Ilha da Páscoa: Estátuas gigantes revelam alguns dos seus segredos



Arqueólogos britânicos acreditam ter resolvido um antigo mistério que cerca as famosas estátuas da Ilha da Páscoa.

A 4.000 quilômetros da costa do Chile, a ilha é um dos lugares mais remotos do mundo habitado por pessoas.

Há 1.000 anos atrás, os habitantes da ilha começaram a colocar chapéus vermelhos nas estátuas gigantes.

A equipe de pesquisadores, da Universidade de Manchester e do University College de Londres, acredita que os ilhéus rolaram os chapéus de um antigo vulcão.

O Dr. Colin Richards e a DrªSue Hamilton são os primeiros arqueólogos britânicos trabalhando na ilha desde 1914.

Eles reuniram uma série de pistas para descobrir como as estátuas ficaram com seus chapéus vermelhos. Um cinzel, uma estrada, e um antigo vulcão levaram as suas conclusões.


O Dr. Richards e uma das ferramentas cerimoniais


O Dr. Richards disse: "Nós sabemos que os chapéus foram rolados pela estrada e feitos com um cimento comprimido de areia vermelha".

Cada chapéu, pesando várias toneladas, foi cinzelado em rocha vulcânica, e colocado sobre a cabeça das famosas estátuas em todo o litoral da ilha.

No entanto, precisamente como e porque os chapéus foram colocados ainda é desconhecido.


Como um altar


Um cinzel primitivo foi encontrado ao lado de um chapéu. Os cientistas pensam que pode ser uma antiga oferenda.

O Dr. Richards disse à BBC: "Estes chapéus fizeram todo o caminho pelo lado do vale vulcânico. "Podemos ver que eles foram cuidadosamente colocados. Quanto mais perto você chega no vulcão, maior o número".

"É como uma igreja, você não pode simplesmente andar em linha reta até o altar". "Os polinésios viam a paisagem como uma coisa viva, e depois de esculpidas na rocha os espíritos entravam na estátuas."


Drª Hamilton e um dos enormes chapéus


O Dr. Richards e a Drª Hamilton são diretores do "Rapa Nui (Ilha da Páscoa) Paisagens e Projeto de Construção". Eles trabalharão na ilha durante os próximos cinco anos.

O Dr. Richards acrescentou: "Verificaremos agora a data das primeiras estátuas. Potencialmente, isso pode reescrever a história polinésia."


Fonte: BBC/arquivosdoinsolito
Share on Google Plus

About ♰†♰Death Angel♰†♰

1 comentários:

  1. esses bonecos gigantes não foram colocados lá foram construidos no local com barro e depois colacaram fogo com se faz numa ceramica, aí o tempo passou eles petrificaram dando a impressaão que foram levados pra lá.
    eles não tem misterio.
    jnovelino@hotmail.com

    ResponderExcluir