TV britânica disseca 'gigantes da natureza - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

quarta-feira, 1 de julho de 2009

TV britânica disseca 'gigantes da natureza

O documentário 'Inside Nature's Giants', do canal de televisão britânico Channel 4, disseca quatro gigantes da natureza em quatro episódios. Os animais são um elefante, uma baleia, um crocodilo e uma girafa. (Foto: Divulgação Channel 4)



Um documentário que estreia nesta segunda-feira na TV britânica vai mostrar autópsias em quatro "gigantes da natureza" – elefante, baleia, crocodilo e girafa – para apresentar teorias sobre a evolução das espécies.

No programa, produzido pelo Channel 4, veterinários da Royal Veterinary College dissecam os animais e mostram, a partir de tecidos e órgãos, como os animais se adaptaram ao longo dos milênios.


A equipe de veterinários que participou da produção trabalha na Royal Veterinary College. Enquanto os animais são dissecados, os estudiosos explicam curiosidades sobre a evolução das espécies. (Foto: Divulgação Channel 4)


Durante o episódio que mostra a autópsia do elefante, os cientistas explicam como a evolução levou o animal a ter um enorme aparelho digestivo, além de mostrar que os pulmões do animal são reforçados. (Foto: Divulgação Channel 4)


O programa dedicado ao elefante também mostra como funcionam as pernas do gigante, especialmente adaptadas para carregar o enorme peso. Os cientistas também explicam como a natureza desenvolveu a tromba do animal. (Foto: Divulgação Channel 4)


O primeiro episódio foi dedicado ao elefante e, entre outras coisas, os cientistas explicam que ninguém sabe exatamente por que os enormes mamíferos têm pulmões reforçados, embora existam teorias de que isso possa facilitar o deslocamento na água. Uma baleia que morreu encalhada na costa da Irlanda foi dissecada pelos veterinários.


No documentário, o biólogo Richard Dawkins apresenta a teoria sobre os motivos que teriam levado os ancestrais das baleias a trocar a terra pela água. (Foto: Divulgação Channel 4)


A baleia é o assunto do segundo episódio da série. Por causa das dificuldades de transporte, a autópsia foi realizada em uma praia. Para dissecar o gigante dos oceanos os veterinários usaram equipamentos enormes. (Foto: Divulgação Channel 4)

A baleia de 60 toneladas que foi dissecada no documentário morreu depois de encalhar na costa da Irlanda. O programa alia o uso de imagens de computador para elucidar o parentesco entre baleias e hipopótamos. (Foto: Divulgação Channel 4)


No documentário, o biólogo Richard Dawkins apresenta a teoria sobre os motivos que teriam levado os ancestrais das baleias a trocar a terra pela água.


A autópsia de uma girafa acontece no último episódio da série. As explicações anatômicas abrem a possibilidade para os cientistas apresentarem as teorias evolutivas que levaram à forma atual. (Foto: Divulgação Channel 4)


O programa do Channel 4 mistura computação gráfica com imagens das autópsias feitas pelos veterinários. A cada semana, o canal britânico apresenta uma autópsia. (Foto: Divulgação Channel 4)


A partir das dissecações, o programa também mostra os segredos de um dos predadores mais antigos e bem-sucedidos do mundo, o crocodilo.


O programa do canal britânico também desvenda os segredos de um dos mais antigos predadores do planeta: o crocodilo. (Foto: Divulgação Channel 4)



Fonte: BBC / arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad