Mais velho que o 'Archeopteryx' - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mais velho que o 'Archeopteryx'

Fóssil de Anchiornius huxleyi achado na província chinesa de Liaoning.


Um pequeno dinossauro de quatro asas encontrado na China é um antepassado das aves.

Os tesouros de dinossauros fósseis encontrados na China são cada vez maiores e confirmam a transição para as aves de alguns deles.

Um novo espécime de um pequeno dinossauro que parece ter quatro asas e numerosas penas se junta agora ao exemplar original, descrito neste ano.



Anchiornius huxleyi


Encontrado no sítio de Tiaojishan, nordeste da China, este exemplar de Anchiornis huxleyi, que publica a revista Nature, está magnificamente preservado e indica que longas penas cobriam seus braços e cauda e também tinha penas mais curtas nas patas.


Inicialmente pensou-se que o Anchiornis huxleyi, com cerca de 50 centímetros de comprimento, era um pássaro primitivo, mas agora está entre os dinossauros terópodes, estreitamente relacionados com as aves.

A idade do novo fóssil é de 155 milhões de anos (no Jurássico tardio), indicando que é mais antigo que o Archeopteryx, a mais antiga ave, encontrada na Alemanha e datada de menos de 150 milhões de anos.


Archeopteryx


Os pesquisadores, liderados por Xing Xu, acreditam que este achado refuta o chamado paradoxo temporal, que afirma que, dada a antiguidade dos fósseis encontrados até agora, os dinossauros similares as aves apareceram tarde demais para ser os ancestrais destas.


Fonte: El País/arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad