Fóssil pode levar origem de primatas como o homem para a Ásia - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Fóssil pode levar origem de primatas como o homem para a Ásia

Imagens de alguns dos dentes do primata descoberto em Mianmar


Cientistas dizem que evidência ainda não basta para descartar a África como berço dos primatas antropoides.

Fósseis descobertos recentemente em Mianmar podem vir a provar que os ancestrais comuns de humanos e macacos - os chamados antropoides - evoluíram de primatas na Ásia, e não na África, dizem cientistas em um estudo divulgado nesta quarta-feira, 1º.

Os pedaços de mandíbula e dentes de 38 milhões de anos são parte de um crescente corpo de evidência que está ajudando os cientistas a entender a origem dos primatas, disse Chris Bell, paleontólogo do Museu Carnegie de História Natural em Pittsburgh e membro da equipe que encontrou o fóssil, em 2005.

Ganlea megacanina


"Quando o encontramos, soubemos que tínhamos um novo tipo de primata, e basicamente, que espécie de primata era", disse Beard.

As descobertas foram publicadas na revista científica Proceedings of The Royal Society B.

Outros cientistas, que não estiveram envolvidos no estudo, disseram que a descoberta é significativa, mas que não basta para pôr fim ao debate sobre a origem dos primatas antropoides.

Beard e colegas da França, Tailândia e Mianmar concluíram que os fósseis - que batizaram de Ganlea megacanina - vêm de 10 a 15 indivíduos de uma espécie até então desconhecida, parte de uma família extinta de antropoides asiáticos chamada Amphipithecidae.

O desgaste dos dentes caninos sugere que as criaturas, semelhantes a macacos e moradoras de árvores, com longas caudas, usavam a dentição para abrir frutas tropicais e alcançar a polpa e as sementes, um comportamento semelhantes ao dos micos sul-americanos da atualidade.

"O Ganlea não só parece um antropoide, mas estava se comportando como um 38 milhões de anos atrás, por conta dessa ecologia alimentar altamente especializada", disse Beard.

O pesquisador Colin Groves, um especialista em primatas da Universidade Nacional Australiana, disse que não é certo descartar a África como berço dos antropoides, por conta da falta de sítios arqueológicos da mesma época.

"Não há locais de idade comparável na África... então, simplesmente não podemos dizer qual o verdadeiro local da evolução antropoide nesta época", disse Groves.

"Ele ainda poderia ser a África, mas é mais provável que esses proto-antropoides estivessem disseminados por toda a região tropical do mundo".


Fonte: Estadão / arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad