Bola de fogo corta céu de Porto Velho - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Bola de fogo corta céu de Porto Velho



Em época de estiagem e o registro de centenas de focos de queimadas em todo Estado, começam a aparecer efeitos que parecem fenômenos meteorológicos.

Dias atrás um reflexo do sol na fuselagem de um avião provocou medo em algumas pessoas que vivem no centro da Capital.

O efeito foi apelidado de bola de fogo, explicado por um meteorologista como apenas um reflexo de uma aeronave com os raios solares.


De acordo com informações do meteorologista do Sistema de Proteção a Amazônia (Sipam), Raniere Nóbrega, os efeitos da fumaça nesta época em contato direto com os raios solares fazem surgir fenômenos no céu como no caso dessa ilusória bola de fogo.

Pelas fotos e imagens tiradas da possível bola de fogo, em exatamente 5 minutos fica improvável que o caso desse possível efeito seja o fenômeno meteorológico conhecido com raio bola, que segundo cientistas dura exatamente 30 segundos.


"Pelas fotos divulgadas em sites de notícias e pelo tempo da aparição do fenômeno fica quase que impossível se tratar de um fenômeno da natureza, ou seja, a dúvida fica no ar", afirma Nóbrega.

Raio Bola é raro, apontam estudos feitos nos EUA


O fenômeno do raio bola ocorre em meios atmosféricos, geralmente próximos à nuvens de chuva. Por ser um fenômeno raro, existem mais ou menos mil relatos nos últimos 150 anos, permanecendo desconhecido muitos fatos acerca deste fenômeno. Só recentemente que alguns cientistas conseguiram reproduzi-lo em laboratório nos Estados Unidos, Rússia e Japão.


Com os estudos realizados, determinou-se certos padrões comuns neste tipo de fenômeno. Descobriu-se que a luminosidade de um raio esférico equivale à de uma lâmpada fluorescente, sendo constante, não pulsante e sua coloração pode ser branca, amarela, laranja, vermelha ou azul. Seu diâmetro varia de 10 a 40 cm e sua energia estimada seria de um megajoule.


O raio bola, embora seja associado a tempestades, não apresenta contato direto com a nuvem de origem ou o solo. Eles duram no máximo até 30 segundos.


Fonte: O Estadão do Norte / arquivosdoinsolito

2 comentários:

  1. essa foto foi tirada na fazenda do senhor carlos holl e mais conhecida como mãe de ouro pois nasce
    atras de um morro de sempre sexta feira ate as 22 h e corta o ceu por mais ou menhos 5 kilômetros me morre numa mata mais comhecida como mata do ouro ele as pessoas mais antigas dizem q tem um cacha com um cadiado enorme preso ao o pe uma arvore e dizem q aende cai tem ouro

    ResponderExcluir
  2. e e na cidade de dourado e era uma fazenda escrava antigamente

    ResponderExcluir

Post Top Ad