Nasa minimiza ameaça de asteroide Apophis que está a caminho da Terra - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sábado, 10 de outubro de 2009

Nasa minimiza ameaça de asteroide Apophis que está a caminho da Terra


A Terra pode suspirar aliviada agora: a agência espacial norte-americana Nasa minimizou as possibilidades de um asteroide de 269,74 metros de diâmetro colidir com o planeta em 2036.

Os cientistas inicialmente acreditavam que havia uma em 45 mil chances de que o corpo celeste Apophis (cujo significado, em grego, é "destruidor") atingisse o planeta em 13 de abril de 2036.

A ameaça, entretanto, foi reduzida para uma em 250 mil chances depois que os pesquisadores refizeram os cálculos da trajetória do asteroide.

"Não havia por que se preocupar antes. Agora, ainda menos", disse Steve Chesley, astrônomo do laboratório da Nasa.

Chesley e seus colegas refinaram a órbita do asteroide depois que um astrônomo no Havaí analisou imagens inéditas, que deram aos cientistas uma ideia melhor da posição do Apophis.

A Terra levou um susto em 2004, quando medições iniciais apontaram que o então descoberto Apophis trazia chances de colisão com o planeta em 2029. Outras observações, contudo, descartaram qualquer possibilidade de impacto.

Os cientistas estão monitorando o Apophis, que está previsto para sobrevoar a superfície terrestre a 29 mil quilômetros em 2029.


Fonte: Folha Online/arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad