Nasa divulga fotos inéditas da maior Lua de Netuno - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nasa divulga fotos inéditas da maior Lua de Netuno

Para comemorar os 20 anos de atividades da missão Voyager, Nasa divulgou imagens inéditas das planícies vulcânicas de Triton


A Nasa, agência espacial americana, divulgou imagens inéditas da superfície de Triton, maior das 12 luas de Netuno, para comemorar os 20 anos do lançamento das sondas espaciais Voyager.

A missão descobriu que Triton é um dos corpos celestes mais gelados do Sistema Solar, com temperaturas em torno de -235°C, além de abrigar gêiseres ativos.

Os cientistas detectaram que a grande lua tem baixa densidade e uma superfície lisa com planícies vulcânicas, montes e crateras arredondadas formadas por fluxos de lava gelada. Triton foi o último objeto sólido visitado pela Voyager 2.

Agora, a nave se dirige para as bordas do Sistema Solar, onde fará novas explorações. As sondas Voyager são os equipamentos feitos pelo homem que alcançaram a maior distância da Terra.

A Voyager 1 está a 16,6 bilhões de km enquanto a Voyager 2 encontra-se a 13,5 bilhões de km - respectivamente cerca de 111 e 90 unidades astronômicas do Sol.

De acordo com a Nasa, ambos os telescópios devem atingir o espaço interestelar dentro de 5 a 8 anos, entre 2014 e 2017.


Fonte: Terra/arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad