"Os itens escavados no sitio de Gorna Porta em Ohrid são inestimáveis para a Macedônia, mas também para a ciência arqueológica em geral", afirmou o diretor da Proteção do Patrimônio Cultural, o arqueólogo Kuzman Pasko.
Kuzman afirmou que 17 sepulturas, a maioria das quais do período Macedônio (5 º século a.C.) foram escavadas, e foram descobertos diversos itens, incluindo principalmente jóias.
Segundo ele, uma jovem nobre foi enterrada no túmulo, decorado com itens de ouro e âmbar, nunca vistos antes na região dos Balcãs.
Kuzman acrescentou que o túmulo de âmbar inclui outros itens, o que é incomum para esta região, ou seja, havia fortes laços comerciais com o Norte no século 5 a.C.
O arqueólogo salientou que os valiosos achados arqueológicos só confirmam Ohrid como um glamouroso resort em tempos antigos.
A Ministra da Cultura Elizabeta Kanceska-Milevska ressaltou os esforços do governo na proteção do patrimônio cultural local e esses achados confirmam isso.
"Estes são artefatos significativos que confirmam a nossa identidade, história e cultura", acrescentou Kanceska-Milevska.
Fonte: Mina / arquivosdoinsolito
Nenhum comentário:
Postar um comentário