Experimento psíquico no Twitter - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Experimento psíquico no Twitter



No primeiro experimento científico realizado através do serviço de mensagens sociais, os pesquisadores vão investigar a "visão remota" - habilidade psíquica que identifica locais distantes.

O público será convidado a descrever suas impressões de um local escolhido aleatoriamente no Reino Unido visitado por um dos pesquisadores.

Em seguida, eles irão votar em cinco fotografias em um site mostrando onde o visitante estava de pé. O julgamento será repetido quatro vezes com a visualização de diferentes locais.

Se, no final do experimento, os votos identificarem corretamente pelo menos três alvos, será comprovada a existência da percepção extra-sensorial.

O líder do estudo, o psicólogo e professor Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, especializado em investigar fenômenos psíquicos, disse: "Pessoalmente, estou cético, mas três acertos iria de encontro às probabilidades de um em 125 o que seria bastante impressionante."

Ele espera que pelo menos 10.000 pessoas participem da investigação, conduzida em colaboração com a revista New Scientist.

O professor Wiseman vai viajar para cada local alvo e enviar uma mensagem aos milhares de participantes que descreveram os seus pensamentos sobre os arredores.

Vinte minutos depois de enviar esta mensagem ele transmitirá outra contendo um endereço de site da Web no qual os participantes podem ver fotografias do local atual e quatro chamarizes.

Em seguida eles votarão.

"Eu organizei vários estudos de participação em massa durante anos, mas este é o primeiro a usar o Twitter", disse o Professor Wiseman.

"A natureza das mensagens instantâneas permite que milhares de pessoas possam participar em tempo real, tornando-o perfeito para uma experiência de percepção extra-sensorial".

"Se o efeito existe, com tantas pessoas participando, isso ajudará a descobrir." O Prof. Wiseman não é o primeiro cientista a investigar a visão remota.

No auge da Guerra Fria na década de 1970, a CIA gastou US $ 20 milhões (£ 12,5 milhões) realizando experimentos de visão remota na vida real, um caso de "Arquivo X".

O "Stargate Project" destinava-se a realizar "espionagem psíquica" em missões contra a União Soviética.


"Os russos estavam fazendo a mesma coisa, e havia evidências em estudos de laboratório que sugeriam que alguma coisa acontecia", disse o Prof. Wiseman.
"A CIA achou que valia a pena tentar e executou o programa por cerca de 10 anos."

A visão remota tem sido associada a projeção astral e telepatia, mas não se sabe como ela poderia funcionar.

Ao contrário da CIA, o Prof. Wiseman vai procurar por um efeito em grupo, em vez da habilidade individual. Este é um fenômeno conhecido como "a sabedoria das multidões".

"Se você tem um jarro cheio de jujubas e quer saber quantas contém, você começa com a estimativa de um número médio de pessoas diferentes", disse o Prof. Wiseman. O resultado do experimento deve ser conhecido na sexta-feira.

Sumit Paul-Choudhury, editor on-line na revista New Scientist, disse: "Houve participação maciça nas experiências, desde o início da comunicação de massa, e este é o próximo passo.

"Se encontrarmos algum tipo de efeito, então, podemos entrar em especulações sobre a forma como ele funciona".

Qualquer pessoa pode participar da experiência, visitando o site.


Fonte: Telegraph
arquivosdoinsolito.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad