novembro 2009 - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Criatura estranha intriga moradores na Flórida

20:52 0

'Eu não sei o que é', disse Russ Sittlow, que viu a criatura. Para órgão ambiental da Flórida, ser estranho é um peixe-boi.

Um ser estranho tem intrigado os moradores de Madeira Beach, no estado da Flórida (EUA). Testemunhas disseram ter visto uma criatura de cerca de 9 metros de comprimento em um canal local, segundo reportagem publicada pelo jornal “Tampa Bay”.

Russ Sittlow, de 78 anos, apelidou a criatura de “Normandy Nessie" --nome inspirado no "monstro" do Lago Ness, na Escócia, e na estrada Normandy em que mora.

O engenheiro aposentado contou que viu “Nessie” pela primeira vez em abril. "Eu não sei o que é", disse ele.






Sittlow decidiu colocar uma câmara de vigilância para filmar a criatura. Ele destacou que a câmera flagrou "Nessie" três vezes desde setembro. Além do engenheiro aposentado, sua vizinha Maria VanAiken, de 47 anos, disse ter visto a suposta criatura.

Para oficiais da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, a criatura é, na verdade, um peixe-boi.

Mas Sittlow discorda e recomenda que as pessoas não nadem no canal até que ela seja identificada.

Sittlow disse acreditar que a criatura é uma cobra ou alguma coisa que se parece com o réptil.



Fonte: G1/10 connects.com/arquivosdoinsolito
Read More

Cientistas derrubam seis mitos sobre o fim do mundo

20:49 0

O fim do mundo está próximo - 21 de dezembro de 2012, para ser mais exato - segundo teorias baseadas na suposta antiga previsão maia e divulgadas pela máquina de marketing por trás do filme "2012".

Mas será que a humanidade poderia realmente encontrar o seu fim em 2012, afogada em enchentes apocalípticas, atingida por um planeta secreto, tostada por um sol raivoso, ou lançada à deriva por continentes acelerados?

E será que a antiga civilização maia - cujo império teve seu apogeu entre 250 e 900 d.C. onde hoje é o México e a América Central - realmente previu o fim do mundo em 2012?

Pelo menos um aspecto desse alarde sobre o fim do mundo em 2012, para algumas pessoas, é muito real: o medo.

O site da Nasa "Pergunte a um astrobiólogo", por exemplo, recebeu milhares de perguntas sobre a previsão do fim do mundo em 2012: algumas perturbadoras, segundo David Morrison, cientista sênior do Instituto de Astrobiologia da Nasa.

"Muitos dos (que enviaram as perguntas) estão genuinamente assustados", Morrison disse. "Houve dois adolescentes que estavam pensando em se matar, porque não queriam estar por aqui quando o mundo acabasse", ele disse.

"Duas mulheres nas últimas duas semanas disseram que estavam pensando em matar seus filhos e elas mesmas para não terem que sofrer com o fim do mundo."

Felizmente, com a ajuda de cientistas como Morrison, a maioria dos cataclismos previstos para 2012 é facilmente explicada.



Mito 1 sobre 2012



Previsão maia do fim do mundo em 2012


O calendário maia não termina em 2012, como alguns afirmaram, e esse povo antigo nunca considerou tal ano como o tempo do fim do mundo, dizem arqueólogos.

Mas 21 de dezembro de 2012, (um dia a mais ou a menos) foi, todavia, importante para os maias.

"É a época em que o maior ciclo do calendário maia - 1.872.000 dias ou 5.125,37 anos - acaba e um novo ciclo começa", disse Anthony Aveni, especialista em povo maia e arqueoastrônomo da Universidade Colgate em Hamilton, Nova York.

Os maias registravam o tempo em uma escala que poucas culturas consideraram. Durante o apogeu do império, os maias inventaram a Grande Contagem - um comprido calendário circular que "transplantava as raízes da cultura maia desde a criação do mundo em si", Aveni disse.

Durante o solstício de inverno de 2012, encerra-se a era atual do calendário da Grande Contagem, que começava no que os maias viam como o último período da criação do mundo: 11 de agosto de 3114 a.C. Os maias escreveram essa data, que precedeu sua civilização em milhares de anos, como o Dia Zero, ou 13.0.0.0.0.

Em dezembro de 2012, a longa era termina e o complicado calendário cíclico volta ao Dia Zero, iniciando outro grande ciclo.

"A ideia é que o tempo se renova, que o mundo se renova novamente - muitas vezes após um período de estresse - da mesma forma que renovamos o tempo no dia de Ano Novo ou mesmo na segunda-feira de manhã", disse Aveni, autor de "The End of Time: The Maya Mystery of 2012."


Mito 2 sobre 2012



Continentes em ruptura vão destruir a civilização


Em algumas profecias do fim do mundo em 2012, a Terra se torna uma armadilha mortal ao passar por um "deslocamento de pólos".

A crosta e o manto do planeta irão de repente se deslocar, girando em torno do núcleo externo de ferro líquido da Terra como a casca de uma laranja gira em torno de sua suculenta fruta.

"2012", o filme, imagina um deslocamento polar previsto pelos maias, desencadeado por uma força gravitacional extrema sobre o planeta, graças a um raro alinhamento galáctico" - e por uma radiação solar massiva que desestabiliza o centro da Terra ao aquecê-lo.

A ruptura de oceanos e continentes despeja cidades no mar, arrasta palmeiras para os pólos e gera terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas e outros desastres.

Os cientistas descartam cenários tão drásticos, mas alguns pesquisadores têm especulado que um deslocamento mais sutil poderia ocorrer, por exemplo, se a distribuição de massa sobre ou dentro do planeta mudasse radicalmente, devido a, digamos, o derretimento das calotas polares.

O geólogo da Universidade de Princeton Adam Maloof, que estudou extensivamente os deslocamentos polares, disse que a evidência magnética nas rochas confirma que os continentes passaram por um rearranjo drástico, mas o processo levou milhões de anos - lento o bastante para a humanidade não sentir o movimento.


Mito 3 sobre 2012



Alinhamento galáctico revela perdição


Alguns observadores do céu acreditam que 2012 irá se encerrar com um "alinhamento galáctico", que ocorrerá pela primeira vez em 26.000 anos.

Nesse cenário, o trajeto do sol pelo céu pareceria cruzar o que, da Terra, é visto como o ponto médio da nossa galáxia, a Via Láctea, que em boas condições de observação aparece como uma faixa de neblina no céu noturno.

Alguns temem que esse alinhamento de alguma forma exponha a Terra a poderosas e desconhecidas forças galácticas que irão precipitar o seu fim - talvez através de um "deslocamento polar" ou movimento do supermassivo buraco negro do coração da nossa galáxia.

Outros veem o suposto evento sob uma luz positiva, como o prenúncio do despertar de uma nova era na consciência humana. Morrison, da Nasa, tem uma visão diferente.

"Não existe nenhum 'alinhamento galáctico' em 2012", ele disse, "ou pelo menos nada fora do comum."

Ele explicou que um tipo de "alinhamento" ocorre durante todos os solstícios de inverno, quando o sol, visto da Terra, aparece no céu próximo do que parece ser o ponto médio da Via Láctea.

Astrólogos podem se entusiasmar com alinhamentos, Morrison disse. "Mas a realidade é que os alinhamentos não são de interesse para a ciência.

Eles não significam nada", ele disse. Eles não modificam a força gravitacional, a radiação solar, as órbitas planetárias, ou qualquer coisa que tenha impacto na vida da Terra.

Mas a especulação sobre alinhamentos não é surpreendente, ele afirma. "Fenômenos astronômicos comuns são imbuídos de um senso de ameaça por pessoas que já acreditam que o mundo vai acabar."

Em relação aos alinhamentos galácticos, David Stuart, especialista em povo maia da Universidade do Texas, escreve em seu blog que "nenhum texto ou arte dos antigos maias faz referência a qualquer coisa do tipo."

Mesmo assim, a data final do atual ciclo da Longa Contagem - o solstício de inverno de 2012 - pode ser evidência da habilidade astronômica dos maias, disse Aveni, o arqueoastrônomo.

"Não descarto a probabilidade de que a astronomia desempenhou um papel" na escolha de 2012 como o término do ciclo, ele disse.

Astrônomos maias construíram observatórios e, através da observação dos céus noturnos e usando a matemática, aprenderam a prever com precisão eclipses e outros fenômenos celestiais.

Aveni observa que a data de início do atual ciclo foi provavelmente associada a uma passagem do zênite solar, quando o sol cruza diretamente sobre nossas cabeças, e sua data de término cairá no solstício de dezembro, talvez intencionalmente.

Essas escolhas, ele disse, podem indicar que o calendário maia está ligado aos ciclos sazonais de agricultura, centrais para a sobrevivência dos povos antigos.



Mito 4 sobre 2012


O Planeta X está em rota de colisão com a Terra


Alguns dizem que ele está por aí: um misterioso planeta X, também conhecido como Nibiru, em rota de colisão com a Terra - ou pelo menos a caminho de uma passagem de raspão destruidora.

Dizem que uma colisão direta iria destruir a Terra. Mesmo uma passagem de raspão, alguns temem, poderia gerar uma chuva de asteróides de impacto mortal, arremessados em nossa direção pelo turbilhão gravitacional do planeta.

Será que esse planeta desconhecido realmente poderia estar vindo em nossa direção em 2012, mesmo passando de raspão?

Bem, não. "Não há objeto nenhum por aí", disse Morrison, o astrobiólogo da Nasa. "Essa provavelmente é a coisa mais clara a se dizer."

As origens dessa teoria na verdade antecedem o amplo interesse em 2012. Popularizado em parte por uma mulher que alega receber mensagens de extraterrestres, o fim do mundo relacionado a Nibiru foi originalmente previsto para 2003.

"Se houvesse um planeta ou uma anã marrom ou qualquer objeto que fosse estar no interior do sistema solar daqui a três anos, os astrônomos o teriam estudado na última década e ele seria visível a olho nu hoje." "Não há nada."


Mito 5 sobre 2012


Tempestades solares irão devastar a Terra


Em alguns cenários de desastre para 2012, nosso próprio sol é o inimigo. Nossa amigável estrela vizinha, segundo rumores, irá produzir erupções letais de labaredas solares, que aumentarão o calor sobre os terráqueos.

A atividade solar cresce e diminui segundo aproximadamente ciclos de 11 anos. Grandes labaredas podem de fato danificar as comunicações e outros sistemas da Terra, mas os cientistas não têm indicações de que o sol, pelo menos no curto prazo, irá lançar tempestades fortes o suficiente para fritar o planeta.

"Ao que parece, o sol não está seguindo a programação mesmo", afirmou Morrison, o astrônomo da Nasa. "Esperamos que esse ciclo provavelmente não seja concluído em 2012, mas um ou dois anos depois."



Mito 6 sobre 2012



Os maias tinham previsões claras para 2012


Se os maias não esperavam o fim do mundo em 2012, o que exatamente eles previram para esse ano?

Muitos estudiosos que se aprofundaram na evidência dispersa em monumentos maias dizem que o império não deixou um registro claro prevendo que qualquer coisa específica aconteceria em 2012.

Os maias retrataram de fato um desagradável - embora não datado - cenário do fim do mundo, descrito na página final de um texto de aproximadamente 1100, conhecido como Códice de Dresden.

O documento descreve um mundo destruído pela enchente, um cenário imaginado em muitas culturas e provavelmente vivenciado, em uma escala menos apocalíptica, por povos antigos.

Aveni, o arqueoastrônomo, disse que o cenário não deve ser interpretado literalmente - mas como uma lição sobre o comportamento humano.

Ele associa os ciclos ao nosso próprio período de Ano Novo, quando a conclusão de uma era é acompanhada por atividades frenéticas e estresse, seguidas de um período de renascimento, quando muitas pessoas fazem uma reflexão e resolvem começar a viver de uma maneira melhor. Na verdade, Aveni diz, os maias não eram muito chegados a previsões.

"Toda a escala de registro do tempo é muito direcionada ao passado, não ao futuro", ele disse. "O que é lido nesses monumentos da Longa Contagem são eventos que ligavam os governantes maias a ancestrais e ao divino."

"Quanto mais você planta suas raízes no passado do tempo profundo, melhor você pode argumentar que é legítimo", Aveni disse.

"E acho que é por isso que esses governantes maias usavam o tempo da Longa Contagem". "Não se trata de uma previsão fixa sobre o que vai acontecer."



Fonte: Terra/arquivosdoinsolito

Read More

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Peça não identificada cai em terreno em Minas

22:10 0
Foto por Frederico Haikal



Policial analisa objeto de 40 cm que causou um estrondo no momento em que caiu, de acordo com depoimento dado pela mãe da criança de 10 anos



Peça de 40 cm provocou um estrondo e caiu próximo de uma criança de 10 anos que brincava no quintal.

Uma peça não identificada, com cerca de 40 cm, caiu do céu, no final da tarde desta segunda-feira (16), no quintal de uma casa em Matozinhos, na região central de Minas Gerais, segundo depoimento de uma criança de 10 anos e do pai.

De acordo com a Polícia Militar, o garoto brincava com a bicicleta, quando o objeto caiu ao lado dele. A mãe, Claudia Aparecida Pereira, ouviu o barulho e foi correndo até o quintal.

- Foi um barulho muito forte. Parecia que algo muito maior tinha caído do céu.

Com medo de que alguém se machucasse, o pai do garoto não deixou que ninguém da família tocasse no objeto e chamou a polícia imediatamente. Os policiais recolheram o objeto e estão a caminho da Polícia da Aeronáutica de Lagoa Santa.

Segundo o policial que atendeu a família, Tenente Noel Rosa, em uma das laterais da peça está escrito vaisala.com.

O endereço eletrônico é do site de uma empresa finlandesa especializada em medições climáticas. Ainda de acordo com Rosa, não é possível ainda afirmar que a peça pertença à empresa.



Fonte: R7/arquivosdoinsolito
Read More

Nasa tenta recuperar robô "Spirit" atolado em Marte

22:08 0
Os cientistas fizeram experimentos na Terra com uma réplica do robô


A Nasa (a agência espacial americana) retomou hoje as tentativas para recuperar o robô "Spirit" que a agência espacial americana enviou ao planeta vermelho em 2004 e ficou atolado na areia desde abril passado.

Nos últimos meses, os responsáveis pela missão têm tentado buscar uma solução para retirar o robô do local onde ficou preso, conhecido como "Tróia".

Os cientistas fizeram experimentos na Terra com uma réplica do robô à qual submeteram as condições similares no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da agência espacial, mas reconheceram que não será fácil.

"Será um processo longo e a probabilidade de fracasso é alta" disse o diretor do programa de prospecção de Marte da agência espacial, Doug McCuistion.

As rodas do "Spirit" estão afundadas na terra desde 23 de abril e ficaram presas em uma camada de areia.

Além disso, o "Spirit" tem as rodas dianteiras da parte direita bloqueadas desde 2006 devido a uma falha elétrica.

Na semana passada, a Nasa anunciou que dará ordem a partir da Terra para que o robô vá girando as rodas até conseguir recuperar o movimento de marcha à ré. Uma tarefa que poderá levar semanas.

"A mobilidade em Marte é difícil e qualquer que seja o resultado da operação de resgate do "Spirit" aumentará nosso conhecimento sobre como analisar o terreno e melhorar os robôs que serão enviados a Marte no futuro", acrescentou McCuistion.

O "Spirit" foi colocado em Marte em janeiro de 2004 junto com outro robô gêmeo, o "Opportunity", que foi deslocado para uma região oposta do planeta vermelho.

Inicialmente, os pesquisadores deram três meses de vida ativa.

Apesar de terem sofrido com o desgaste dos materiais e registrado problemas de funcionamento, ambos os veículos continuaram percorrendo Marte e transmitindo milhares de fotografias e informações sobre sua geologia e atmosfera.

Além de ter confirmado que em algum momento de sua história Marte abrigou água em forma líquida, os veículos exploradores de seis rodas já percorreram mais de 20 quilômetros da superfície do planeta.

Enquanto a Nasa redobra os esforços para salvar o "Spirit", o "Opportunity" segue em direção a uma grande cratera chamada "Endeavor".



Fonte: Terra/arquivosdoinsolito

Read More

Mistério sobre supernova Cassiopeia A é resolvido

22:06 0
A estrela de nêutrons pode estar no centro da supernova Cassiopeia A


Dois astrofísicos acreditam que tenham resolvido o mistério que cercava um objeto que ocupa posição central entre os restos de uma supernova distante.

Cerca de 330 anos atrás, explodiu uma grande estrela na constelação de Cassiopeia. Esta supernova - como são conhecidos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas - talvez tenha sido registrada por John Flamsteed, astrônomo real da Inglaterra, que observou, naquele ano, uma "estrela" que não corresponde a qualquer objeto registrado nas cartas celestes hoje conhecidas quanto àquela constelação.

Os restos da supernova, conhecida como Cassiopeia A, sempre representaram um certo mistério para os astrônomos.

As supernovas normalmente deixam para trás um objeto de extrema densidade, como um buraco negro ou estrela de nêutrons.

Mas ao longo de décadas de observação não foi avistado um objeto desse tipo no centro de Cassiopeia A.

Em 1991, o Observatório de Raios-X Chandra por fim identificou um objeto compacto na área. No entanto, aquilo que foi avistado "não correspondia ao que os astrônomos imaginavam quanto à aparência de uma estrela de nêutrons", disse Craig Heinke, astrofísico da Universidade de Alberta, no Canadá.

As estrelas de nêutrons costumam apresentar fortes campos magnéticos, em rotação, que geram a impressão de que elas pulsam, mas o objeto identificado no centro de Cassiopeia A queima em ritmo constante.

Além disso, a energia no espectro de raios-X que ele emite não se enquadra aos padrões esperados pelos astrônomos.

Agora, Heinke e seu colega Wynn Ho, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, acreditam ter uma explicação para o misterioso objeto.

Eles propõem a interpretação de que Cassiopeia A contenha uma estrela de nêutrons, e que essa estrela esteja envolta em uma atmosfera de carbono.

A presença de uma atmosfera como essa faria com que os restos da estrela morta parecessem emitir um brilho azul profundo nas faixas de ondas da luz visível, o que explicaria as energias incomuns captadas pelos cientistas na banda de raio-X. O trabalho dos cientistas sairá esta semana pela Nature.

Heinke diz que a aparência incomum de Cassiopeia A pode se dever à juventude da estrela. Com o tempo, afirma, a estrela pode acumular hidrogênio e hélio e desenvolver uma rotação perceptível. Isso a tornaria mais parecida com outras estrelas de nêutrons conhecidas, e mais antigas.

"Acredito que seja uma interpretação interessante", disse Harvey Tananbaum, diretor do Centro de Raios-X Chandra, no Centro Harvard Smithsonian de Astrofísica, em Cambridge, Massachusetts.

Tanambaum afirma que o seu estudo não oferece provas irrefutáveis de que uma estrela de nêutrons envolta por uma atmosfera de carbono esteja posicionada no centro de Cassiopeia A, e observação posteriores poderão oferecer indicações melhores quanto à natureza do objeto. Mas, acrescenta ele, o estudo que redigiu "talvez seja a melhor explicação disponível".


Fonte: Terra/arquivosdoinsolito

Read More

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Aprenda ritual para esta sexta-feira 13

21:35 1

Esqueça as previsões de má sorte para as sextas-feiras que caem no dia 13. Assim como nas outras duas sextas-feiras 13 deste ano, a última de 2009 promete boas notícias.

Segundo o mago Daniel Atalla, fundador da Escola Esotérica Luz da Lua, a palavra para o dia é purificação.

A última quarta-feira (11) foi um dia significativo para a numerologia, segundo ele. O mago Atalla disse que a sequência de números 11 forma uma trilogia e que, somados, resultam em 33. “O 33 é um número forte, que deixa boa vibração por três dias. O último é justamente a sexta-feira 13”, afirmou o mago ao G1.

A bruxa Tânia Gori, idealizadora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa, também tem previsões otimistas para esta sexta-feira.

Tânia disse ao G1 que todos os dias 13 são positivos. “A soma dos números resulta em quatro, que significa a união perfeita dos quatro elementos, o fogo, o ar, a terra e a água. Quando cai na sexta-feira, a data potencializa a força dos pedidos”, afirma.

Sexta-feira 13 é dia de purificação, diz mago (Foto: Divulgação)

Confira os rituais que o mago Daniel Atalla e a bruxa Tânia Gori recomendam para esta sexta-feira.

Ritual de Purificação

A sugestão do mago Atalla é fazer um ritual de purificação, aproveitando a forte vibração numerológica para dar mais atenção à espiritualidade. O uso de flores e cores claras está em alta.

A primeira dica é preparar um banho de pétalas de rosas brancas nesta sexta-feira (13). A Escola Esotérica Luz da Lua aconselha que sejam usadas sete rosas inteiras ou sete pétalas. Elas devem ser colocadas em água quente, para soltar o aroma.

O banho pode ser feito em banheiras. Outra opção é preparar a água e, depois de se banhar normalmente, derramar o líquido junto com as pétalas no corpo, sempre do pescoço para baixo.

Atalla também aconselha que se evite usar roupas escuras. Nesta sexta-feira, a indicação é usar branco, que é a cor da purificação.

Acender incensos florais, preferencialmente de jasmim, também é recomendável.

A última dica é dar um presente carinhoso e espontâneo para alguém querido, como um bombom ou uma flor.

Pétalas de rosas brancas para banho de purificação (Foto: Divulgação)

Pedidos

Segundo Tânia, quando o dia 13 cai em uma sexta-feira, a influência de Vênus, o planeta do amor, potencializa a força dos pedidos.

Por isso, a dica é acender três velas e mentalizar um desejo. Outra possibilidade é escrever em um papel o pedido e queimar no fogo das velas.

Para atrair grandes paixões, ela indica um banho de pétalas de rosa vermelha e mel. Tânia explica que os ingredientes devem ser colocados em um litro de água quente.

Toda a água deve ser derramada da cabeça aos pés.

Pela força da data, as bruxas da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa marcaram uma convenção em Paranapiacaba (SP). Elas farão diversos rituais, entre eles o dos quatro elementos, em homenagem ao dia.

Bruxa indica banho de rosas vermelhas para atrair paixões (Foto: Divulgação)

Fonte: G1/sobrenatural.org

Read More

Fantasma: você acredita nisso?

21:31 0
A jornalista Kylie Millier na casa assombrada



Na Marie Claire Austrália, uma jornalista afirma que sua casa foi mal assombrada.

A jornalista Kylie Millier morou durante quatro anos num apartamento térreo em Melbourne, na Austrália e nunca teve problemas.

Mas de repente, sem nenhum aviso, coisas estranhas começaram a acontecer. “As luzes se acendiam do nada, os lustres explodiam quando eu voltava da rua.

Comecei a me sentir inquieta quando me vestia e um dia me senti tão desconfortável que dormi de roupa”, diz ela.

Mas o pior momento foi quando, certa noite, ela sentiu alguém pular na cama e gritar no seu ouvido. “Embora os eventos fossem diferentes, sentia a presença de um homem em casa.

Mas, descrente, achei que era um terrível pesadelo”, afirma ela. “Minha irmã pediu para que eu ficar na casa dela, mas eu não queria fugir – queria uma explicação”.

Após algumas semanas cheias de “noites de terror”, ela resolveu consultar uma psicóloga – que afirmou que não, Kylie não estava louca. “Resolvi chamar um padre.

Ele só me disse: ‘Deus triunfa sobre o mal’. Não mencionou exorcismo e achei bobagem perguntar”.

No entanto, ela começou a conversar com amigos próximos, até que uma deles indicou Maria Last, uma física e médium irlandesa radicada na Austrália. Kylie ligou, contou o que estava acontecendo e dois dias depois Maria foi até lá.

Logo de cara, perguntou em quais cômodos havia mais problemas. Kylie não hesitou: no quarto e no escritório.

Logo que chegou ali, Maria anunciou: “Eis aqui nosso algoz!” E começou a falar – aparentemente - com o quarto vazio.

Disse que seu interlocutor era um rapaz chamado Jim, que ficou aleijado por um problema de saúde. Ele se apaixonou por Kylie durante um “open house” que ela fez e ficou com ela desde então.

“Durante meia-hora, Jim deu detalhes de minha vida que Maria jamais saberia: o jeito que leio alto enquanto escrevo e minha frustração pelo problema de saúde que me impede de correr”, diz a jornalista.

Depois de uma longa conversa, Maria convenceu Jim a “ir em direção da luz” – ele iria em companhia do tio, que apareceu para levá-lo.

Mas a história não termina aí. Maria não acreditou que a energia jovial do Jim fosse responsável pela presença assustadora que Kylie sentia.

Com um pêndulo de cristal, a médium entrou no quarto e de repente ela começou a falar novamente. Só que dessa vez de um jeito mais duro. Era outro rapaz, um mau caráter na vida – e depois dela.

“Ele disse que me seguiu quando me viu na rua em companhia de um casal de amigos, havia alguns meses. E estava orgulhoso por me assustar na cama.

Depois de alguns minutos de conversa, ‘ele’ começou a dar detalhes do que eu fazia no banheiro, no quarto e eu decidi não ouvir mais nada.

Só queria que fosse embora”, conta Kyeli. Maria fez um esforço para que isso acontecesse e precisou de ajuda de outros espíritos para convencê-lo a ir.

“Mas em seguida, a casa ficou com outra energia e o pêndulo acusou que não havia mais nada errado”.

Kyeli afirma ter aprendido muito com isso, leu livros sobre espiritualidade e, sob orientação de Maria, passou a prestar atenção no seu “sexto sentido”.

A história de Kyeli é bem interessante e, quem quiser, pode conferir detalhes no site da Marie Claire australiana.




Fonte: Revista Marie Claire/arquivosdoinsolito
Read More

Sexta-feira 13 reúne mitos e superstições

21:29 0


Medo inspirado pela data tem várias explicações. Há quem não saia de casa no dia e desenvolva fobias.

Na famosa franquia cinematográfica de horror dos anos 1980, a sexta-feira 13 é o pior dia. É quando acontecem as mortes, as vinganças de Jason Voorhees -que morreu afogado num lago quando menino- ou de sua mãe.

Mas não só os frequentadores da colônia de Crystal Lake têm medo do dia. Na vida real, há quem não saia de casa, quem deixe de trabalhar ou mesmo quem desenvolva uma fobia ao número. Em 2009, aliás, três sextas-feiras caem no dia 13.



A idéia de que a sexta-feira 13 dá azar mistura duas superstições: a do número 13 e a da sexta-feira. Para os católicos, 13 eram os apóstolos da Última Ceia -e o 13º era Judas, que, de acordo com o Evangelho, traiu Jesus. Sexta-feira foi o dia da crucificação de Cristo, e há teólogos que afirmam que o Dilúvio começou numa sexta-feira.

A partir daí, muitos fiéis começaram a cancelar planos de viagem ou projetos no penúltimo dia da semana. Marinheiros também temiam viajar na sexta.

Segundo uma reportagem da revista "National Geographic" sobre o tema, na Roma antiga, as bruxas se juntavam em grupos de 12 -pois o décimo-terceiro era o demônio.


O 13 dos templários



A sexta-feira 13 também não foi um bom dia para a Ordem dos Cavaleiros Templários. Fundada no século XII, sua influência na Europa incomodou tanto alguns reis que, numa sexta-feira, 13 de outubro de de 1307, uma determinação de Filipe IV, da França, implantou uma 'caça às bruxas' e fez templários do país serem presos, excomungados e queimados na fogueira. Após cinco anos, os templários deixariam de existir, acusados de heresia.

Além da caça aos templários, a sexta-feira ficou conhecida por ser o dia das execuções oficiais. Na Inglaterra, era esse o dia em que os prisioneiros eram enforcados. Conta-se, também, que os condenados davam 13 passos até chegar ao local da corda.

Apollo 13

Insígnia da missão Apollo 13, em 1970 (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)



Muito da superstição que já existia quanto à sexta-feira e ao número 13 se intensificou quando houve o acidente com a missão tripulada da agência espacial americana Apollo 13, em 1970.

A missão partiu da terra às 14h13 e, no dia 13 de abril, dois dias depois do lançamento, foi abortada após uma explosão em um dos tanques de oxigênio. Os tripulantes conseguiram voltar ilesos para a Terra no dia 17.


A fobia do 13


Tudo isso fez com que crescesse a superstição quanto à sexta-feira 13. Ainda hoje, há prédios que não tem o andar 13, há ruas em que a numeração passa por 11, 12, 12,5 e 14 e existem países que tiraram o 'número do azar' de sua loteria nacional.


Painel de elevador em Buenos Aires exclui o número 13 dos andares (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)



Algumas pessoas, no entanto, levam tão a sério as superstições que desenvolvem uma fobia ao número. O nome científico para isso é triskaidekaphobia e é citado em manuais e livros médicos.

Segundo Robert B. Taylor no livro "White Coat Tales", um escritor russo chamado Sholom Aleiehem, que viveu no século XIX, tinha triskaidekaphobia.

Ele morreu num dia 13 mas, se você visitar sua lápide, num cemitério de Glendale, Nova York, vai encontrar a data 12a de maio de 1916.

O psicólogo Marcos R. Maximino, do Núcleo de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), confirma a existência da fobia do 13.

Segundo ele, “um comportamento supersticioso surge quando a pessoa associa – de forma intencional ou não – determinados fatos que ela vive, dando a eles valor positivo ou negativo.

Assim, surge uma crença que pode ser positiva (sorte) ou negativa (azar): fatos da vida cotidiana passam a ter um significado especial, sem que essa pessoa perceba.

A superstição é uma crença fundamentada na idéia de que determinado comportamento, atitude, número ou palavra pode trazer sorte ou azar.”



Fonte: G1/arquivosdoinsolito

Read More

10 previsões catastróficas que falharam

21:25 0


O filme "2012", que estreia nos cinemas no próximo dia 13 de novembro, traz à tona novamente a discussão sobre o fim do mundo.

Durante séculos, as pessoas se acostumaram a conviver com perspectivas catastróficas tratadas desde o calendário maia até previsões de profetas mais atuais.

No entanto, estes cenários apocalípticos partilham algo em comum: eles nunca ocorrem. Por causa disso, o site científico Live Science resolveu escolher as 10 premonições mais interessantes que nunca aconteceram.



Galinha profeta de Leeds, 1806




A história tem inúmeros exemplos de pessoas que proclamam o retorno iminente de Jesus Cristo, mas nenhuma mensagem é mais estranha do que a da galinha de um inglês na cidade de Leeds, em 1806.

O que contam é que a "galinha profeta" começou a botar ovos com a frase "Cristo está chegando". As notícias deste milagre se espalharam e muitas pessoas se convenceram de que o juízo final estava à mão. Até que alguém descobriu que tudo não se passava de uma farsa.



Os millerites, 23 de abril de 1843




Um fazendeiro da Nova Inglaterra chamado William Miller, após ter feito durante vários anos um estudo muito cuidadoso de sua Bíblia, concluiu que o tempo escolhido por Deus para destruir o mundo poderia ser adivinhado a partir de uma interpretação estritamente literal da escritura.

Ele explicou para quem quisesse ouvir que o planeta chegaria ao seu fim em algum momento entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844.

O fazendeiro pregou e espalhou a notícia o suficiente para que milhares de seguidores - conhecidos como Millerites - decidissem que a data efetiva seria em 23 de abril de 1843.

Muitas pessoas venderam ou deram seus bens, admitindo que eles não seriam mais necessários, mas quando chegou o esperado 23 de abril, e Jesus Cristo não veio, o grupo finalmente se dissolveu - com alguns integrantes formando o que hoje são os adventistas do Sétimo Dia.



Mórmon e o Armageddon, 1891




Joseph Smith, fundador da Igreja Mórmon, convocou uma reunião de líderes de sua igreja em fevereiro de 1835 para contar que tinha falado com Deus recentemente e, que durante a conversa, tinha ouvido que Jesus Cristo retornaria nos próximos 56 anos. Nesta data, o fim do mundo seria iniciado imediatamente.



Cometa Halley, 1910




Em 1881, um astrônomo descobriu por meio da análise espectral que as caudas dos cometas eram compostas por um gás mortal chamado cianogênio, conhecido também como cianeto.

Esta foi apenas uma notícia de interesse passageiro até que alguém alertou que a Terra poderia passar pela cauda do cometa Halley em 1910.

Será que todos no planeta seriam atingidos por um gás tóxico mortal? A especulação foi reproduzida nas primeiras páginas do jornal americano The New York Times e outros periódicos, gerando um pânico em massa no próprio país e no exterior. No entanto, os cientistas conseguiram explicar que não havia nada a temer.



Pat Robertson, 1982




Em maio de 1980, um televangelista e fundador da Coalização Cristã, Pat Robertson, assustou e alarmou a população - ao contrário de Mateus 24:36 ("Ninguém sabe que dia ou hora, nem os anjos no céu") - ao informar em seu programa de TV que ele sabia que o mundo ia acabar. "Eu garanto que até o final de 1982 o mundo terá o juízo final", disse Robertson.



Heaven's Gate, 1997




Quando o cometa Hale-Bopp surgiu em 1997, surgiram rumores de que uma nave alienígena estaria seguindo o cometa - encoberto, é claro, pela NASA e pela comunidade astronômica.

Embora a alegação tenha sido refutada por astrônomos - e poderia ser refutada por qualquer pessoa com um bom telescópio - os rumores foram espalhados por um reconhecido programada de rádio.

A partir de então, uma seita que cultuava a ufologia em San Diego, chamada Heaven's Gate, concluiu que o mundo iria acabar em breve.

O mundo realmente teve um fim, mas apenas para os 39 membros do grupo, que se suicidaram em 26 de março de 1997.



Nostradamus, agosto de 1999




As escritas ofuscadas e metafóricas de Michel de Nostredame têm intrigado as pessoas por mais de 400 anos. Seus textos, cuja precisão depende muito de interpretações flexíveis, foram traduzidos e retraduzidos em dezenas de versões diferentes. Um dos mais famosos dizia: "No ano de 1999, sétimo mês, do céu virá um grande rei do terror".


Bug do Milênio, 1º de janeiro de 2000




No final do século passado, muita gente ficou preocupada que os computadores poderiam causar o fim da Terra.

O problema, referido pela primeira vez no início dos anos 1970, era de que muitos computadores não seriam capazes de diferenciar as datas entre 2000 e 1900.

Ninguém estava realmente certo sobre o que aconteceria, mas muitos acreditaram que um holocausto nuclear pudesse destruir o planeta. Nada disso ocorreu e o novo milênio começou com apenas algumas falhas.



Gelo e o fim do mundo, 5 de maio de 2000




No caso do Bug do Milênio não vir efetivamente, uma catástrofe global foi assegurada por Richard Noone, autor do livro "5/5/2000 Ice: the Ultimate Disaster" ("5/5/2000 Gelo: A Catástrofe final", na tradução do inglês).

Segundo Noone, a massa de gelo da Antártida ficaria com 3 km de espessura em 5 de maio de 2000 - data em que os planetas seriam alinhados no céu, de algum modo, resultando no degelo global.



Pastor da Igreja de Deus, 2008




Segundo o pastor da Igreja de Deus, Ronald Weinland, o fim dos tempos está sobre nós - mais uma vez. Em seu livro "2008: God's Final Witness" ("2008: O testemunho final de Deus", no original em inglês), ele afirma que centenas de milhões de pessoas vão morrer e, até o final de 2006, "haverá um prazo máximo de dois anos para o restante do mundo mergulhar no pior momento de toda a história humana".

No outono de 2008, os Estados Unidos não seria mais uma potência mundial e deixaria de existir como nação independente.



Fonte: Terra/arquivosdoinsolito

Read More

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sonda Mars envia imagens de erosão causada pela água em Marte

20:50 0

A agência espacial europeia (ESA) divulgou imagens do relevo de Marte obtidas pela sonda Mars Express.

As imagens mostram fotos panorâmicas do terreno caótico da região de Kasei Valles e Sacra Fossae. Segundo os especialistas, as rachaduras foram causadas por água.

As imagens são de uma região localizada 12 graus ao norte do Equador e apresentam uma resolução da superfície de 21 metros por pixel. Elas cobrem uma área de 21.375 km quadrados.

A parte superior da imagem mostra a margem oriental de Kasei Valles com o planalto de Lunae Planum, além da Sacra Fossae.

Kasei Valles é um dos maiores canais de Marte, com um comprimento de cerca de 3 mil km, que compreendem desde a bacia Chryse Planitia, ao norte, até a Echus Chasma, ao sul.

Sacra Fossae é um sistema de falhas que se estende por 1 mil km com centenas de metros de profundidade. Fica entre Kasei Valles sul e oeste de Lunae Planum.

A imagem mostra uma cratera de 35 km de diâmetro ao norte. A borda sudoeste do anel está muito desgastada pela erosão, causada principalmente pelas correntes de água. A fonte de origem desta água foi localizada em Ecgus Rabble, que fica 850 km ao sudoeste.

O fundo da cratera e a parte noroeste da região mostrada na foto é plano e foi formado por fluxos de lava basáltica e sedimentos originários da região vulcânica de Tharsis. A parte inferior da imagem mostra claramente a planície com numerosas crateras e a que apresenta rachaduras.

É provável que toda a região esteja passando por atividades tectônicas, bem como uma 'sub-erosão', um processo no qual as rochas do subsolo são dissolvidas pela água causando um colapso parcial e rachaduras na superfície. Várias dessas zonas de fratura são visíveis a oeste.


Fonte: Terra/arquivosdoinsolito

Read More

Supernova veloz pode ser novo tipo de explosão estelar

20:48 0

Detonação parece ter ocorrido com o acúmulo de gás hélio na superfície de uma estrela anã branca.

Uma supernova incomum, redescoberta em dados astronômicos de sete anos atrás, pode ser o primeiro exemplar de um novo tipo de explosão cósmica, possivelmente de um a estrela binária onde o gás hélio flui de uma anã branca para outra, até detonar uma catástrofe termonuclear.

Em artigo publicado na quinta-feira, 5, no serviço online Science Express, da revista Science, o astrônomo Dovi Poznanski e colegas descrevem a detonação, chamada SN 2002bj, e por que acreditam, que se trate de um tipo de explosão nunca visto antes.

"Trata-se da supernova de evolução mais veloz já vista", disse Poznanski. "É três ou quatro vezes mais rápida que uma supernova comum, basicamente desaparecendo em 20 dias. O brilho caiu como uma rocha".

A queda rápida, associada ao brilho pouco intenso da supernova, a forte assinatura de hélio no espectro da explosão, a ausência de hidrogênio e a possível presença de vanádio - um elemento nunca antes visto em um espectro de supernova - indicam a detonação de hélio na supernova, dizem os autores do trabalho.

"Acreditamos que esse pode muito bem ser um novo mecanismo físico de explosão, não apenas uma pequena variação dos que já conhecemos", afirma o coautor Alex Filippenko.

"Esta supernova é qualitativamente diferente da destruição completa de uma anã branca, conhecida como supernova Tipo Ia, ou do colapso do núcleo de ferro e rebote do material circundante, as chamadas supernovas de colapso de núcleo".

A supernova foi detectada em 2002 na galáxia NGC 1821, pelo Observatório Lick, nos EUA, e por astrônomos amadores. A supernova foi classificada, na época, como uma explosão comum do Tipo II.

Em, junho deste ano, Poznanski encontrou o espectro da explosão enquanto pesquisava dados sobre supernovas Tipo II, e descobriu que o fenômeno não correspondia a essa modalidade.


Fonte: Estadão/arquivosdoinsolito

Read More

sábado, 7 de novembro de 2009

Fantasma de mulher afogada

Imagem do telescópio espacial Hubble mostra nascimento de estrelas

17:03 0
crédito: Nasa, ESA, R. O'Connell (Univ. Virginia), B. Whitmore (Space Telescope Science Institute), M. Dopita (Australian National Univ.), e comitê de supervisão científica da Wide Field Camera 3


Fenômeno registrado ocorre na Galáxia M83, ou ‘Cata-vento do Sul’. Wide Field Camera 3 foi instalada no Hubble em maio.

A nova câmera (WFC3, de Wide Field Camera 3) instalada no Telescópio Espacial Hubble em maio deste ano captou a mais detalhada imagem de nascimento de estrelas.

O processo de formação estelar, flagrado na galáxia espiral M83, é mais rápido, especialmente em seu núcleo, do que o presente na Via-Láctea.

A WFC3 (de Wide Field Camera 3) revela estrelas em diferentes estágios de evolução, fornecendo aos astrônomos subsídios para dissecar a história de sua formação.

Também é possível visualizar os remanescentes de cerca de 60 explosões de supernovas, as explosões de estrelas massivas, podem ser vistas na imagem, cinco vezes mais nítidos do que os registros anteriores.



Fonte: G1/arquivosdoinsolito
Read More

Nasa divulga fotos de sobrevoo da sonda espacial Cassini sobre lua de Saturno

17:01 0
Veja quatro imagens inéditas de Encélado. Sonda foi lançada em outubro de 1997.

Sonda Cassini registrou imagens de Encélado, lua de Saturno (Foto: AP Photo/Nasa)


A Nasa divulgou nesta sexta-feira (6) imagens, obtidas pela sonda espacial Cassini, de Encélado, lua de Saturno. A sonda foi lançada em 15 de outubro de 1997.


Ela chegou a Saturno em meados de 2004, após sete anos de viagem. Com 5,6 toneladas, a sonda completou um período inicial de quatro anos de missão em junho de 2008. Como continuou plenamente operacional depois disso, está fazendo ‘hora-extra’ desde então, com sucesso.

A sonda chama-se "Cassini" em homenagem ao italiano Jean-Dominique Cassini (1625-1712), que descobriu 4 das dezenas de luas de Saturno: Jápeto (ou Iapetus), Reia (ou Rhea), Tétis (ou Tethys) e Dione.

Crédito: Cassini/Ciclops - Cassini Imaging Central Laboratory for Operations / Nasa-ESA



Fonte: G1/arquivosdoinsolito
Read More

Mistério geológico proposto por Darwin é resolvido

16:58 0
Charles Darwin, conhecido principalmente pela evolução e seleção natural, se considerava um geólogo


Em junho de 1833, Charles Darwin pediu ao capitão da embarcação HMS Beagle que atrasasse a partida de Tierra del Fuego para que ele pudesse estudar um grupo estranho de rochedos de granito que ele havia encontrado na costa da Bahía San Sebastian.

"Um deles, com um formato de celeiro, tinha 14 metros de circunferência e se projetava 1,5 metro acima da praia", ele posteriormente escreveu.

"Havia muitos outros com metade desse tamanho e eles devem ter viajado pelo menos 144 km de seu rochedo de origem."

O que tornava os rochedos incomuns era que, fora as cerca de 500 grandes rochas espalhadas em uma região longa em forma de banana, não havia outros rochedos nas proximidades. Darwin ficou perplexo. Como as rochas haviam chegado lá?

"Darwin é conhecido principalmente pela evolução e seleção natural", diz Edward Evenson, geólogo glacial da Universidade Lehigh em Bethlehem, Pensilvânia - mas seus interesses eram mais amplos.

"Darwin se considerava um geólogo", Evenson disse em recente encontro da Sociedade Geológica da América em Portland, Oregon.

Na América do Sul, as rochas misteriosas não foram tudo que Darwin encontrou. Ele também viu paisagens praianas, centenas de metros acima das águas do Pacífico de hoje.

Ele viu rochas incrustadas em gelo glacial e ouviu pelo menos um relato de um iceberg rochoso flutuando no alto mar.

Os rochedos, ele concluiu, haviam se desprendido de montanhas e foram levados por geleiras mar adentro.

Os icebergs encalharam nos bancos de areia, derreteram e depositaram sua carga rochosa no leito do mar, onde uma elevação subsequente ergueu as rochas sobre as ondas.



Em forma de picles



Era uma boa teoria, mas infelizmente, disse Evenson, que recentemente revisitou o local como parte de um projeto de mapeamento, ela não funciona.

Para começar, ele disse, existe outro grupo similar de rochas em um lugar chamado Bahía Inútil. Esse grupo era composto de mil grandes rochedos, também espalhados por uma zona alongada, cujo contorno Evenson comparou a um picles ou pepino em conserva, com oito quilômetros de extensão e dois quilômetros de largura. "Darwin nunca viu essas rochas", ele disse.

Se ambos os grupos tivessem sido carregados por icebergs, esses icebergs teriam que ser extraordinariamente parecidos.

No entanto, ambos os grupos de rochas eram angulares, indicando que haviam sido carregados no topo do gelo, ao invés de empurrados em sua parte frontal.

"Onde grandes rochedos angulares são carregados por geleiras hoje?", Evenson perguntou. "Em deslizamentos de pedras."

O formato da área onde estavam os rochedos deu outra pista: como o fluxo das geleiras é mais rápido no centro do que nas beiradas, fragmentos de deslizamentos tendem a se estender em elipses cada vez mais longas enquanto descem um vale.

Finalmente, ele disse, a rocha deve ter caído sobre a geleira em algum lugar acima da zona onde a neve derrete mais rápido do que se acumula.

Daí para cima, Evenson disse, as geleiras tendem a ser côncavas, possibilitando que as rochas deslizem para longe.

Em altitudes mais baixas, as geleiras tendem a ser mais convexas, aprisionando as rochas perto das beiradas.

Juntando todas essas pistas, Evenson foi capaz de determinar três possíveis locais de origem da queda das rochas, sendo que a mais provável delas fica ao lado de um afluente chamado Parry Glacier, a 200 quilômetros dos locais atuais dos rochedos.

Quando o fluxo de um grupo mais ou menos circular de rochas surge a partir desse local, ele disse, "acabamos com um picles em Bahía Inútil e uma banana em San Sebastian".

Outros cientistas ficaram impressionados. "Foi bem convincente", disse Kevin Padian, curador do Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Ele observa, no entanto, que Darwin não estava completamente errado. "Ele acertou na ideia geral de onde (as rochas) vieram e em qual direção elas estavam indo, mas não percebeu que elas foram carregadas por uma geleira", Padian disse. "Ele achou que elas foram carregadas por icebergs."


Fonte: Terra/arquivosdoinsolito

Read More

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Necroturismo: os cemitérios mais famosos do mundo, segundo a Forbes

15:19 0
Dentre os muitos motivos para se fazer turismo, um que chama a atenção é a que leva as pessoas a procurar cemitérios.

Seja porque neles estão pessoas famosas, seja pela arquitetura ou por um aspecto histórico particular, há alguns que atraem milhares de viajantes a cada ano. A revista Forbes divulgou uma matéria com os cemitérios mais famosos do mundo. Confira.


1.Cemitério Nacional de Arlington - Arlington, EUA





Fica na Virgínia, e é o mais conhecido e tradicional cemitério militar norte americano. Está localizado na área em frente a Washington D.C, do outro lado do rio Potomac, perto dos prédios do Pentágono, cortando a capital americana.

A extensão da área é de 4000 m2, onde estão enterradas mais de 360 mil pessoas, em geral veteranos de cada uma das guerras travadas pelo país, desde a revolução americana até a atual Guerra do Iraque. Entre os túmulos está o do ex-presidente John F. Kennedy.


2.La Recoleta - Buenos Aires, Argentina





O Cemitério de Recoleta atrai muitos turistas que desejam visitar o túmulo de Eva Perón. Mas não somente. É de fato uma cidade de mortos, muitos deles ilustres.

Desde 1822, hoje está situado em pleno centro, no senhorial bairro da Recoleta. Toda a estrutura do cemitério se compõe de ruas, avenidas e até praças.

Tem muitas estátuas de mármore, criptas senhoriais, inclusive alguns sarcófagos abertos. Além de Evita, presidentes, atores, militares, outros ricos e famosos têm os seus túmulos nele. Na entrada do cemitério distribuem-se mapas, dado o seu tamanho.



3.Trinity Churchyard - Nova York, EUA






Composto por três cemitérios separados, associados à Igreja Trinity, em Manhattan. Nela está o cemitério de Intercessão, onde há duas placas de bronze comemorativas da Batalha de Fort Washington, um dos mais violentos combates da Guerra Revolucionária.

Está listado nos Estados Unidos no Registro Nacional de Lugares Históricos, e também se trata do único cemitério que está na ativa em Manhattan.



4.Cemitério Boot Hill - Tombstone, Arizona, EUA





Boot Hill (ou Boothill) é o nome atribuído a cemitérios, fato muito comum no oeste americano. Durante o século 19 era um nome recorrido aos cemitérios de pistoleiros ou aqueles que tiveram alguma morte violenta.

E o mais notável destes cemitérios é o que está localizado em Tombstone, no estado do Arizona. Nele estão os túmulos de Billy Clanton, Frank McLaury e McLaury Tom; são os três homens mortos durante tiroteio no famoso O.K.Corral.

Das mais 300 pessoas, 205 estão registradas, já que um grande número de imigrantes chineses e judeus foram enterrados sem reconhecimento dos corpos.




5.Hollywood Forever - Hollywood, EUA






O Cemitério Hollywood Forever fica na Santa Monica Boulevard, em Hollywood, distrito de Los Angeles, na Califórnia.

É adjacente à parede norte, e para trás, da Paramount Studios. O cemitério foi fundado em 1899, com 100 hectares, até então como Hollywood Memorial Park. No final do século 20 tornou-se degradado.

À beira do encerramento, em um processo de falência, a empresa Tyler Cassity adquiriu, em 1998, seus 250 mil m2, renomeando-o "Hollywood Forever", hoje recuperado. No local estão enterradas celebridades da indústria de entretenimento norte-americana.




6.Mt. Auburn - Cambridge, EUA





Baseado neste modelo do famoso cemitério francês, o cemitério de MT. Auburn foi o primeiro do tipo nos EUA, com o detalhe de ser muito arborizado, lembrando-se muito a um arboreto.

Lá estão enterrados escritores e pensadores como Buckminster Fuller, Henry Wadsworth Longfellow, e BF Skinner, além dos habitantes de longa data.



7.Père Lachaise - Paris, França







É o cemitério mais famoso da França, e fica no vigésimo arrondissement da capital francesa. Nos seus 500 mil m2 estão túmulos famosos, como os de Oscar Wilde, Edith Piaf, Honoré de Balzac, Marcel Proust, Alice B. Toklas, Richard Wright, e, claro, Jim Morrison.

A importância do cemitério de Paris se deve ao fato de que ele se tornou um marco desde o século 19 para a construção dos cemitérios modernos. Representa a transição entre o modelo de cemitério urbano, com jardins, para os cemitérios rurais.



8.Cemitério Old Jewish - Praga, República Tcheca





Trata-se de um cemitério judeu muito antigo, datado no século 15. Com aproximadamente 12 mil sepulturas, é o de maior número de defuntos por área quadrada.

Sem espaço para enterrar seus mortos, os judeus se viram obrigados a sobrepor lápides umas às outras. Com os anos, acumularam-se doze camadas, e as lápides mais à superfície estão cobertas de musgos. Entre elas está a de nada menos que Kafka.

O cemitério está relatado no livro do escritor irlandês John Banville, Praga Pictures: A Portrait of the City (Imagens de Praga: Um retrato da cidade), em que afirma ser um local de memória urbana, mas também um dos mais tristes e sinistros de Praga.




9.San Michele - Veneza, Itália






É o principal cemitério de Veneza. San Michele está situado numa ilha a poucos minutos da cidade pela via Vaparetto, e é apelidado de "ilha dos mortos".

É um lugar procurado por quem está atrás de reclusão, paz e tranquilidade, sobretudo quando a Praça de São Marcos recebe muitos turistas. Entre as lápides de pedras e os altos ciprestes estão os túmulos de Ezra Pound, Igor Stravinsky, e Joseph Brodsky.



10.St. Louis - Nova Orleans, EUA





Fundado em 1789 nos arredores deste bairro de origem francesa, consiste de um modo diferente de se enterrar os falecidos. Cada um dos 100 mil mortos que ali foram sepultados adquiriram uma pequena casa, onde foram colocados os corpos.

O cemitério fica a 8 quadras do rio Mississippi, no lado norte da Bacia. O cemitério ficou famoso quando apareceu no filme Easy Rider, do diretor Dennis Hopeer, em 1969. Desde então, tornou-se um dos mais emblemáticos dos EUA.



No Brasil





Aqui, em terras brasileiras, o Cemitério da Consolação, o mais antigo dos 22 em funcionamento na cidade de São Paulo, é o mais famoso.

Foi inaugurado em 1858 e é morada eterna de muitas figuras célebres da história do País. Se nos seus inícios ele abrigava democraticamente gente de todas as cores e classes (do patrão ao escravo, todos iguais no final da vida), no início do século XX ele virou objeto de desejo dos mais ricos.

Como efeito, ter uma parcela eterna aqui virou símbolo de prestígio, o que levou a uma subida dos preços e a um florescimento das esculturas suntuosas, produzidas por alguns dos artistas mais renomados da época.

Por isso, hoje o passeio é considerado referência não apenas por necrófilos, mas também por amantes das artes -escultura e a chamada arte tumular.

Foi esta corrida de dondocas e figurões que fez com que neste espaço do bairro da Consolação, perto do Centro e da Avenida Paulista, descansem os ossos de muitas personalidades importantes, como a tríade Modernista: Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade. Os Alcantara Machado, pai e filo: o escritor modernista Antonio e o jurista José .

Os presidentes Campos Sales e Washington Luís e a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, o escritor Monteiro Lobato, o acordeonista Mario Zan e santos populares como Antoninho da Rocha Marmo.

Destaque especial para o faustoso mausoléu da família Matarazzo, considerado o maior da América Latina: do subsolo ao topo são 25 metros, com uma área de 150 metros quadrados.



Fonte: Terra/arquivosdoinsolito
Read More

Post Top Ad