Nasa divulga imagem de lago brasileiro captada do espaço

O lago Erepecu (metade superior da imagem) corre paralelo ao rio Trombetas, um traçado ondulante ao longo da metade inferior da foto


A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira uma imagem do Erepecu, um lago com cerca de 38 km de comprimento localizado na floresta amazônica (norte do Brasil), captada por um astronauta na Estação Espacial Internacional (ISS).

O Erepecu corre paralelo ao baixo rio Trombetas que, na fotografia, serpenteia ao longo da metade inferior.

Segundo a agência, as massas de água na Amazônia muitas vezes são tão escuras que podem ser difíceis de distinguí-las do verde uniforme da floresta.

No entanto, a fotografia captada na última segunda-feira identifica os reservatórios de água detalhadamente devido ao reflexo da luz do sol sobre a superfície da água.

No canto inferior direito da imagem (onde aparece o solo avermelhado da Amazônia), também pode ser visto o aeródromo de Porto Trombetas, na margem sul do rio.

O Trombetas é um rio com cerca de 710 km e tem como principais afluentes o rio Cafuini, na Guiana, e o rio Anamu, na fronteira entre Guiana e Suriname.


Fonte: Terra/arquivosdoinsolito
Share on Google Plus

About ♰†♰Death Angel♰†♰

0 comentários:

Postar um comentário