Five Nights at Freddy's - Teorias e Rumores - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sábado, 16 de maio de 2015

Five Nights at Freddy's - Teorias e Rumores

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar sobre o jogo "Five Nights at Freddy's" ou, traduzindo, Cinco Noites no Freddy's. Caso o contrário, apenas procure no Youtube ou no Google sobre isso. Tenho certeza de que verá muitas e muitas informações sobre o jogo.



Resumidamente, o personagem principal, que é controlado pelo jogador, se chama Mike Schmidt. Mike é um guarda de segurança da Pizzaria do Freddy. E durante o seu turno (da meia noite às 6 da manhã), Mike é atacado por quatro animatronics: Freddy, o urso; Bonnie, o coelho; Chica, a galinha e Foxy, a raposa. Ao final de cada noite, pode-se ver também um  Freddy Dourado/Golden Freddy, a antiga versão do urso Freddy. Usando portas para se proteger, Mike deve sobreviver as cinco noites naquele local. Se sobreviver, o jogador tem a opção de jogar a sexta (em um nível elevadamente difícil) e a sétima noite (a customizada onde você pode escolher qual nível cada antagonista jogará). Depois da sétima noite, os animatronics aparecem danificados e Mike é demitido.



Bonnie, o coelho roxo (macho); Freddy, o urso marrom (macho);
Chica, a galinha amarela (fêmea) e Foxy, a raposa vermelha
(macho).

No segundo jogo, "Five Nights at Freddy's 2" eles são "recriados e reformados". O jogador, no entanto, é perseguido por oito animatronics: os antigos e "desativados" e suas novas versões (Toy Freddy, Toy Chica, Toy Bonnie e Mangle), além de também existir um menino risonho dos balões (Balloon Boy) e uma marionete/the Puppet (caso você não toque a música de ninar a tempo, ele/a irá acordar e te matar). O lugar também muda, e, dessa vez, não existem portas para se proteger. O único modo de sobreviver é vestir a roupa do Freddy Frazbear.

Versão antiga dos animatronics (à esquerda); Golden Freddy (à direita
de Freddy). a marionete (no meio); o menino risonho dos balões (abaixo da marionete)
e as novas versões dos animatronics (à direita).
Mas, enfim, nesse post irei falar sobre o primeiro jogo. Talvez, futuramente, falaremos sobre o segundo.

Também há rumores de que irão lançar um terceiro jogo na franquia, e que se passará num shopping ao invés de uma pizzaria. Mas isso não foi confirmado ainda.

Este post contém um monte de especulações, geradas a partir de vídeos de pré-lançamento, imagens do jogo ou apenas coisas de total desconhecimento. Mantenha isso em mente ao ler.

- Teorias 
Criadas por fãs que tentam explicar certas partes do jogo, mas nenhuma dessas teorias foram confirmadas pelo criador Scott Cawthon.

#1 A morte do Cara do Telefone (Phone Guy's Death)



Esse fato é bastante discutido por jogadores, afinal isso não passa de um mistério. A falta de informações em torno da morte deu espaço para intensas especulações. Na quarta noite, você recebe sua gravação habitual do Cara do Telefone, onde ele afirma que não será possível te mandar mais informações a partir daquela noite. É possível ouvir alguma coisa - ou alguém - batendo na porta, depois ouve-se uma música (chamada, em inglês, de "Toreador March Jingle"), seguido por um gemido e, então, a chamada corta em estática.

  • Fatos:  É óbvio que o Cara do Telefone foi morto por um dos animatronics por causa do grito que soou antes da chamada terminar. É seguro dizer que Freddy participou do assassinato, já que é o único animatronic que consegue tocar o tal jingle, mas não é certo supor que foi o Freddy que o sequestrou e o matou. O gemido do final pode ser o do Bonnie ou o da Chica, portanto os dois podem estar envolvidos no assassinato. Sua porta esquerda precisava estar fechada para que Foxy batesse nela. Freddy só usa seu jingle na cozinha ou quando a luz acaba. Chica ou Bonnie deveriam estar dentro do escritório, então a porta direita estaria aberta (esse fato também indica que Bonnie poderia ter matado-o porque ele nunca aparece no Salão Oeste com Foxy à porta).
  • Quem o matou: O próprio telefonema revelou muito pouco sobre sua morte e, até que Scott decida explicar o que aconteceu, existem algumas teorias para explicar o assassinato. Se o Cara do Telefone "também estivesse jogando", ou seja, a mesma mecânica do jogo funcionava com ele, é possível que sua morte ocorreu assim:
- Freddy entra sorrateiramente na sala e mata o Cara do Telefone enquanto este olhava no monitor. Isso entra facilmente da teoria e há poucas falhas com isso. Primeiro, ele teria ouvido o jingle do Freddy antes de ser morto. Como dito antes, Freddy nunca toca o seu jingle antes de matar o jogador, apenas quando o poder sai. Se a luz tivesse acabado, a chamada teria cortado mais cedo, antes dele morrer, e então ouviria um barulho bastante alto saindo do telefone. No entanto, a chamada faz todo o seu caminho pelo gancho e não há nenhum som alto. Outra possibilidade era que o Cara do Telefone usava uma máquina que funcionava com bateria, assim se o poder saísse, ele ainda poderia "conversar" com Mike. Mas, se isso foi o que aconteceu, sua voz não soaria como uma gravação de um telefone ao ser reproduzida. Como o jingle pode ser ouvido na chamada, Freddy deveria estar por perto. Alguns dizem que ele estava na cozinha e imediatamente se teletransportou para perto do Cara do Telefone (tipo Slenderman?!?).
- A energia acabou e o Cara do Telefone foi morto por Freddy. Esta parece ser a mais lógica, já que seria a única situação que Freddy jogaria seu jingle e mataria o jogador em seguida. Mesmo assim, ainda há controvérsias: não há som do poder saindo com antecedência e a chamada não foi cortada imediatamente.
- Foxy entrou no quarto e o matou. Para que isso aconteça, o Cara do Telefone pode ter pensado que Foxy havia saído e aberto a porta esquerda. Porém Foxy volta, entra no quarto e o mata. No entanto, isso só é possível na sétima noite (a personalizada) onde o nível do Foxy é extremamente alto. Outra forma poderia ser de que a raposa estava à porta quando a luz acabou, entrando no quarto em seguida. Acontece que Foxy deixa o lugar imediatamente depois de chegar e não estaria lá poucos segundos depois. Além disso, Freddy é o único que ataca depois que o poder sai, mostrando então que Foxy não foi o responsável pela morte do Cara do Telefone, já que dois animatronics não podem atacar ao mesmo tempo.
- Chica entra no quarto e o mata. É possível que, enquanto Foxy estava à porta, o Cara do Telefone estivesse olhando para o monitor, na cozinha. Assim seria possível ouvir o jingle do Freddy, já que era razoavelmente alto para ser pego pela chamada. Durante isso, Chica pode ter entrado no escritório e soltado seu gemido. O Cara do Telefone ouve isso, abaixa o monitor e vê Chica (por isso ele fala: "Oh, God!" / "Oh, Deus!"), e assim é morto pela galinha. Essa, na minha opinião, é a mais aceita. 
- Bonnie entra no quarto e o mata. Do mesmo jeito que ocorreu com Chica, pode ter ocorrido com o Bonnie.
Se supormos que o Cara do Telefone não estava funcionando pela mecânica do jogo, a teoria mais plausível é que ele foi morto por todos os animatronics. Afinal, Foxy bate na porta, Freddy solta seu jingle e Chica/Bonnie geme. Porém, uma vez que a única fonte de evidências é uma chamada de telefone não visual, não há realmente uma maneira de confirmar o que exatamente aconteceu com o Cara do Telefone.
#2 Foxy causou "A Mordida de 87" (The Bite of 87 was caused by Foxy)


No ano de 1987 (também chamado de 87), houve um incidente na pizzaria Freddy Fazbear. Um dos animatronics morde a cabeça de uma criança e, consequentemente, ela perde o lobo frontal do cérebro e morre. Não se explica qual dos animatronics causou o incidente, mas muitas pessoas acreditam que foi a raposa Foxy, afinal existem duas evidências que comprovam isso.

  • A "Enseada do Pirata"(Pirate Cove), lugar onde Foxy aparece, está fora de ordem: ao usar o monitor, você pode ver claramente uma placa escrito "Sorry, Out of Order" (Desculpe, Fora de Ordem) em frente à Enseada do Pirata. Uma explicação é que essa atração foi fechada para evitar novas lesões. 
  • A mandíbula danificada de Foxy: sua mandíbula, se notar nas outras imagens anteriores, parece sempre estar travada e aberta. Isso pode indicar que ele quebrou sua mandíbula ao morder o cérebro, e consequentemente o crânio, da criança ou que a quebraram para tirar os restos mortais de dentro da sua boca. 
#3 Onde está o corpo do Cara do Telefone? (Where is Phone Guy's body?)

Aqui é claramente possível notar um segundo conjunto de dentes na Chica.
Há algum debate sobre o que aconteceu com o corpo do Cara do Telefone depois que ele foi atacado. Embora seja perfeitamente possível que seu corpo não está mais na pizzaria, existem duas teorias de onde ele foi colocado:
  • Dentro da Chica: de longe, a teoria mais popular é que o Cara do Telefone foi recheado dentro da roupa de Chica quando foi pego. O raciocínio para isso é que, quando Chica abri a boca, pode-se ver um conjunto extra de dentes dentro dela. A julgar pelo telefonema dele na primeira noite, os únicos restos mortais humanos que serão vistos são os olhos e os dentes. Porém seus dentes não são realistas, e parecem fazer parte do seu endosqueleto. Além disso, o Cara deixa extremamente explícito que eles tentarão te colocar dentro de uma fantasia de Freddy. Chica também já tem um endosqueleto dentro dela, então não faria sentido colocar um ser humano dentro dela. Outra razão porque pensam que o Cara do Telefone está dentro dela é que ao entrar no escritório pode-se ouvir gemidos vindos dela. Mas Bonnie também solta esse gemido. Seria provável que suas caixas de voz artificial estivessem precisando de um reparo, já que eles não pararam de cantar por mais de 20 anos.
Golden Freddy dentro do escritório.
  • Dentro do Golden Freddy: outra teoria bastante popular é que o Cara do Telefone foi recheado dentro da roupa do Golden Freddy quando foi pego. Esta parece ser a mais plausível: quando o Golden Freddy aparece no escritório, ele assume a posição de um cadáver. Somando-se a isso, um endosqueleto não pode ser visto dentro dele, já que este não possui olhos. E também é uma fantasia de Freddy, tornando-o um possível candidato de ser recheado por um ser humano.
#4 Golden Freddy é uma Alucinação (Golden Freddy's a Hallucination)


Golden Freddy é um animatronic misterioso que tem uma maneira especial de aparecer. Ao olhar para a Câmera 2B, é possível notar um cartaz mudando para um com o esse Freddy. Quando você abaixa o monitor, você o vê no chão do escritório (como na imagem anterior), mesmo se as portas estiverem fechadas. Esse fato leva a pessoa a acreditar que Golden Freddy seja uma alucinação, e que o protagonista Mike fosse um viciado em drogas. Ou, talvez, ao olhar para o monitor e depois para o escritório, Mike tem a impressão de que um animatronic está na sua frente. Além do que Golden Freddy "produz" mais alucinações ainda.  Junto a isso, quando ele "ataca o jogador" não causa um jumpscare como os outros animatronics.
#5 Foxy Não é um Antagonista (Foxy's a Good Guy) - Especulação sem Evidências Reais


A teoria que prevalece é que Foxy não é um antagonista do jogo, e sim um bom rapaz que tenta avisar ao jogador o que os outros animatronics pretendem fazer: colocá-lo vivo dentro de uma fantasia de Freddy. De acordo com certos jogadores, Foxy vai da Enseada do Pirata ao escritório e, por causa de um problema na sua caixa de voz, acaba por soltar um grito alto que faz com que Mike tenha um ataque cardíaco. Mas isso não explicaria o porquê de Mike ser recheado numa fantasia de Freddy na cena de Game Over. Porém para alguns outros fãs do game - como eu - acreditam que algum outro animatronic o recheou na fantasia após sua morte. Mesmo assim, isso não foi comprovado. A fonte provável dessa teoria é devido a popularidade com os fãs do game e eles tentam mostrar que Foxy não é tão malicioso quanto os outros ou como parece ser.
#6 Five Nights At Freddy's é Baseado em uma História Real, Paralelo ao Massacre de Nathan Dunlap (Nathan Dunlap Munders Parallel)

Foto dos prováveis bonecos do Chuck E. Cheese,
restaurante onde ocorreu o assassinato.
Em 23 de outubro de 2014, o canal do Youtube "The Game Theorists" (Os Teóricos dos Jogos) postou um vídeo com uma teoria convincente sobre Five Nights At Freddy's. No vídeo, o narrador MatPat diz que o jogo se assemelha aos assassinatos cometidos por Nathan Dunlap em um restaurante chamado Chuck E. Cheese (cujo ambiente é parecido com a Pizzaria Freddy Fazbear) em 14 de dezembro de 1993, em Aurora, Colorado. O que aconteceu foi o seguinte: Dunlap foi demitido cinco meses antes do massacre, devido nunca ser pontual. Na noite do ataque, ele se escondeu no banheiro e esperou que o restaurante fosse esvaziado, exceto por quatro funcionários (Colleen O'Connor, Benjamin Grant, Sylvia Crowell e Bobby Stevens) e pela gerente da noite (Marge Kohlberg). Ao executar seu ataque, Dunlap usou um pequeno revólver para matar O'Connor, Grant e Crowell, que limpavam a sala de jogos. Ele, em seguida, foi à cozinha onde atirou em Stevens na mandíbula; porém este se fingiu de morto e conseguiu fugir das mãos do assassino, e também foi útil para condenar Dunlap depois. Dunlap saiu da cozinha, sem perceber que Stevens não havia morrido, e entrou no escritório onde estava Kohlberg. Depois de fazê-la abrir o cofre do local, Dunlap atirou em Kohlberg, roubou o dinheiro e fugiu. Mas logo depois, dentro de poucas horas, Dunlap foi pego e condenado devido as imagens de segurança e aos depoimentos de Stevens. 
Existem paralelos entre essa história e a do jogo. Podem ser meras coincidências, também. 
  • O ambiente: o cenário do massacre foi no restaurante Chuck E. Cheese, em dezembro de 93. A Pizzaria Freddy Fazbear é muito claramente um estabelecimento semelhante ao tema do Chuck E. Cheese. É bem provável que o jogo ocorra entre 1991 e 1996, abrangendo 1993. 
  • Os animatronics: existe um paralelo entre as vítimas do assassinato e os animatronics. Bonnie aparece, em certas partes do jogo, em uma sala pequena e aparentemente inútil, e somente ele pode entrar lá. Isso está ligado a Benjamin Grant, que estava limpando o chão quando foi morto. Sylvia Crowell foi a vítima mais próxima do banheiro e estava limpando o bar de saladas quando foi atacada, criando um elo a Chica (principalmente por causa da frase "Vamos Comer!!!/Let's Eat!!!" que se associa a personagem e também por causa do caminho percorrido por ela: os banheiros). Foxy está ligado a Marge Kohlberg, já que ela fora sequestrada e levada para a parte de trás do restaurante, onde ficaria Foxy, e o fato de ser a gerente da noite a tornaria agressiva como a raposa. A única vítima que não teria correlação com nenhum animatronic seria a Colleen O'Connor, que estaria ligada a Freddy já que este se esconde no banheiro feminino depois de passar pela Área das Refeições (mas isso também pode ser um aceno para Dunlap, que se escondeu no banheiro antes de atacar as vítimas). Bobby Stevens estaria ligado com o Golden Freddy por dois motivos: ao fato de Golden Freddy "se fingir de morto" quando estava no escritório e por aparecer inesperadamente (seria como uma surpresa a Dunlap, que pensava que Stevens estava morto).
  • Resultado final é que Mike Schmidt seria Nathan Dunlap: o resultado final dessa teoria diria que Mike seria o assassino. No entanto, vai um passo além, afirmando que Mike Schmidt estaria no corredor da morte e Five Nights At Freddy's não passaria de seus pesadelos (por isso ele sairia ileso às 6 horas da manhã). E para piorar, seus pesadelos envolveriam suas vítimas, que o atacariam para se vingarem, seria hostilizado pelo sobrevivente (o Golden Freddy) e que seria obrigado a assistir as câmeras que tiraram sua liberdade todo o dia e todo o tempo. E uma vez que ele sobrevive uma semana, ele se deixa a revivê-las uma e outra vez. 
- Rumores
Criados por fãs, mas acabaram sendo comprovados serem falsos. Eles não devem ser considerados reais, pois foram feitos com o intuito de explicar coisas não existentes no jogo ou de enganar os fãs.

#1 Os Números dos Níveis de Cada Antagonista na Noite Personalizada
  • 1/9/8/7 na Noite Personalizada
Há rumores de que, se você colocar os números 1, 9, 8 e 7, você desbloqueia um novo final onde Mike não é demitido e os animatronics não são danificados. Inúmeras pessoas que já jogaram sempre receberam o mesmo final, ou seja, isso é considerado falso.
  • 0/6/6/6 ou 6/6/6/6 na Noite Personalizada

Dizia-se que com esses dois códigos, você consegue ver a cozinha pelo monitor. Isso também já foi provado falso, pois Scott afirmou não existir imagens daquele cômodo no jogo.
#2 O cachorro Sparky


Dois usuários do Tumblr (kodiabear e nyugen) criaram um personagem de Five Nights at Freddy's chamado de Sparky, que deveria aparecer na câmera Backstage. Ele foi descrito como um animatronic na forma de um cão e com um braço amputado, e ele não atacaria o jogador. Porém ele não aparece no jogo, já que foi 100% criado por fãs. E também a única aparição dele é da foto acima, onde foi usado o Photoshop. 
#3 Pirataria é Crime, e o Freddy não gosta disso...

Pelo jeito, Freddy tem o seu lado bom (ou não). Supostamente, ao você baixar o jogo ilegalmente ou comprar sua versão pirata, uma cena de jumpscare do urso Freddy irá aparecer toda vez que você tentar sair ou fechar o jogo. É uma forma de punir aqueles que não pagaram pela versão completa. Isso também foi adotado pelo "Greenheart Games".
#4 O Cupcake na mesa de escritório é uma câmera

Isso também foi desmentido. Acreditava-se que o cupcake seria uma câmera já que os monitores na mesa de escritório filmam o momento que Mike é atacado por um animatronic, como pode ser notado neste gif. Porém o ataque é filmado de diversos ângulos, assim isso seria mentira. Agora, o motivo dos monitores não filmarem nada além do ataque é um mistério.
#5 A Cena Surpresa de Bonnie


Pessoas afirmam ter visto essa imagem de Bonnie antes de começar o jogo, onde uma alucinação de Bonnie sem olhos aparece e encara o jogador. Alguns dizem que isso dura alguns segundos, como aconteceu com o jogador Twitcher KennyXii, e outros que duravam muitos minutos. E, para alguns, seus olhos lentamente se tornam brancos. Essa cena também pode ocorrer no final, após a cena de "Game Over".
Então, o que acham? Tem suas próprias teorias sobre o jogo?
E, agora, estão prontos para o Freddy?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad