Imagem da queda do meteoro feita por um cinegrafista amador
Um meteorito caiu na noite deste domingo (25) no norte da Letônia, abrindo uma cratera de 20 metros de diâmetro e dez de profundidade, informou a agência oficial de notícias russa RIA Novosti nesta segunda-feira (26).
Segundo informações, o meteorito caiu em uma fazenda no arredores da localidade de Mazsalaca, junto à fronteira com a Estônia. Ninguém ficou ferido.
As autoridades locais, que inicialmente não sabiam se a cratera havia sido aberta por um meteorito ou pelo pedaço de um satélite artificial, isolaram o lugar em que o corpo celeste caiu.
"O mais provável é que se trate de um meteorito de ferro com um um diâmetro de aproximadamente um metro e uma massa de várias toneladas", disse à RIA Novosti Vladimir Svetsov, do Instituto de Dinâmica de Geosferas da Academia de Ciências da Rússia.
O cientista explicou que os meteoritos de rocha não chegam à superfície da Terra, já que se desintegram no contato com a atmosfera.
"Se o corpo celeste [que caiu na Letônia] fosse um satélite [artificial], este teria que ser de extrema solidez. Do contrário, teria se destruído no ar", acrescentou o especialista.
Svetsov destacou que meteoritos de um metro de diâmetro colidem com a Terra uma vez ao ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário