Tiranossauro rex se alimentava de bebês, diz estudo


Uma pesquisa realizada na China e na Alemanha sugere que o Tiranossauro rex - o maior dinossauro já conhecido - se alimentava de dinossauros bebês, e não de espécies adultas, como se imaginava.

Em um estudo publicado na revista especializada Lethaia, o paleontólogo britânico David Hone, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados de Pequim, e o alemão Oliver Rauhut, da Coleção de Paleontologia e Geologia da Baviera, dizem acreditar que os minerais e nutrientes encontrados nos ossos das pequenas presas eram melhor digeridos pelos tiranossauros.

Os cientistas afirmam ainda que esta hipótese pode explicar o fato de terem sido encontrados poucos fósseis de dinossauros jovens até hoje.

Ainda segundo os pesquisadores, os tiranossauros preferiam bebês que fossem pequenos o suficiente para serem ingeridos inteiros.


'Pouca experiência'


Os cientistas se basearam em dados sobre as taxas de reprodução dos dinossauros e da ecologia das populações, e também na análise de ossos e conteúdo estomacal de fósseis de tiranossauros.

"Predadores de hoje atacam principalmente animais jovens e vulneráveis, porque eles próprios têm pouca experiência em fugir de outros predadores adultos", explicou Hone.

"O mesmo provavelmente ocorreu com os dinossauros. Presas jovens são mais fáceis de derrotar, e o risco de o predador se machucar é muito menor", disse.

Segundo ele, o resultado da pesquisa contesta a visão tradicional, retratada em livros e no cinema, de que os grandes terópodes travavam batalhas com os adultos de espécies grandes de dinossauro.


Fonte: BBC / arquivosdoinsolito
Share on Google Plus

About ♰†♰Death Angel♰†♰

0 comentários:

Postar um comentário