China: dinossauro recebe nome de trecho da Grande Muralha - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sábado, 23 de maio de 2009

China: dinossauro recebe nome de trecho da Grande Muralha


Um dinossauro carnívoro recém-descoberto na China recebeu o nome do ponto de partida da Grande Muralha, que tem milhares de anos, disse nesta sexta-feira Li Daqing, paleontólogo do Departamento Provincial de Geoexploração e Desenvolvimento Mineral de Gansu.

Xiongguanlong, o nome de um dinossauro predatório do período cretáceo, cujos fósseis foram descobertos perto de Jiayuguan, o ponto de partida a oeste da Grande Muralha da Dinastia Ming, literalmente significa "Dinossauro da Grande Passagem", segundo Li.

Cientistas do departamento descobriram os fósseis do dinossauro em 2005, incluindo uma caveira completa sem a mandíbula inferior, a vértebra cervical e a vértebra lombar. Depois de quatro anos de pesquisa conjunta, cientistas da China e dos Estados Unidos descobriram que a espécie preencheu uma grande lacuna nos estudos evolucionários dos tiranossauros.

"A lacuna era de entre 40 milhões e 50 milhões de anos, entre o início e o final do período cretáceo", manifestou Li. Ele disse que Xiongguanlong é o primeiro tiranossauro conhecido do início do período cretáceo, entre 113 milhões e 117 milhões de anos atrás.

"O animal teria 1,5m de altura e 270kg, muito menos que o maior tiranossauro conhecido do mundo, que tinha 4,2m de altura e de seis a sete toneladas", acrescentou. Li e seus colegas restauraram as peças dos fósseis e fizeram um modelo do dinossauro, que será exibido em uma exposição sobre os dinossauros em julho em Lanzhou, capital provincial de Gansu.


Fonte: Terra

arquivosdoinsolito.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad