Nova teoria radical sugere que magnetismo da Terra pode estar ligado a circulação de correntes oceânicas - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nova teoria radical sugere que magnetismo da Terra pode estar ligado a circulação de correntes oceânicas



Novas pesquisas sugerem que o campo magnético da Terra pode ser produzido por correntes oceânicas, e não pela agitação de metais fundidos em torno do seu núcleo como se acreditava anteriormente.


A controversa alegação, publicada esta semana, sugere que os movimentos de volumes de água salgada ao redor do mundo têm sido seriamente subestimados pelos cientistas como uma fonte de magnetismo.

A pesquisa poderá revolucionar a geofísica, o estudo das propriedades físicas da Terra e seu comportamento, e a ideia de que o magnetismo se originaria de um núcleo fundido e um eixo central.

"Todo mundo aceitou isso, mas, na realidade, nunca houve qualquer prova", disse Gregory Ryskin, professor associado de engenharia química e biológica na Northwestern University, em Illinois.

"É só uma idéia que temos aceitado por um longo tempo sem questionar o suficiente." Sua pesquisa sugere que o magnetismo da Terra está ligado aos movimentos oceânicos. O sal na água do mar conduz eletricidade, o que significa que gera campos elétricos e magnéticos quando se move.



Os resultados, publicados pelo New Journal of Physics do Instituto de Física da Grã-Bretanha, irá sem dúvida causar um feroz debate científico.

As atuais teorias explicam que o magnetismo da Terra é gerado no centro do planeta, por uma bola sólida de ferro quente com cerca de 1.500 milhas de diâmetro, rodeada por um invólucro exterior de um espesso metal líquido em movimento com mais de 1.400 milhas.



Fonte: Daily Mail /arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad