Árvore arco íris
Sendo o único eucalipto existente no hemisfério norte, o eucalyptus deglupta possui uma característica muito marcante. Durante certas épocas do ano, sua casca fica pintada de azul, roxo,verde, laranja e marrom.
Árvore fantasma
Após uma grande enchente tomar algumas regiões do Paquistão, as aranhas do local ficaram todas refugiadas em árvores. Isso, além de salvá-las, criou um fenômeno nunca antes visto, pois as árvores ficaram tão tomadas de teias, que pareciam estar envoltas em uma espécie de névoa.Cachoeira de sangue
Vinda de uma enorme piscina subglacial, as águas salgadas e carregadas de óxido de ferro criam uma bela imagem, que dá a impressão de que a Antártida está sangrando.Pilares de luz
Por causa da grande quantidade de gelo na Rússia, lá existe um dos fenômenos mais interessantes do mundo. Quando uma crosta de gelo perfeitamente horizontal se forma, ela começa a refletir a luz que incide, criando pilares de luz para o céu, que parecem torres fantasmas.Arco íris de fogo
Quando o Sol está a pino e as nuvens guardam cristais de gelo, um estranho arco íris pode surgir no céu. O reflexo dos cristais bate nas nuvens, pintando-as com belas cores.A floresta de pedra
Na província de Yunnan, na China, existe uma floresta diferente de todas outras. Ela é formada por pedra, que, por terem um formato diferente, parecem árvores petrificadas. O lugar é tão visitado e diferente, que a UNESCO declarou o parque como Patrimônio Mundial.
O monte Roraima
Localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, esse morro é diferente de tudo, pois é cercado por queda verticais, tornando-o um lugar inacessível. Esse isolamento criou um fauna diferente de tudo em volta, sendo ali, o local de alguns animais que existem apenas lá em cima.Sol Negro
Nas regiões pantanosas da Dinamarca, um estranho nascer do sol ocorre todos os anos, durante o outono.
Em Jutland, os estorninhos costumam se reunir no caminho de seu destino migratório. Durante a noite, todos param e descansam até que o sol surge pela manhã. Nesse momento, algo incrível ocorre, pois as centenas de milhares de aves começam sua revoada, logo após o Sol surgir completamente no horizonte. Devido ao grande números de animais, o céu escurece, criando esse estranho e belo fenômeno chamado Sol Negro.
Pororoca
Entre os meses de fevereiro e março, um fenômeno sem igual no mundo ocorre no rio Amazonas. Quando as águas do oceano Atlântico se encontram com as do rio de maneira explosiva, uma onda gigantesca surge.
Podendo durar mais de meia hora, a Pororoca é uma atração para surfista de todo o planeta e também um perigo para aqueles que vivem por perto. A força destrutiva dessa onda é enorme, pois ela pode ter 12 metros de altura e é capaz de arrancar árvores inteiras do chão.
A origem do nome desse fenômeno vem do Tupi e que dizer “grande barulho destrutivo”. Isso não é atoa, pois é possível ouvir a Pororoca se aproximando meia hora antes da onda chegar.
Tempestade de sujeira
Após um período de 9 mil anos, o vulcão Chaitin, no Chile, voltou a mostrar todo seu poder em 2008. A erupção de cinzas e lava chamou a atenção do mundo, mas os efeitos na atmosfera foram ainda mais incríveis.
A grande quantidade de partículas se movendo no ar gerou algo conhecido como “tempestade suja”, onde raios e trovões surgem no meio das cinzas, criando algumas cenas aterrorizantes e belas:
Cabras na árvore
Esse fenômeno é tão estranho que, a primeira vista, parece ser irreal, mas ele acontece de verdade. Em uma região árida do Marrocos, as cabras tem uma vida difícil devido a escassez de comida, por isso, com o passar do tempo, a evolução deu uma grande capacidade a elas: Subir em árvores.
Pedra viva
Se um dia você estiver andando em uma praia no Chile e ver uma pequena pedra, tome cuidado, pode não ser um objeto inanimado. A Pyura chilensis é uma ameijoa diferente de tudo, pois ela tem o aspecto de uma pedra, devido a camada protetora que existe em volta de seu corpo:
E não é só a aparência desse animal que chama a atenção. Todos os nascimentos dessa espécie resultam em machos, que na idade adulta viram hermafroditas. Para se reproduzir, esse ser joga nuvens de esperma na água e caso não haja um companheiro por perto, ele engravida a si mesmo.
Crop Circles subaquáticos
Os Crop Circles são aquelas estranhas formas que surgem em plantações nos mais variados lugares do mundo. Porém no Japão eles aparecem embaixo da água.
Descobertos pela primeira vez em 1995, esses estranhos círculos chamavam a atenção de mergulhadores e turistas, afinal sua origem era totalmente desconhecida. Durante mais de uma década várias histórias mirabolantes foram inventadas para explicar os círculos, indo desde monstros submarinos até extraterrestres, mas em 2011 alguns cientistas surgiram com a verdadeira resposta.
Esses estranhos círculos são obras de arte feitas por baiacus tentando acasalar. Aparentemente, essa espécie que vive na costa do Japão usa esses círculos estranhos para mostrar sua capacidade de reprodução. Durante vários dias, o macho fica nadando de dentro para fora, criando os desenhos, que depois são avaliados pelas fêmeas. Quem tiver o melhor “desenho” leva a companheira para a “cama”.
Arco-íris branco
Também conhecido como arco de nevoeiro, essa espécie rara de arco-íris é bem diferente do original, pois não apresenta as cores.
O arco-íris regular se forma devido a separação da luz vinda do Sol por causa das gotas da chuva, que agem como se fossem prismas. O mesmo ocorre com o arco-íris branco, porém ele se forma devido a um nevoeiro, onde as gotas de água são menores. Isso faz com que a luz não se dissipe da mesma maneira, dando a impressão de que ele é branco.
Sol verde
Em ocasiões muito especiais, um fenômeno estranho ocorre com nossa estrela mãe. Quando o Sol está se pondo, é possível ver ele brilhar em uma cor esverdeada por um segundo e depois desaparecer. Durante muito tempo, as pessoas pensavam que isso era um raio vindo do Sol ou qualquer outra coisa maluca. Mas havia uma explicação mais simples.
Com o horizonte desimpedido, sem nuvens e de preferência no mar, é possível observar essa luz verde se formar acima do Sol. Isso ocorre pois a refração da atmosfera nesse momento permite que a cor verde chegue até nós, enquanto as outras são rebatidas, gerando a impressão de que o Sol ficou esverdeado. Infelizmente esse fenômeno dura um ou dois segundos, podendo passar despercebido aos olhos de um distraído.
Nuvem lenticular
As Nuvens Lenticulares, são nuvens estacionárias que possuem formas parecidas com a de lentes e são formadas em altas altitudes em zonas montanhosas e isoladas de outras nuvens.Quando o ar úmido e estável flui sobre uma montanha ou cordilheira, uma série de ondas estacionárias em larga escala podem se formar através do vento. Se a temperatura na crista destas ondas cair para o ponto de orvalho, a umidade do ar se condensa, formando as nuvens lenticulares. Como o ar úmido se move para dentro da nuvem, esses movimentos criam uma aparência de ondas na nuvem.
Lava azul
O vulcão de lava azul Kawah Ijen está localizado na Indonésia e chama atenção por um fenômeno que pode ser visto exclusivamente à noite.A primeira vista esse brilho azul parece ser a lava do Kawah Ijen, mas trata-se na verdade das chamas do vulcão que resultam da queima dos gases a base de enxofre que saem do vulcão a alta pressão e temperatura. Nessas condições, alguns gases passam para o estado líquido, e continuam queimando a medida que dessem pela encosta do vulcão, dando a impressão de ser a lava fluindo. Mas essa cor azulada dos gases em estado líquido é visível apenas na escuridão.
Por culpa da grande quantidade de gases a base de enxofre, o vulcão é altamente tóxico.
O Deserto florido
Você já imaginou ir visitar um deserto e encontra-lo todo florido? Esse é um fenômeno que ocorre no Atacama, entre os meses de setembro e novembro, nos anos que chove muito na região.Normalmente a chuva que cai no Atacama não passa de 12 mm por ano. Mas quando esse nível sobe e chega entorno de 150 mm, a água atinge as sementes e bulbos que estão em estado latente ou dormente e os faz germinar e florescer no início da primavera. Com isso, há também uma proliferação de insetos, pássaros e pequenos espécies de lagarto. No seu auge, o fenômeno pode ser visto ao logo de todo o deserto
Esse é um fenômeno que está climaticamente relacionado com o El Niño, que ocasionalmente se desenvolve na costa ocidental da América do Sul, e, por ser um conjunto de temperaturas anormalmente mais quentes que a água do oceano, acarreta um aumento na evaporação, consequentemente causando mais chuvas.
Tempestade Eterna
Há pelo menos 500 anos ocorre na região do Lago Maracaibo, na Venezuela, um fenômeno atmosférico que cria uma “tempestade eterna”. Todos os anos, durante um período de 140 e 160 noites, as nuvens, que se formam praticamente no mesmo ponto, geram em torno de 1,2 milhões de raios. Essas tempestades duram até 10 horas e criam belos e assustadores espetáculos da natureza.A mais provável explicação para o fenômeno sugere que, como o Lago Maracaibo e as planícies ao redor são cercados por três gigantes montanhas, o Andes, as Montanhas Perijá, e Cordilheira de Mérida, essa tempestade é resultado dos ventos que sopram através das planícies, coletando calor e umidade e criando cargas elétricas. Essas massas de ar são desestabilizadas nas serras, resultam em atividade de tempestades quase contínua.
Fonte: Minilua Via: Bixo Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário