O que é o Enoquiano

O enoquiano foi a linguagem usada por Deus para criar o mundo e em seguida usada por Adão para falar com Deus e os anjos e para dar nome a todas as coisas. 


A Linguagem Enoquiana foi supostamente revelada por anjos para o o inglês John Dee (1527-1609) e ao seu assistente Edward Kelley (1581-1607). Segundo Dee, o enoquiano foi a linguagem usada por Deus para criar o mundo e em seguida usada por Adão para falar com Deus e os anjos e para dar nome a todas as coisas. Segundo o site wikia.com essa linguagem teria sido esquecida quando Adão foi expulso do Paraíso. Logo depois Adão havia construído uma forma de “proto-hebraico” baseada no que ele lembrava sobre o Enoquiano. Esse “proto-hebraico” teria sido a língua humana universal até a Confusão das Línguas no episódio da Torre de Babel. Depois disso, todas as línguas humanas se desenvolveram, inclusive uma forma ainda mais modificada do hebraico, a qual conhecemos como "hebraico bíblico".
Desde a época de Adão até época de Dee e Kelley, o Enoquiano foi oculto aos humanos, com a única exceção de Enoque ou Enoch que foi ancestral de Noé que conheceu a língua, e que registrou o "Livro de Loagaeth" (Fala ou Discurso de Deus) para a humanidade. Mas, suspostamente, o livro teria sido perdido no Dilúvio.
Em 1581, Dee mencionou em seus diários que Deus havia enviado certos "anjos bons" para se comunicarem diretamente com profetas.
Em 1582, Dee se juntou com o vidente Edward Kelley, (embora tenha se juntado com muitas outras pessoas anteriormente). Com a ajuda de Kelley como vidente paranormal, Dee começou a tentar estabelecer contato com os anjos, que resultou, entre outras coisas, no desenvolvimento da lingua enoquiana. Entretanto as anotações de John Dee não descreviam a língua como “Enoquiano” (“Enochian”), tendo preferido usar "Angelical", "Celestial Speech", "Language of Angels", "First Language of God-Christ", "Holy Language", ou "Adamic language" pois, de acordo com os anjos que visitaram Dee, essa língua foi usada por Adão no paraíso para nomear as coisas.
A revelação da língua enoquiana teria se iniciado em 26 de março de 1583, quando Kelley relatou visões em objetos mágicos de 21 letras do alfabeto de uma língua. Alguns dias depois, Kelley começou a receber o que se tornaram os primeiros textos escritos na língua. Isso resultou no Liber Loagaeth.
Os outros textos foram recebidos por Kelley cerca de um ano depois. Esses foram os mais importantes desde que os dois começaram a traduzir para o inglês, pois proveram a base do vocabulário enoquiano. Os textos se organizavam em 48 versos poéticos, que Dee chama em seus diários de “Claves Angelicae”, ou “Angelic Keys” (Chaves Angélicas). Essas chaves estão relacionadas com o sistema mágico.
Dee aparentemente as estava usando para "abrir os 49 Portões do conhecimento /Entendimento" representado pelos 49 quadrados mágicos no Liber Loagaeth'‘.
Embora estes textos contenham a maior parte do vocabulário, dezenas de palavras novas são encontradas em periódicos de Dee, e milhares de palavras indefinidas estão contidos no "Loagaeth Liber"’ e foram marcadas diversas diferenças estatísticas entre as palavras de Loagaeth e nas chaves originais, o que levou utilizadores atuais da língua acreditarem na existência de “dialetos” enoquianos.
Vejam o alfabeto enoquiano no link abaixo:
http://pt.scribd.com/doc/41371671/Alfabeto-Enoquiano
Mesmo assim, Dee e Kelley não deixaram indicações suficientes sobre a pronúncia correta do Enoquiano. Aleister Crowley, o mago do século XIX que fundou a ordem "Astrum Argentum", pronunciava cada letra como se as estivesse soletrando em inglês ou, aproximadamente, em hebraico. Por exemplo, M seria pronunciado como Em; N como En ou Nu (porque em hebraico a letra se chama nun), A como Ah; P como Peh; S como Ess; D como Deh. Assim:
NRFM:
En-Ra-Ef-Em ou En-Ar-Ef-Em.
ZIZA:
Zod-ee-zod-ah.
ADRE:
Ah-deh-reh ou Ah-deh-er-reh.
TAAASD:
Teh-ah-ah-ah-ess-deh.
AIAOAI:
Ah-ee-ah-oh-ah-ee.
BDOPA:
Beh-deh-oh-peh-ah.
BANAA:
Beh-ah-en-ah-ah.
BITOM:
Beh-ee-to-em or Beh-ee-teh-oo-em.
NANTA:
En-ah-en-tah.
HCOMA:
Heh-co-em-ah.
EXARP:
Eh-ex-ar-peh

Exemplo de texto com a linguagem enoquiana
O texto acima é chamado de "Primeiro Chamado". Veja sua transliteração:
"OL SONF VORSG GOHO IAD BALT LANSH CALZ VONPHO SOBRA ZOL ROR I TA NAZPSAD GRAA TA MALPRG DS HOLQ QAA NOTHOA ZIMZ OD COMMAH TA NOBLOH ZIEN SOBA THIL GNONP PRGE ALDI OD VRBS OBOLEH GRSAM CASARM OHORELA CABA PIR OD ZONRENSG CAB ERM IADNAH PILAH FARZM ZNVRZA ADNA DS GONO IADPIL DS HOM OD TOH SOBA IPAM LV IPAMIS DS LOHOLO VEP ZOMD POAMAL OD BOGPA AAI TA PIAP PIAMO I OD VAOAN ZACARE CA OD ZAMRAM ODO CICLE QAA ZORGE LAP ZIRDO NOCO MAD HOATH IAIDA"
Tradução, de acordo com Dee:
Eu reino sobre vós, diz o Deus da Justiça, exaltado em poder sobre os firmamentos da ira; em cujas mãos o sol é como uma espada, e a lua como um fogo dardejante que mede seus trajes no meio das minhas vestes; e vos ato juntos como as palmas de minhas mãos; cujos assentos Eu guarneço com o fogo da reunião e embelezei seus trajes com admiração, a quem Eu fiz uma lei para governar os santos e vos entreguei uma vara junto com a arca do conhecimento. Além disso vós erguestes vossas vozes e jurastes obediência e fé a Ele que vive e triunfa, cujo início não existe, nem fim pode ter, que brilha como uma chama no meio de vosso palácio e reina entre vós como o equilíbrio da justiça e da verdade. Movei-vos, então e mostrai-vos a vós mesmos, abri os mistérios de vossa criação; sede amigáveis a mim; pois eu sou o servo de vosso mesmo Deus, o verdadeiro adorador do mais alto.
A linguagem enoquiana trouxe muitas criticas especialmente do linguista australiano Donald Laycock, que os textos no Loagaeth apresentam características fonéticas que não aparecem em línguas naturais. Em vez disso, os vocabulários apresentam casos geralmente encontrados em glossolalias, sugerindo que Kelley tenha produzido o vocabulário "falando em línguas."
Ta ai galera, foi tudo o que eu achei referente ao assunto, qualquer coisa só comentar logo abaixo. Abraço.

O Selo de Aemeth representação Simbólica do Universo.
Fontes:

Share on Google Plus

About Wesley Fernandes

3 comentários:

  1. vlw cara é sempre bom saber mais coisas,sobre esses assuntos entrigantes do mundo!

    ResponderExcluir
  2. Ola. Pode ser que eu esteja enganado ou não, mas a imagem ai representada ea chave de salomão,bom para quem não sabe o que é basta procurar no gloogle vc's estão de parabéns blog muito bom.

    ResponderExcluir