Geólogos anunciaram nesta quinta-feira a descoberta de centenas de ovos de dinossauro em uma vila no sul da Índia.
Eles afirmam que os ovos dos dinossauros saurópodes (quadrúpedes, herbívoros, geralmente com corpo grande, pescoço longo e cabeça pequena) teriam mais de 65 milhões de anos de idade.
A descoberta aconteceu por acaso. A equipe de cientistas estava escavando um local para achar o leito de um antigo rio no Estado de Tamil Nadu. Ao perfurar a terra, eles acharam camadas de ovos fossilizados.
Fotos e amostras foram enviadas para análise nos Estados Unidos, Europa e Índia, e pesquisadores confirmaram que os ovos fossilizados eram de dinossauros.
Descoberta importante
Os ovos, que estavam depositados em ninhos de areia, têm entre 13 cm e 23 cm de diâmetro.
O pesquisador M U Rumkumar, que liderou a equipe, disse à BBC que os ovos podem ajudar a resolver o mistério sobre a extinção dos dinossauros.
"A importante descoberta é que estes ovos foram encontrados em diferentes camadas, o que significa que os dinossauros retornavam a este local ano após ano", disse Ramkumar.
"A segunda coisa importante é que nós achamos cinzas vulcânicas depositadas nos ovos, o que sugere que atividade vulcânica poderia ter causado a extinção. Outra coisa que descobrimos é que todos esses ovos são inférteis. Nós precisamos fazer novas análises para aprender mais."
Fonte: BBC/arquivosdoinsolito
Nenhum comentário:
Postar um comentário