Encontrado um crânio de 500.000 anos atrás, em Atapuerca, Espanha - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Encontrado um crânio de 500.000 anos atrás, em Atapuerca, Espanha


Um ano de escavações em Atapuerca produziram grandes resultados. Além do fragmento de úmero de 1,3 milhões de anos atrás que foi encontrado na Sima del Elefante, esta semana foram encontradas importantes partes do crânio de um "Homo heidelbergensis» na Sima de los Huesos.

Os fósseis, um parietal esquerdo e um frontal completo, estavam no pequeno espaço de pouco mais de um metro quadrado, em que a equipe de Juan Luis Arsuaga e Ignacio Martinez trabalham há 18 anos.

Se trata, segundo explica Martínez ao elmundo.es, dos restos de um adulto jovem do sexo masculino, mas agora terão que estudá-los para confirmar as suas características.

Este crânio é o 17º encontrado na Sima desde 1992, e é um dos sete "ovos de avestruz ", como chamam os paleontólogos os fósseis maiores.

Segundo o paleontólogo, o mais seguro é que o crânio coincida com os fragmentos encontrados em outras campanhas e venha a completar, ainda mais, o conhecimento sobre os hominídeos que a meio milhão de anos atrás viviam na Serra de Atapuerca, em Burgos.


Na Cueva Mayor, que dá entrada para o sitio da Sima, e onde este ano foi escavado pela primeira vez na chamada Galeria das Estátuas, também foram encontrados fósseis de animais e ferramentas de pedra.

Na ausência de um estudo, os pesquisadores sugerem que poderia corresponder aos Neandertais. Precisamente esta é a única espécie humana da qual não foram encontrados fósseis na rica Serra de Atapuerca, habitada desde 1,3 milhões de anos atrás até tempos recentes.

Neste fim de semana acabam as escavações no local. Nas primeiras semanas ja se sabia que tinha aparecido um osso de "Homo antecessor" de 1,3 milhões de anos atrás com indícios de haver sido comido por seus companheiros, no que é a primeira indicação de canibalismo humano na história.


Fonte: El Mundo / arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad