Avião movido a energia solar é apresentado na Suíça - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Avião movido a energia solar é apresentado na Suíça


O avião 'Solar Impulse' HB-SIA é mostrado nesta sexta-feira (26) na cidade suíça de Duebendorf pelos seus inventores. Segundo eles, o avião, movido a energia solar, dispensa combustível e tem autonomia para dar a volta ao mundo, segundo seu criador, o aventureiro Bertrand Piccard. Ele recebe energia de 24 mil células solares e a transforma em quatro motores elétricos. O primeiro teste de voo deve ocorrer até o final do ano. (Foto: AFP)


Inventor diz que o 'Solar Impulse' terá autonomia para a volta ao mundo. Primeiro teste de voo deve ocorrer até o final do ano.


Arte de 2007 mostra como deveria ficar o HB-SIA depois de pronto. (Foto: AFP)





O aventureiro suíço Bertrand Piccard revelou na sexta-feira o protótipo de um avião movido a energia solar que ele planeja conduzir em um voo de volta ao mundo, a fim de divulgar o potencial das fontes alternativas de energia.

O protótipo, conhecido como HB-SIA, tem asas de envergadura equivalente à de um jato Jumbo mas seu peso é semelhante ao de um carro comum.

O aparelho é propelido por quatro motores elétricos e projetado para voar dia e noite ao armazenar a energia excedente gerada por suas 24 mil células solares em baterias de alto desempenho.

"Ontem isso era um sonho. Hoje é um avião. Amanhã, teremos um embaixador para a energia renovável", disse Piccard em entrevista no aeroporto de Dubendorf, perto de Zurique.

"Se um avião puder voar dia e noite sem combustível, propelido apenas pela energia solar, ninguém mais poderá alegar que é impossível fazer o mesmo nos veículos motorizados, sistemas de aquecimento e de ar condicionado, e nos computadores", disse Piccard.

O aventureiro, que conquistou fama ao fazer o primeiro voo sem escalas de volta ao mundo em um balão de ar quente, em 1999, espera que o protótipo realize seus primeiros testes de voo ainda este ano e um primeiro teste de voo noturno em 2010, nos céus da Suíça.

O lançamento da sexta-feira surgiu depois de seis anos de trabalho por 50 engenheiros e técnicos no chamado Solar Impulse, que conta com alguns patrocinadores renomados, como o Deutsche Bank, a fábrica de relógios suíça Omega e o grupo químico suíço Solvay.

O avião combina características aerodinâmicas inovadoras, novos materiais de baixo peso mas fortes suficientes para resistir à pressão do voo em altitude elevada, e tecnologia solar.

O sucessor planejado, o HB-SIB, provavelmente será ainda maior, e permitirá que Piccard e o co-piloto Andre Borschberg façam uma volta ao mundo aérea em cinco estágios, seguindo percurso semelhante ao que ele percorreu com seu balão Orbiter 3 uma década atrás.

O HB-SIB vai primeiro atravessar o Atlântico e o território dos Estados Unidos, em voo planejado para 2012.

"Por meio desse projeto, estamos proclamando nossa convicção de que o espírito do pioneirismo e a visão política podem se unir para mudar a sociedade e colocar fim à dependência de combustível fóssil", disse Piccard.


Fonte: G1 / arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad