É no mês de agosto especificamente no dia 24 que se comemora o martírio do apóstolo São Bartolomeu (Natanael). As conversões ao cristianismo que ele promoveu na Armênia, provocaram a inveja dos sacerdotes locais, fato que motivou sua execução; primeiro lhe tiraram a pele e depois o decapitaram. (24 de agosto de 51 d.C)
São Bartolomeu sem a pele, antes de ser decapitado.
Esta data também ficou gravada na História, quando em 24 de agosto de 1572, por ordem de Catarina de Médici, ocorreu o massacre da noite de São Bartolomeu. Esta matança praticamente dizimou os huguenotes.
Quadro que retrada o masacre da noite de São Bartolomeu
Já deu para perceber que o dia 24 de agosto é associado ao mal, não por tanto, que esta data é considerada o “dia do Diabo”: Quando Jesus prometeu dar a Pedro as chaves que ligava e desligava as coisas do céu (Mateus 16:19) e logo em seguida chama Pedro de Satanás - “Jesus disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás!” (Mateus 16:23). Assim como prometido, Pedro passou a ter as chaves do céu e do inferno. E segundo a lenda é justamente em agosto que o inferno é aberto por ele e no dia 24 o próprio Diabo é libertado. (expressão “o Diabo está solto). Ficando para São Bartolomeu, colocar o Diabo novamente no Inferno.
São Bartolomeu com o Diabo aos seus pés - Detalhe do Diabo
No Brasil 24 de agosto é dia de todos o Exus no candomblé. Exus são orixás mensageiros, freqüentemente associados aos demônios pelos católicos e evangélicos.
Apesar do dia da sogra ser comemorado em 28 de abril, a cultura popular nordestina prefere homenagear a sogra no dia em que o Diabo se solta do Inferno, 24 de agosto.
Não se deve casar em agosto, e o que as mulheres portuguesas tinham como tradição, crença que chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses já transformada em ditado popular :"Casar em agosto traz desgosto' .
A única data nefasta que poderia ser comparada ao “dia do Diabo” segundo os supersticiosos, seria uma Sexta-feira 13, em agosto!
Fonte: sobrenatural.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário