Americanos descobrem nova espécie de cogumelo fálico - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Americanos descobrem nova espécie de cogumelo fálico

O novo fungo, com seu formato característico (Foto: Brian Perry/Divulgação)



Pequeno fungo vem de São Tomé e Príncipe, na África Ocidental. Criatura emite cheiro podre para atrair moscas e dispersar esporos.

Pesquisadores da Academia de Ciências da Califórnia deram um presente de grego a um de seus colegas: batizaram uma nova espécie de cogumelo, que tem formato de pênis, com o nome dele.

O fungo fálico, do tipo "stinkhorn" (algo como "chifre fedido", em inglês), recebeu o nome científico de Phallus drewesii. A descrição da espécie sairá na revista científica "Mycologia".

O cogumelo ocorre na ilha africana de São Tomé e produz um odor penetrante de carne podre, afirmam seus descobridores, Dennis Desjardin e Brian Perry, que também trabalham na Universidade Estadual de San Francisco. É o único tipo de cogumelo fálico que apresenta uma curvatura para baixo, e não para cima.

O cheiro característico serve para atrair moscas, as quais consomem os esporos do fungo e o dispersam pela floresta, auxiliando na propagação da espécie.


Bob Drewes com o fungo fálico que leva seu nome (Foto: Wes Eckerman/Divulgação)


O homenageado pelo nome do novo fungo é Robert "Bob" Drewes, curador de herpetologia (estudo de répteis e anfíbios) da Academia de Ciências da Califórnia e grande incentivador das pesquisas sobre biodiversidade em São Tomé.

"É uma grande honra e muito divertido ver que esse fungo em forma de falo recebeu o meu nome. Fui imortalizado nos registros científicos", disse Drewes em comunicado.


Fonte: G1 / arquivosdoinsolito

Um comentário:

  1. Apareceu um desse cogumelo na casa do meu namorado essa semana, por isso cheguei a este site, estava procurando informações rs

    ResponderExcluir

Post Top Ad