Descoberto exoplaneta com massa 6 vezes maior que Júpiter - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sábado, 30 de maio de 2009

Descoberto exoplaneta com massa 6 vezes maior que Júpiter

Concepção artística mostra o gigante gasoso VB 10b (à esq.), que pode ser um planeta frio por orbitar longe de sua estrela


Astrônomos da Nasa, agência espacial americana, descobriram um novo exoplaneta que possui massa seis vezes superior à de Júpiter e fica a 20 anos-luz da Terra, na constelação de Aquila, informou nesta quinta-feira o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

O gigante gasoso VB 10b pode ser um planeta frio porque orbita consideravelmente longe de sua estrela, de acordo com os cientistas. As informações são do Terra Chile.

Para descobri-lo, os especialistas utilizaram um método desenvolvido há mais de 50 anos chamado astrometria, ramo da astronomia que trata das medidas dos corpos celestes.

A técnica é responsável por buscar novos exoplanetas - corpos que giram em torno de uma estrela (como a Terra ao redor do Sol) - em outros sistemas solares. Até o momento, foram encontrados mais de 300 exoplanetas.

A astrometria consiste basicamente em medir precisamente os movimentos de uma estrela junto à influência gravitacional de planetas que ainda não foram observados. O método requer medições exatas durante longos períodos de tempo.

Segundo o autor das observações, Steven Pravdo, do JPL, a técnica é ótima para encontrar configurações similares às do Sistema Solar conhecido, podendo haver outros planetas com características como às da Terra.

Pravdo explicou que o planeta parecido com Júpiter relativamente possui quase a mesma distância do original. "A diferença é que orbita em torno de uma estrela muito menor", afirmou.

O pesquisador também sugeriu a possibilidade de existência de planetas rochosos, como a Terra, em torno da estrela do VB 10b.


Fonte: Terra
arquivosdoinsolito.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad