abril 2011 - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Você acredita nas histórias de pessoas que dizem ver fantasmas?

20:03 0



Muita gente jura que consegue ver fantasmas e histórias misteriosas não faltam. São mentiras, produtos da imaginação, ou as assombrações realmente existem? Veja algumas dessas histórias em uma reportagem especial.


Fonte: R7
Read More

Portugal: Ainda há histórias de casas assombradas

19:58 0
A magnífica casa das pedras tem alimentado a imaginação popular


De norte a sul do país, e agora também pela internet, os mitos sobre fantasmas continuam a alimentar a imaginação popular.

Portugal está assombrado e não é pela entrada do FMI, pelo menos a avaliar pelas histórias de "eventos estranhos" que povoam a internet, referindo-se a antigas casas de Norte a Sul do País.

Alguns relatos são capazes de provocar pele de galinha, outros são apenas dignos de um rol de gargalhadas, mas dão que fazer a muitos, que chegam a organizar excursões (vulgo ‘investigações’) para atestar a veracidade dos ‘factos’.

Mas afinal, que outra coisa seria de esperar de um País rico em história, mitos, lendas e um povo que será sempre romântico inveterado?

O mais popular desses mitos urbanos será talvez aquele que versa sobre a Casa das Pedras, um palácio de traçado medieval debruçado sobre o mar, na Parede, concelho de Cascais.

Diz-se – em conversas ao serão, na escola, em fóruns e blogues – que se passam "coisas estranhas" na mansão.

Que por lá se vêem espectros de vultos, luzes acesas à noite, janelas a bater. Que ninguém a quer comprar, pois está assombrada. E já se sabe que a história, quando contada, corre de boca em boca com perna longa e rédea solta.

Às histórias, Fernanda Benedita Azevedo Gomes, actual proprietária e residente da Casa das Pedras, ali nascida e criada há 91 anos, bem viva de alma e coração e sem qualquer memória de assombrações por aquelas bandas, encolhe os ombros, esperando talvez que da próxima vez que assomar à janela, seja dia solarengo ou noite nebulosa, não a confundam com um fantasma...

Magra, alta, de longos cabelos brancos e olhos azuis pousados no mar, Fernanda lembra a história da casa de veraneio da família, mandada construir em 1903 pelo avô, o capitão-de-fragata Manuel de Azevedo Gomes.

"O meu avô, que tinha nascido no Pico (Açores) e era da Marinha, era um homem totalmente apaixonado pelo mar, de tal forma que mandou construir esta casa com pedras, seixos e rochas da costa aqui mesmo à frente. Era como se ele quisesse trazer o mar para dentro de casa", recorda com a mão pousada na porta de vitral.


FORÇAS NATURAIS


Para cumprir o desejo do capitão, o arquitecto italiano Nicola Bigaglia desenhou-a com um corpo arredondado que desembocava no mar (na altura não existia a avenida Marginal), com ameias e merlões, como os antigos castelos medievais, escondendo um frondoso e imenso jardim de Inverno nas traseiras, agora praticamente votado ao abandono.

Na casa de veraneio, recolheram-se na velhice várias gerações da família Azevedo Gomes, como a avó de Fernanda, D. Alice Hensler, que ali viveu quase até aos 100 anos, ou o seu pai, Mário de Azevedo Gomes, o que porventura explica o facto das gentes da Parede pouco conhecerem dos seus habitantes.

Fernanda sabe que a vizinhança acredita que a casa está assombrada. "São histórias...", suspira a anciã, encolhendo os ombros, enquanto o cão – Calçada de seu nome – abana a cauda a seus pés, ladrando bem alto a vivos e mortos.

"Por aqui nunca vi nada de assombrado, nunca aconteceram coisas estranhas. Na família, todos adoramos esta casa, cujos únicos problemas que enfrentou foram tremores de terra e tempestades vindas do mar que chegavam a arrancar as árvores do jardim.

Quem não gosta nada de ouvir falar dessas coisas é o meu irmão", referindo-se a João Paulo, também nonagenário, com quem partilha agora a enorme mansão com mais de uma dezena de assoalhadas, onde faltam apenas os netos e os filhos que nunca teve para as encher.

Majestosa e misteriosa, a Casa das Pedras está desde 1997 classificada como património arquitectónico de nível 1.


EXOTISMO E PRECONCEITO


Não muito longe dali, em São João do Estoril, ergue-se outra das mais singulares construções da linha de Cascais, conhecida como o ‘Castelinho’, e ao qual foram atribuídas outras tantas histórias de arrepiar.

José Castelo Branco terá tentado comprar a casa, mas desistiu depois de ter tido uma visão de uma menina à beira do precipício que quase impeliu o marchand a saltar. Também a família de Lili Caneças se interessou pela aquisição, mas desistiu depois de ouvir os boatos.

A figura do jet-set dá voz aos ditos populares: "Dizia-se que aparecia o fantasma de uma menina. A verdade é que a casa é lindíssima e hoje teria insistido para que a minha família a tivesse adquirido", garante.

Segundo a Câmara Municipal de Cascais, a fama de assombrada pode provir do contágio de um drama ocorrido numa moradia a 260 metros a poente, junto ao mar, onde um casal que aí morava ou, pelo menos, no Verão lá passava férias, perdeu uma filha cega que caiu das arribas.

Em memória à filha, ofereceram a moradia à Santa Casa da Misericórdia, que a usou como instituição de apoio a cegos até há cerca de 10 anos. Mas dos actuais habitantes do ‘Castelinho’ não há queixas de fantasmas nem assombrações.

O sociólogo e etnólogo Moisés Espírito Santo tem explicação para os boatos ligados ao sobrenatural que correm de boca em boca e acabam por ganhar proporções "enormes", mesmo que atentem contra todas as razões da lógica.

"A originalidade das construções, aliada ao exotismo das pessoas que nelas habitam, acabam por induzir este tipo de sentimento, que se aproveita do medo, dos preconceitos e do desconhecimento da realidade", justifica.

Opinião semelhante é partilhada pelo padre António Fontes, responsável pelo Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, ele próprio residente numa casa assombrada. "É tudo fruto do analfabetismo, do obscurantismo e da ignorância. Os espíritos não se manifestam nas casas. Da minha casa diziam o mesmo. Agora que a comprei e transformei num hotel, dizem que os fantasmas "foram-se embora porque o padre benzeu aquilo". Eu e os hóspedes nunca nos queixámos... pelo contrário, já demos boas gargalhadas à conta das histórias", conta o padre.


FANTASMAS NA INTERNET


Desengane-se também quem pensa que estes mitos são próprios de lugares pequenos. No centro de Lisboa, na rua Barata Salgueiro, há quem jure a pés juntos que bem ali no número 21, paredes-meias com o hotel Tivoli e a Cinemateca Portuguesa, há uma casa assombrada. Pelo menos é isso que se lê no fórum da internet Portugal Paranormal (www.portugalparanormal.com).

Com centenas de seguidores, abundam nas mensagens com referências a casas assombradas, de Norte a Sul do País.

Por lá encontram-se fotos do interior da casa da Barata Salgueiro – cujo interior foi alvo de umas das tais investigações dos membros do fórum – onde o autor até demonstra a sua assombrada tese com um clarão na imagem que justifica como sendo um orbe (espírito), além de referir "a diferença de temperaturas nos corredores" e os "ruídos estranhos".

Outro forista, que trabalha nas imediações, acrescenta os barulhos e a visão de vultos à noite, avistados do seu posto de trabalho.

Quem não quer ouvir nem falar de tal coisa é a Junta de Freguesia do Coração de Jesus, embora a sua tesoureira, Maria Alice Morgadinho – depois de uma gorda gargalhada –, lá acabe por confessar que "mesmo assombrado" não se importariam de ficar com o edifício para lá instalar o centro de saúde da zona, que "está em risco de fechar por falta de espaço".

O prédio, devoluto, pertence a uma entidade bancária e tem já delineado projecto de recuperação.


QUERIDOS FANTASMAS


Se a uns as histórias de casas assombradas provocam insónias, a outros os fantasmas fazem parte da família.

A escritora Ana Maria Magalhães não tem peias em lembrar que "as casas antigas da família estão povoadas de fantasmas".

Como aquela casa ali para os lados de Salvaterra de Magos, assombrada pelo velho avô Ramalho. "Reuníamo-nos lá muitas vezes e pelos vistos o avô Ramalho não gostava de noitadas, porque lá para as quatro da manhã as luzes começavam a apagar-se. Inicialmente pensava-se que seria uma qualquer falha de energia... até ao dia em que vimos o interruptor a mexer sozinho. Até houve quem quisesse saltar pela janela, apavorado", lembra a escritora com um sorriso.

Embora não goste de se alongar sobre o tema, também a actriz Maria do Céu Guerra recorda com ternura a infância vivida numa casa assombrada: "Já foi há muitos anos. Mas precisamente por ter sido uma experiência vivida na infância foi algo fantástico e que nada teve de aterrador. Mas fantasmas há por aí muitos, e até assombram certos ministérios...", remata com mais ironia do que mistério.


SINTRA: A VILA PREFERIDA DOS FANTASMAS


O peso histórico, a paisagem natural e até o clima melancólico tornam Sintra local para lendas e efabulações populares.

A lendas como a de Zaida, que aparece no meio da serra à noite tentando salvar o seu amor, ou da bela moura assassinada do Palácio Nacional de Sintra, juntam-se histórias de rituais de magia e maçonaria para adensar superstições.

Há alguns anos, o vídeo de um jovem aspirante a realizador tornou-se um dos mais vistos do YouTube por contar a história do ‘fantasma de Sintra’, com três adolescentes como protagonistas e ao jeito de ‘Blair Witch Project’.

Desde então, a estrada que liga a vila ao Convento dos Capuchos passou a meter medo ao susto, dizendo-se que há casas que desaparecem à frente dos mais atentos.

No Banzão (Colares), fala-se de uma casa assombrada, embora o presidente da Junta desconheça tal situação.

Rui Santos jura a pés juntos que "a existirem por ali fantasmas" só poderiam ser a condessa de Compa e o mouro Zeilão, aos quais a lenda atribui o nome do lugar.


NOTAS

SINTRA

Uma curta-metragem de um jovem realizador português alimentou os mitos sobre Sintra.

IGNORÂNCIA

Para o padre António Fontes, do Congresso de Vilar de Perdizes, "tudo é fruto da ignorância e obscurantismo".

FANTASMAS

Ana Maria Magalhães e Maria do Céu Guerra partilharam casas com fantasmas, com experiências "positivas" para contar.

FÓRUM

No site portugalparanormal.com multiplicam-se relatos de experiências em casas assombradas, um pouco por todo o País.



Fonte:
Correio da Manhã Via: ArquivosDoInsolito

Read More

Combustão humana espontânea

19:47 0
POR LARRY ARNOLD CONFORME CONVERSA COM JONATHAN SMITH, FOTO POR ROBERT MESLIN



Larry Arnold é autor de Ablaze! The Mysterious Fires of Spontaneous Human Combustion (Em Chamas! O Fogo Misterioso da Combustão Humana Espontânea) e o maior especialista do mundo no assunto.

Aqui ele nos explica por que é tão difícil provar a existência da combustão humana espontânea através da Ciência, e também nos apresenta suas teorias preferidas para suas possíveis causas.
A CHE (combustão humana espontânea) sempre foi, com o perdão do trocadilho, tema de debates acalorados. Normalmente, o corpo da vítima costuma ser quase que inteiramente reduzido a cinzas. A CHE é assustadora — desafia aquilo que os especialistas sabem sobre o efeito que o fogo tem no corpo humano. Em virtude disso, é mais fácil para os acadêmicos negar a existência de casos de CHE e invocar explicações mais convenientes, como a Teoria do Pavio Humano (de acordo com a qual a roupa da pessoa serve como pavio e a gordura do seu corpo como uma substância inflamável), ou simplesmente se recusar a aceitar toda e qualquer evidência. Como não consegui chegar a um único mecanismo aplicável às centenas de casos que já estudei, desenvolvi algumas teorias a respeito daquilo que acredito ser capaz de gerar uma CHE. Uma das minhas preferidas é a Teoria do Pyroton Subatômico, que se baseia na Física Quântica. Essa teoria afirma que existe uma partícula minúscula mas extremamente energizada — como um neutrino — que se movimenta em alta velocidade nos espaços entre os quarks que formam os átomos, que por sua vez compõem as moléculas do corpo humano. Em raras ocasiões, uma partícula entra em colisão com um quark e provoca uma reação em cadeia dentro do organismo. Esse evento, que apelidei de Efeito Hiroshima Interno, pode levar à CHE. Outra teoria diz respeito à kundalini — uma energia que flui pela coluna vertebral de todo ser humano. Apesar de muito estudada por médicos e místicos orientais, a kundalini é pouco conhecida no Ocidente. Trata-se de uma bioenergia poderosíssima que pode provocar picos de elevação da temperatura interna do corpo. Embora eu não possa afirmar quais são as causas para o desequilíbrio da kundalini, fatores como estresse e abalos emocionais parecem afetar seu equilíbrio. Algumas pessoas conseguem aprimorar o fluxo da kundalini através da meditação, enquanto outras já relataram o deslocamento espontâneo dessa energia pelo corpo. É possível associar a imagem do desequilíbrio de energia a uma espécie de bola de plasma que parece se formar na região abdominal. Estranhamente, tudo que fica anatomicamente além do raio dessa bola de energia costuma escapar da incineração. Pelo que pude observar, o raio dessa esfera tem normalmente entre 30 e 45 centímetros, o que significa que as extremidades das vítimas com frequência não queimam, ao passo que o tronco é reduzido a cinzas. A terceira teoria na qual estou trabalhando se chama Cartografia da Combustão. Fiz uma lista de diversas ocorrências de incêndios anormais que envolviam pessoas e propriedades no Reino Unido. Percebi que a maioria dos casos pode ser conectada por linhas retas. Algumas linhas atravessam cinco, seis, às vezes até dezenas de incêndios anômalos. Nossas descobertas são, de certa forma, similares à ideia das linhas ley, que se baseiam no suposto alinhamento de antigos monumentos e outros locais importantes que são tradicionalmente associados a mistérios relativos à energia terrestre. Acredito que a ligação entre esses eventos se deve a linhas de energia que fluem pelo planeta, e que uma energia geofísica ainda desconhecida, em determinadas circunstâncias, pode gerar a combustão espontânea de propriedades rurais, edifícios e pessoas. Embora eu esteja especulando constantemente o que pode provocar a manifestação desses padrões, ainda não tenho nada que possa ser levado a um laboratório e reproduzido em condições controladas. E é exatamente por isso que os especialistas e a comunidade científica ortodoxa nega a existência da combustão humana espontânea. Ela é realmente espontânea.



Fonte: Vice Magazine Via: ArquivosdoInsolito
Read More

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Criatura misteriosa é vista na Pensilvânia

22:08 1

Um novo caso de criatura estranha foi divulgado em 29 de março pelo escritor e investigador do paranormal Stan Gordon que entrevistou a testemunha de um incidente que ocorreu no condado de Butler, Pensilvânia, em 18 de março de 2011, entre Chicora e East Brady.

Gordon investigou o encontro em 21 de março. Chicora é uma área rural a aproximadamente 72 quilômetros a nordeste de Pittsburgh.

Stan Gordon é autor do recém-lançado livro Silent Invasion: The Pennsylvania UFO-Bigfoot Casebook - notas incríveis de casos, e os bastidores das investigações de centenas de relatos de OVNIs e aparições do Bigfoot que foram informados principalmente no sudoeste da Pensilvânia em 1973 e 1974.

O novo caso de Gordon é muito semelhante as histórias recebidas por toda a região da Pensilvânia durante muitas décadas - uma criatura incomum cruza uma estrada e, aparentemente, não está interessada no que acontece, ou no motorista que a observa.

Nas próprias palavras do pesquisador Stan Gordon - www.stangordon.info :

"Em 21 de março de 2011, fui procurado por uma testemunha que informou ter se encontrado com uma criatura muito estranha durante a madrugada de 18 de março de 2011.

O incidente ocorreu em uma estrada rural no Condado de Butler entre Chicora e East Brady. A testemunha, um homem de negócios que passava pela área, afirmou que "esta foi a coisa mais esquisita que já vi, e fez o meu cabelo arrepiar na nuca."

O homem me disse que estava dirigindo pela estrada quando ele observou a um quarto de milha algo no lado direito em uma área gramada. Primeiro pensou que era um cervo.

O motorista pisou no acelerador para chegar mais perto e obter uma visão melhor. A cerca de 45 metros de distância, ele observou algo abaixado, que se levantou.

O motorista então observou uma criatura muito alta e musculosa. Neste ponto, o motorista acendeu os faróis altos e viu a criatura andando na frente de um sinal de estrada amarelo refletivo, em seguida, ela atravessou as duas pistas em três passos longos e continuou em uma área arborizada.

O que ele viu foi uma figura humanóide, com pelo menos 2 metros de altura que tinha a pele parecida com um couro liso escuro ou marrom claro.

A criatura nunca olhou para a testemunha. A cabeça parecia ser reta na parte da frente, arredondando para trás. Na parte superior do crânio, era como um daqueles capacetes aerodinâmicos. Parecia ter uma proeminência na parte superior da cabeça.

O rosto era liso, e os olhos não estavam definidos claramente, mas o homem pensa que eles poderiam estar nos cantos. A orelha, observada no lado esquerdo, era longa e lisa, e ia para cima e para trás, como uma aba.

Os braços eram musculosos e um pouco maiores do que os de um ser humano. As mãos mais pareciam garras, mas o número de dedos não ficou claro. Uma das características físicas que mais se destacou foram as pernas fortes.

A testemunha afirmou que era difícil de explicar, mas as pernas não se moviam como as de um ser humano, e "parecia que dobravam para trás." A testemunha também viu o que pareciam ser asas em suas costas que estavam dobradas no corpo, com as pontas se estendendo em direção a cabeça.

Sons ou cheiros incomuns não foram percebidos durante a observação, que teve cerca de 7 ou 8 segundos. Quando o motorista se aproximou do local onde a criatura entrou no mato, ela já não podia mais ser vista.

No dia seguinte, a testemunha decidiu voltar para o local do encontro para procurar por qualquer evidência. As condições do solo não estavam apropriadas para pegadas, e nada foi encontrado.

A testemunha, no entanto, mediu a altura do sinal da estrada onde a criatura havia passado em frente. O sinal tinha pouco mais de 2 metros de altura, e a cabeça da criatura, foi estimado, teria atingido cerca de 4 polegadas acima do sinal".



Tradução: Carlos de Castro




Fonte: Examiner Via: ArquivosDoInsolito
Read More

Mistério: imagem em foto assusta família em Marília, SP

22:00 2


Mistério? Fenômeno? O que teria acontecido? Em Marília, uma família tirou uma foto com um celular. E a imagem que ficou registrada pelo aparelho até agora gera discussão.

O cozinheiro Luís Pereira Lima agora passa a maior parte do tempo sozinho em casa. A mulher e os filhos não querem mais ficar no local. Eles estão assustados desde que Lucas, de oito anos, tirou duas fotos da irmã mais nova utilizando um celular.

Uma figura que parece ser de uma mulher negra pode ser vista nas imagens. O problema é que Luís conta que não havia mais ninguém em casa naquele momento.

A família mora na casa de dois cômodos há nove meses. Ele lembra que desde o começo convive com coisas estranhas.

Para afastar a possibilidade de montagem, pedimos para um especialista em fotografia analisar a imagem. Fábio Burguês relata uma série de possibilidades para explicar o fenômeno, mas se impressiona com o que vê.

O Tem Notícias também recorreu a três representantes de igrejas em Marília. Todos eles analisaram a foto de maneira cuidadosa e explicam o caso de maneiras diferentes.


Fonte: Tem Mais Via: ArquivosDoInsolito
Read More

OVNIs são filmados voando sobre Fukushima

21:53 0

Vídeo de uma suposta frota de objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando a usina nuclear de Fukushima, no Japão.

No video você pode ver um grupo de luzes estranhas sobrevoando a zona do desastre, fazendo uma estranha formação em conjunto e, em seguida, se perdendo em um ponto brilhante no céu japonês.


Fonte: Sobrenatural.org

Read More

Poltergeist: Combustão espontânea em Botswana

21:41 0
A casa inteiramente destruída


Família devastada após
terceiro incêndio misterioso.

Uma família de onze pessoas está implorando por ajuda após uma série de misteriosos incêndios destruírem a sua casa.

O último de uma trilogia de incêndios devastadores ocorreu esta semana, quando um armário que restou, e a tenda da polícia em que se abrigavam, também ficou em chamas.

Os incêndios inexplicáveis ​​que atormentam a família numa aldeia do Distrito Sul de Goodhope desde janeiro, tem confundido a polícia, que investiga os incidentes.

"Estamos tão surpresos com isso quanto a infeliz família. O problema é que o fogo começa quando não há ninguém em casa", explicou o Comandante da Polícia de Goodhope, Thapelo Ngiye.

Sadi Victorious Kgasa de Ramarumola, juntamente com sua família, foi autorizada a dormir temporariamente no antigo centro de formação profissional da aldeia pelos líderes tribais.

"A instalação ainda tem camas antigas e é aí que eu durmo", explicou Kgasa de 53 anos.

Grande parte da propriedade da família, incluindo a casa principal, camas, cobertores, alimentos, roupas e móveis foram destruídos durante o incêndio de Janeiro.

A família tem uma casa de três cômodos nos fundos da casa principal que eles alugam, mas o inquilino lhes permitiu utilizar uma sala para dormir após o primeiro incidente. Então em março quando o fogo atacou novamente, destruiu o quarto completamente e o restante da propriedade.

"Mesmo as roupas e outros itens que recebemos de caridade, após o primeiro incêndio, foram destruídos. O mistério é que a sala não tem eletricidade, e nada estava aceso quando pegou fogo. Não havia ninguém em casa e o fogo irrompeu como da primeira vez, "acrescentou Kgasa.

Sadi Kgasa


A família estava sobrevivendo com doações de alimentos da família e dos amigos, mas isso também foi perdido no incêndio da última quarta-feira.

Como abundam suspeitas de que o incêndio tenha sido causado por uma maldição demoníaca, um líder da igreja pentecostal é esperado para visitar a família em uma missão de intervenção espiritual.

"Acreditar no que mais? Alguém ou alguma coisa, tem a intenção de nos fazer sofrer ", disse Kgasa.

Ela disse a equipe de repórteres do Voice que a visitou na segunda-feira: "Nós os chamamos aqui porque sabemos que as pessoas vão ler o jornal e nos ajudar. Precisamos desesperadamente reconstruir nossa casa, e precisamos também de roupas, por isso estamos pedindo aos bons samaritanos que nos ajudem, por favor. "



Tradução: Carlos de Castro




Fonte: The Voice
Via: ArquivosDoInsolito
Read More

Post Top Ad